A comunidade de tokens ficou em pé de guerra no fim de semana passado depois que outro grande ataque atingiu o ecossistema DeFi. O Curve Finance foi explorado graças a uma falha na linguagem de programação Vyper, e os hackers fugiram com cerca de US$ 50 milhões.
William Ou, CEO da token.com, comenta que ataques DeFi multimilionários são bem comuns, mas que este foi significativo, pois o Curve é visto como um dos pilares do ecossistema. Então se o Curve pode ser atingido, o que isso diz sobre a segurança do DeFi?
Ataque de curva causa colapso de DeFi
Como acontece com muitos grandes hacks de DeFi, esse incidente causou estragos em todo o ecossistema. O token CRV da Curve despencou, gerando temores de que os protocolos de empréstimo pudessem ser agrupados com dívidas inadimplentes. Algumas stablecoins perderam temporariamente seus pinos. Alguns usuários obtiveram bons lucros com a arbitragem do preço do CRV, bem como altas recompensas de bloqueio pagas por bots que procuram atacar ataques pendentes. Muitos o descreveram como um “dia sombrio” para o DeFi.
“Projetos de token como Bitcoin e Ethereum são vistos como arriscados, mas DeFi é ainda mais arriscado.” Afirmou o CEO.
William comenta que acima de tudo, este caso expõe os riscos do DeFi. Este é um espaço experimental onde as coisas podem dar errado. Infelizmente, o DeFi ainda não é seguro para usuários comuns. O espaço de token mais amplo é jovem e o DeFi ainda está em seus estágios iniciais. Muitas pessoas consideram projetos de token mais estabelecidos, como Bitcoin e Ethereum, arriscados, mas o DeFi é um território ainda mais arriscado. Essa é uma consideração importante a ser feita ao explorar a economia de tokens.
Como o ataque da Curve Finance mostra a fragilidade do ecossistema DeFi?
O Curve é um grande DEX, então o ataque recente levantou algumas questões sobre segurança e confiabilidade dos produtos DeFi.
“Acredito que tenha mostrado alguma fragilidade, mas também praticamente todos que operam cripto (e bem informados o suficiente) sabem que isso pode acontecer em algum momento. Os hackers invadiram os pools estáveis ??do DEX que usavam o Vyper 0.2.15. Devido a uma vulnerabilidade encontrada nesta versão.” Afirmou María Carola, diretora executiva de StealthEX.
Ela ainda diz, que contratos não são confiáveis ??nesse sentido, um bug perdido, vulnerabilidade ou erro no código pode potencialmente levar a consequências, e destaca que os protocolos DeFi foram atacados inúmeras vezes.
“Desse ponto de vista, as DEXs que operam com contratos inteligentes ainda têm um longo caminho a percorrer.” Disse a diretora.
Um futuro brilhante?
William ainda ressalta que está extremamente confiante no futuro do DeFi. Ele acredita que o financiamento descentralizado oferece muitas melhorias em relação ao sistema atual e pode criar uma alternativa mais aberta que beneficie milhões de pessoas. Mas acha que vai ser uma longa jornada.
“Estou extremamente confiante no futuro do DeFi, mas será uma longa jornada.” Comenta William.
Embora o DeFi ainda esteja engatinhando, William acredita que o mundo precisa de soluções acessíveis, para aprender sobre ele.
“No futuro, tenho esperança de um mundo onde o DeFi seja mais seguro e qualquer um possa usá-lo.” Finaliza o CEO.
Leia também:
Desafios do mercado cripto no 1T23 e o que esperar para o 2T23 diante disso?
Supermercados e mercados representam maior parte das despesas de brasileiros com o Binance Card