Os tokens não fungíveis (NFTs) são a tendência mais quente dos últimos meses. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre eles.
Com a criação do Bitcoin em 2009, Satoshi Nakamoto provavelmente nunca teria imaginado que o mundo compraria CryptoKitties digitais colecionáveis, Punks, Hashmasks, músicas de celebridades e assim por diante.
No entanto, todos os itens acima fizeram uso de um padrão Ethereum totalmente novo para identificar ativos únicos em seu blockchain – o ERC-721, mais conhecido como a solução para a criação e transferência de tokens não fungíveis.
O que é um token não fungível (NFT)?
Podemos descrever um NFT como um token criptográfico que define um ativo de forma única. Ele pode representar tanto um ativo digital como uma imagem, mas também pode rastrear ativos do mundo real, como uma casa ou um carro, ou uma música, por exemplo. Como você pode definir ativos de forma exclusiva, isso significa que você também pode comprovar a propriedade sobre esses ativos e, além disso, comprovar sua autenticidade.
Você pode estar se perguntando por que precisamos de tokens não fungíveis para rastrear ativos de maneira exclusiva? O problema com os tokens regulares criados usando o padrão ERC-20 é que eles são divisíveis e podem ser trocados.
Não queremos esta propriedade para rastrear ativos exclusivos. Isso significaria que você pode dividir sua imagem digital ou carro físico em diferentes tokens e distribuí-los. Isso iria contra todo o propósito dos tokens não fungíveis, já que você quer que apenas um deles aponte para um único ativo. Além disso, se pudermos fazer cópias de tokens, torna-se impossível defini-los de forma única.
Por esse motivo, os tokens não fungíveis resolvem o problema da intercambialidade. Um token ERC-20 normal pode ser trocado por qualquer outro token ERC20. Novamente, o ERC-721 aborda exatamente essa propriedade. Portanto, cada token NFT rastreia um ativo diferente e não pode ser trocado por outro ativo.
Para lhe dar uma melhor compreensão, vamos dar uma olhada em um exemplo de fungibilidade. A propriedade de fungibilidade é mais importante para moedas digitais como o Bitcoin. Isso permite que as pessoas negociem livremente Bitcoins entre si, não importa qual Bitcoin você possui.
No entanto, quando aplicamos a fungibilidade aos ativos digitais, isso significaria que os utilizadores podem negociá-los livremente e não podemos provar a propriedade do ativo, uma vez que podemos trocá-los por qualquer outro ativo. Isso é um problema se quisermos identificar ativos de forma única. Por esse motivo, foram criados tokens não fungíveis.
Quais são as características dos tokens não fungíveis?
Portanto, já discutimos a importância da não fungibilidade para NFTs. Vamos dar uma olhada nas três propriedades a seguir que tornam os NFTs tão desejados – exclusividade, raridade e indivisibilidade.
Singularidade
Já discutimos a importância da exclusividade. Os NFTs permitem que você defina um ativo de maneira exclusiva, fornecendo metadados que descrevem o ativo e o diferenciam de outros ativos.
Por exemplo, um projeto como o Decentraland vende terrenos virtuais. Para definir exclusivamente cada pedaço de terreno, os metadados consistem em coordenadas virtuais e nas propriedades do terreno, como a percentagem de terreno coberto por relva ou quais os edifícios que possui.
Raridade
A raridade, também conhecida como escassez, é um elemento que torna os NFTs populares. Com um ERC20 tradicional, os desenvolvedores de tokens podem definir livremente os limites do token. Digamos que você queira um suprimento de 1.000.000 de tokens? Sim, isso é possível. Você quer mais fichas? Basta aumentar o fornecimento total dentro do seu contrato inteligente (algoritmos diferentes impõem regras diferentes sobre essa possibilidade ou a proíbem totalmente).
Com os NFTs, não é possível criar novos ativos infinitamente. A Rarity garante que cada ativo só possa ser definido uma vez na blockchain, o que torna os NFTs tão desejados entre os colecionadores.
Outra pessoa não pode registrar o mesmo ativo pela segunda vez, o que torna os ativos raros. Em outras palavras, a raridade dá valor aos NFTs, desde que as pessoas queiram gastar dinheiro com eles. Voltando ao exemplo do Decentraland, você pode realmente possuir um terreno em um jogo e negociá-lo como se fosse um terreno real.
Indivisibilidade
Por último, você não pode dividir NFTs. Por exemplo, você pode possuir um bitcoin completo. No entanto, se você não tiver dinheiro suficiente para comprar um bitcoin completo, poderá dividir um bitcoin em valores menores e comprar 1/10 de um bitcoin. As unidades denominadas de bitcoin são conhecidas como satoshis.
Para expandir este exemplo, você não deseja permitir que os usuários comprem 10% de uma passagem de trem. Em outras palavras, se o Bitcoin tivesse características não fungíveis, você só conseguiria comprar um bitcoin completo.
Como funcionam os Tokens Não Fungíveis?
Conforme mencionado anteriormente, Ethereum introduziu o padrão ERC-721 que permite aos desenvolvedores definir ativos exclusivos. Foi finalizado em 24 de janeiro de 2018 e define as funções dos contratos Ethereum para cumpri-lo. No entanto, o contrato de metadados ERC721 é muito mais interessante para nós, pois a verdadeira magia acontece aqui.
Podemos fornecer um nome e um símbolo para o NFT que queremos definir. Além disso, temos que fornecer um URI que aponte para um arquivo JSON que descreva as propriedades exclusivas do NFT. Um arquivo JSON é outra forma de notação de dados onde rastreamos propriedades como nome, descrição e URL da imagem para definir melhor o NFT.
Por que precisamos de tokens não fungíveis?
Os NFTs são muito convenientes para as economias digitais. A indústria do jogo, por exemplo, é o lar de muitas microeconomias. Basta dar uma olhada em jogos como CS:GO, League of Legends ou Fortnite: Battle Royale. Cada um desses jogos hospeda uma economia de ativos no jogo que podem ser negociados entre os jogadores. Os jogadores geralmente recebem recursos do jogo ao vencer um jogo, como skins para seu avatar ou adesivos para suas armas.
Aqui, os jogadores estão dispostos a pagar para receber uma linda skin para aprimorar sua experiência de jogo. No entanto, os jogadores não possuem verdadeiramente esses ativos e, muitas vezes, o jogo ainda pode controlar o preço dos ativos do jogo ou fazer modificações em uma skin específica, o que pode fazer com que seu preço caia drasticamente. Isso já aconteceu no passado com skins CSGO.
Para evitar isso:
“Os NFTs são um excelente caso de uso para economias de jogos, pois os ativos digitais não podem ser alterados, a escassez pode ser controlada e os jogadores podem negociar esses ativos digitais.”
Isto abriria até a possibilidade de criar economias entre jogos, onde uma arma ou skin de avatar pudesse ser usada em diferentes jogos.
Além disso, o movimento de identidade descentralizada também se beneficia dos NFTs, pois você pode vincular propriedades físicas, como sua casa ou carro, à sua identidade descentralizada, tornando-se uma verdadeira prova de propriedade onde você pode transferir ativos sem confiança em um mercado global.
Para resumir, aqui está uma lista de possíveis representações para NFTs:
- Colecionáveis
- Arte: tanto física quanto digital
- Itens do jogo, como skins ou adesivos
- Itens em um mundo virtual, como um terreno
- Ativos do mundo real, como carros ou casas
- Propriedades relacionadas à identidade, como certificações ou histórico médico.
A seguir, vamos listar cinco projetos populares que usam NFTs.
Quais projetos estão usando NFTs ativamente?
Muitos projetos introduziram NFTs. Vamos dar uma olhada em alguns dos projetos mais importantes que fazem uso dessa tecnologia.
CriptoKitties
É impossível não falar sobre CryptoKitties , pois este foi o primeiro caso de uso de NFTs a atingir a grande mídia. Seu conceito está intimamente ligado ao do Pokémon Go. Em vez de coletar Pokémons com características únicas, você pode coletar gatos criptográficos digitais que vêm com determinadas características. Através da criação de gatos, você pode criar novos gatos e assim descobrir novas características.
Descentraland
A seguir, Decentraland é um mundo de realidade virtual no qual você pode possuir um terreno virtual. O jogo permite que você desenvolva ainda mais seu terreno ou construa coisas em cima dele. Todos esses detalhes são armazenados nos metadados do seu NFT. Mais importante ainda, o jogo permite que você troque terrenos virtuais com outros jogadores para que você possa criar grandes comunidades virtuais.
Melhores arremessos da NBA
NBA Top Shots é sem dúvida uma das plataformas mais populares para NFTs, construída no blockchain FLOW.
É um conceito novo onde diferentes momentos de vários jogos da NBA são capturados e depois transformados em NFTs. Existem vários tokens com raridades diferentes.
Por exemplo, alguns momentos são cunhados apenas em alguns NFTs, enquanto outros – em milhares. É por isso que o valor de alguns está disparando à medida que os investidores inundam o mercado para possuí-los.
O mais interessante é que a plataforma cresceu rapidamente e se tornou uma das mais badaladas, e cada lançamento de pacote recebe milhares de pessoas na lista de espera, ansiosas para participar.
Mercado OpenSea para NFTs
Por fim, vale citar o marketplace OpenSea , que permite leiloar qualquer NFT na plataforma. OpenSea atua como um mercado descentralizado onde a negociação ocorre por meio de um contrato inteligente. Ele permite que você negocie mais de 200 tipos de NFTs, incluindo CryptoKitties, arte SuperRare, cartões Gods Unchained e até nomes de domínio Ethereum.
Como comprar NFTs?
Agora que você sabe o que são NFTs, vamos ver como você pode comprá-los. Em primeiro lugar, existem alguns mercados muito populares que estão crescendo com volume de NFTs. Um deles é o OpenSea e o outro é o Rarible.
Vamos dar uma olhada em como comprar um NFT no OpenSea. Para usar ambos, você precisa conectar uma carteira compatível com ERC-721, como MetaMask.
É assim que se parece a seção de navegação da plataforma. Como você pode ver, no lado esquerdo você encontra diversas coleções que costumam ser as que mais estão em alta.
Abaixo de cada NFT, você pode ver quanto tempo falta para o leilão ser concluído. Para este exemplo, estamos clicando no primeiro NFT disponível – o do Wrapped MoonCat.
Esta é a aparência da página específica de compra de NFT. Você tem todas as informações necessárias à sua frente. Isso inclui o histórico de preços (se houver algum dado comercial), o criador, uma descrição do NFT, bem como as ofertas atuais abaixo. A partir daqui, existem duas opções.
Primeiro, você pode comprar o NFT diretamente pelo preço de listagem. Neste caso, são 0,9999 ETH. Se quiser participar do leilão, porém, você precisa “fazer uma oferta” usando o botão abaixo. Se sua oferta for aceita, sua conta será debitada e você receberá o NFT em troca do ETH.
NFTs e muito mais
Então, como os NFTs conseguiram receber valor? É o mesmo que perguntar porque é que uma determinada pintura está avaliada em 1.000 euros. Por que você pagaria US$ 1.000 por uma pintura física que pode muito bem ser falsificada, assim como você pode possuir uma pintura digital da qual você sabe que é o único proprietário e pode provar sua autenticidade?
No final das contas, o valor de um NFT depende de quanto dinheiro alguém está disposto a pagar por ele, assim como acontece com qualquer item colecionável. O valor não é inerente ao objeto em si, mas sim atribuído por pessoas que o consideram valioso. Em essência, valor é uma crença compartilhada.
Também é interessante notar que o valor de alguns NFTs em particular explodiu totalmente. Por exemplo, o NFT “The First 5,000 Days” de Beeple foi vendido por impressionantes US$ 69 milhões.
Concluindo, os NFTs ganharam muita popularidade e exposição nos últimos anos, pois atuam como prova de propriedade e autenticidade de itens digitais e físicos. Além disso, os NFTs permitem que os usuários transfiram propriedade sem confiança, eliminando fraudes.
Para compra e venda de Criptomoedas de forma rápida e segura, conheça a exchange Bingx.
Proteja Seus Ativos