Close Menu
    Assinantes
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud Telegram RSS
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    • Bitcoin
    • Análise
    • Economia
    • Altcoins
    • Blockchain
    • Destaques
      • El Salvador
      • Bitcombão
      • Documentários
    • Loja
    Assinantes
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    Início » Prejuízo com ataques cibernéticos pode chegar a USD$10,5 trilhões até 2025
    Tecnologia

    Prejuízo com ataques cibernéticos pode chegar a USD$10,5 trilhões até 2025

    Ana Carolina BarbiBy Ana Carolina Barbi18/11/2023Updated:18/12/2023Nenhum comentário5 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Email WhatsApp
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link

    Segundo dados do relatório da Cybersecurity Ventures, no Brasil, em 2022, ocorreram 33 milhões de tentativas de ataques de ransomware, evidenciando os enormes riscos associados à segurança cibernética e à necessidade de aprimorar as medidas de prevenção. O cibercrime custará para as empresas de todo o mundo US$ 10,5 trilhões, anualmente, até 2025. Isso, sem falar nas vulnerabilidades que a IoT (Internet das Coisas) está abrindo, com a conexão de aparelhos domésticos à internet. Segundo relatório da IoT Analytics, o número desses dispositivos na web será de 30 bilhões até 2025.

    Ainda de acordo com o estudo, a frequência de ataques cibernéticos contra empresas aumentou significativamente nos últimos anos. Enquanto anteriormente ocorria um ataque a cada 40 segundos, conforme registrado no ano passado, esse intervalo foi reduzido para apenas 11 segundos em 2023. Uma empresa que leva um mês para detectar uma violação de dados cibernéticos está sujeita a perdas financeiras significativas, muitas vezes na casa dos milhões. Isso destaca a importância e a urgência  da cibersegurança, em que o tempo é verdadeiramente equivalente a dinheiro. 

    Em meio a esse cenário, Marcos Oliveira, Country Manager da Palo Alto Networks no Brasil, ressalta que a rapidez com que os invasores extraem dados e a demora das empresas em conter incidentes de segurança tornam evidente a ineficácia das soluções de segurança convencionais. 

    “O relatório de Ameaças à Nuvem da Unit 42, unidade de pesquisa da Palo Alto Networks, aponta que equipes de TI demoram em média 145 horas para resolver alertas, com 60% das organizações levando mais de quatro dias. 90% não conseguem lidar com ameaças cibernéticas em uma hora, e 75% têm dificuldades em escolher ferramentas de segurança. Com o emprego de algoritmos avançados, aliado aos contínuos avanços em inteligência artificial (IA) e machine learning, é possível a detecção proativa de atividades suspeitas reduzindo o tempo de resposta a uma invasão, que, com essa abordagem, pode cair para apenas algumas horas”, afirma Marcos.

    IA diminui o tempo de exposição

    A crescente velocidade das atividades dos cibercriminosos torna praticamente inviável abordar as ameaças cibernéticas por meio de métodos tradicionais manuais. Isso é agravado pelos novos requisitos regulatórios, como o da SEC (Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio) nos Estados Unidos, que exige que empresas públicas relatem incidentes de cibersegurança relevantes no prazo de quatro dias após sua descoberta, e o da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no Brasil, órgão responsável por supervisionar, regulamentar e disciplinar o mercado de valores mobiliários no país.

    Diante dos desafios atuais, é essencial adotar tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e machine learning, para fortalecer as defesas cibernéticas e mitigar riscos de ameaças. Essa transição para uma abordagem mais tecnologicamente orientada não apenas se alinha com as demandas do ambiente digital contemporâneo, mas também oferece uma resposta mais ágil e eficaz diante da sofisticação crescente das ameaças.

    Para abordar esse desafio em constante evolução, a Palo Alto Networks, lançou a versão 2.0 do XSIAM, uma atualização da sua plataforma de operações de segurança baseada em IA, conhecida como Cortex XSIAM. Essa nova versão apresenta um framework “Traga seu Próprio Aprendizado de Máquina” (BYOML – Bring your Own Machine Learning, em inglês) para aprimorar a eficiência do Centro de Operações de Segurança (SOC). 

    A ferramenta oferece recursos, como visibilidade abrangente permitindo que as organizações melhorem o monitoramento de segurança e a identificação de incidentes. Além disso, a plataforma prioriza a automação, para que combatam ameaças com maior velocidade, precisão e flexibilidade, automatizando tarefas e aprendendo com ações de analistas para aprimorar a resolução automática de incidentes futuros.

    Empresas que já utilizam a versão 2.0 do XSIAM no dia a dia observaram melhorias significativas na resposta para ataques cibernéticos. No setor de serviços, uma das empresas conseguiu reduzir o tempo médio de resolução de incidentes de segurança, passando de dias para apenas minutos após a implementação da plataforma. No ramo petrolífero e de gás, foi observada uma redução em 75% dos incidentes que exigem investigação.

    Para Paul Alexander, Diretor de Operações de TI do Imagination Technologies Group, a sobrecarga de informações é um dos principais problemas que enfrentam.

    “O crescimento dos negócios é ótimo, mas significa que temos mais operações comerciais para gerenciar e, enquanto isso, os atores da ameaça estão ficando mais sofisticados. O XSIAM está ajudando porque efetivamente nos permite ir direto ao ponto incidentes reais e sérios nos quais precisamos nos concentrar e não estamos perdendo tempo com dados que não precisam de nossa atenção”, afirmou o diretor.

    De acordo com Oliveira, a melhor solução para otimização da cibersegurança é que organizações tenham uma única plataforma para otimizar operações de segurança.

    “O XSIAM 2.0 integra várias capacidades de um Centro de Operações de Segurança (SOC), como XDR, SOAR e SIEM. e tem a capacidade de coletar, conectar e normalizar continuamente dados brutos por meio de uma abordagem unificada”, reforça o executivo. 

    Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

    Leia também:

    Avançando na educação por meio de soluções inovadoras de IA

    Liberando o poder da IA na segurança cibernética

    Analista cripto diz que se prepare para um aumento de preço de XRP de 1300% para US$ 8, se isso acontecer…

    Siga-nos no Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Copy Link
    Ana Carolina Barbi

      Redatora de Notícias do mercado de criptomoedas e da economia descentralizada.

      Posts Relacionados

      Tecnologia Bitcoin Block26/05/20254 Mins Read

      KPMG lista 3 etapas da jornada rumo à Inteligência Artificial nas empresas

      26/05/2025
      Tecnologia Bitcoin Block25/05/20255 Mins Read

      Lançamentos e adaptações do Pix: como tem sido a experiência do consumidor com as novas regras e funcionalidades?

      25/05/2025
      Tecnologia Bitcoin Block23/05/20254 Mins Read

      BE, A Moradia do Futuro, tokeniza lojas e desburocratiza o investimento em imóveis

      23/05/2025
      Add A Comment
      Leave A Reply Cancel Reply

      Pesquisar:
      Impressa

      Integridade ESG divulga pesquisa com as empresas líderes em inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) 

      26/05/2025

      Bitybank distribui 10 mil reais em pizza no Bitcoin Pizza Day

      22/05/2025

      Nova Sondagem Industrial da CNI / Indústrias / Sugestão

      21/05/2025

      MB | Mercado Bitcoin celebra Pizza Day com distribuição de pizzas em São Paulo

      20/05/2025

      Braza Bank entra para a 5° posição no Bacen

      15/05/2025

      Amazon avalia investir em Goiás após conhecer política estadual de IA

      15/05/2025

      Bitybank participa de painel sobre cripto no Web Summit Rio

      30/04/2025

      Newsletter

      Cadastre-se em nossa Newsletter e receba nossas novidades em primeira mão diretamente em seu E-mail

      Cadastrar
      Debate Descentralizado

      Vamos Tokenizar a Economia! – Startup Brasileira e as Regras do Mercado Financeiro

      30/10/2024

      Paulo Kogos discute a situação política e econômica do Brasil e a ameaça da moeda digital estatal

      13/08/2024

      Coinbase e os planos no Brasil: Entrevista com Fábio Plein

      26/07/2024

      Marcos Eduardo analisa a Economia, Política e o Papel do Bitcoin no Brasil

      24/04/2024

      O papel das stablecoins e o futuro do mercado cripto

      09/02/2024
      Tags
      Altcoins Análise Banco central Bitcoin Blockchain CEX Contratos Inteligentes Criptomoedas DAO dApps DeFi DEX Drex Economia ETFs Eventos Exchange Finanças FinTech Games Halving Inovação Inteligência Artificial Internet Investimentos Memecoin Mercado Financeiro Metaverso Mineração NFT PIX Política Privacidade Proof of Stake Proof of Work SEC Segurança Stablecoins Tecnologia Tokenização Tokens Web3
      Diário de Bordo

      Diário de Bordo 01 | El Salvador

      18/04/2023

      Diário de Bordo 0

      20/01/2023
      Facebook X (Twitter) Instagram TikTok Twitch YouTube LinkedIn Telegram
      • Developed By DFK Digital Solutions

      A LIBERDADE É SUA, A DECISÃO TAMBÉM

      Politicas de Privacidade

      • contato@bitcoinblock.com.br

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.