Close Menu
    Assinantes
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud Telegram RSS
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    • Bitcoin
    • Análise
    • Economia
    • Altcoins
    • Blockchain
    • Destaques
      • El Salvador
      • Bitcombão
      • Documentários
    • Loja
    Assinantes
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    Início » ETFs Bitcoin podem realmente ser bons para o meio ambiente
    Bitcoin

    ETFs Bitcoin podem realmente ser bons para o meio ambiente

    Bitcoin BlockBy Bitcoin Block05/02/2024Nenhum comentário7 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Email WhatsApp
    etf-bitcoin-block-cripto
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link

    A busca por um fundo negociado em bolsa de bitcoin listado nos EUA é quase tão antiga quanto a própria classe de ativos. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA rejeitou dezenas de pedidos na última década. 

    Mas com esses ETFs recentemente aprovados, toda uma nova classe de investidores passivos e ativos está exposta ao bitcoin pela primeira vez – e alguns deles podem perguntar: os ETFs de bitcoin irão prejudicar ou ajudar o meio ambiente?

    Acredito que, em última análise, esta nova onda de adoção do bitcoin poderia ser uma adição incrível para forjar um futuro de energia limpa.

    À medida que os ETFs de bitcoin à vista forem lançados nos EUA, haverá fluxos massivos de capital para bitcoin, tanto de investidores profissionais quanto de varejo. Esta é uma oportunidade para alinhar estes investimentos com os nossos objetivos climáticos e de energia limpa. A injeção de recursos no mercado de bitcoin pode servir como força motriz para o desenvolvimento sustentável, especificamente no setor de energia limpa. 

    Agora que a SEC aprovou esses ETFs, podemos definitivamente esperar ataques de grupos como o Greenpeace EUA e de legisladores como a senadora Elizabeth Warren, que historicamente se opuseram à adoção do bitcoin. Ao me preparar para essas críticas, encorajo os touros do bitcoin a educar os pessimistas e os céticos sobre os equívocos em torno do bitcoin de uma forma imparcial. 

    Ao avaliar qualquer tecnologia, devemos ser honestos tanto sobre os seus benefícios como sobre os seus riscos potenciais. O Bitcoin é um consumidor significativo e crescente de energia, assim como outras formas de computação, como a inteligência artificial. 

    Mas precisamos de reconhecer que a relação entre a mineração de bitcoins e a rede energética não é tão simples – casar a maior rede de dinheiro digital com a máquina mais complexa alguma vez construída não acontecerá da noite para o dia. Enquanto alguns vêem beleza num sistema monetário descentralizado e sem permissão, outros podem ver algo diferente. 

    O Greenpeace, em particular, tem manifestado seu desejo de mudar o código subjacente do Bitcoin, como visto em sua campanha “ Mude o Código, Não o Clima ”. Embora pressionar as instituições financeiras para alterar o código do Bitcoin não seja tecnicamente viável, há uma oportunidade para essas instituições incentivarem diretamente os mineradores de bitcoin a utilizarem fontes de energia limpa e adotarem práticas sustentáveis — em vez de tentarem alterar a tecnologia central do próprio Bitcoin. 

    Esta colaboração entre instituições financeiras e mineiros poderia ser uma abordagem mais pragmática e impactante para abordar as preocupações ambientais associadas ao bitcoin.

    Contrariamente à crença popular, os mineiros de bitcoin podem desempenhar um papel significativo no apoio à integração de fontes de energia renováveis na rede, proporcionando uma procura estável de energia que pode ser facilmente ajustada com base na disponibilidade. Embora a mineração de bitcoin seja frequentemente criticada pelo seu consumo de energia, de uma perspectiva puramente tecnológica, é simplesmente uma bateria de valor para energia que é flexível, independente de localização e interrompível. 

    E embora algumas soluções de tecnologia energética existentes, como as baterias, possam ser parte da resposta para reduzir a nossa pegada global, nenhuma outra carga de energia tem estas três características importantes na medida em que a mineração de bitcoin tem. A AIE conclui que este tipo de capacidade, também conhecida como “Resposta à Procura”, exigirá um aumento de dez vezes até 2030 se o mundo quiser alcançar um sistema energético líquido zero até 2050, devido ao crescimento esperado da energia renovável intermitente. Até o Gabinete de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca reconhece que a mineração de bitcoin pode ser utilizada para mitigar as emissões de metano , um desafio fundamental na luta contra as alterações climáticas. 

    Sendo a primeira mercadoria digital e energética do mundo, a pegada ambiental da bitcoin é simples de calcular e é esmagadoramente influenciada por uma única escolha – que energia utilizar no processo de mineração. 

    Em vez de tentarem desesperadamente convencer os investidores institucionais a “mudar o código do Bitcoin”, a preferência existente das instituições por práticas sustentáveis pode promover uma solução baseada no mercado para levar o bitcoin à positividade climática. 

    Os investidores e emissores de ETFs de Bitcoin poderiam tornar conhecidas suas preferências por meio de instrumentos baseados no mercado que preservam a fungibilidade inerente ao bitcoin, mas permitem que os investidores recompensem as empresas de mineração de bitcoin que compram voluntariamente energia limpa sem a necessidade de intervenção política. Ao criar uma classe de commodities separada que representa a mineração sustentável de bitcoin (ou é derivada dos dados de energia limpa da rede Bitcoin), os investidores podem encorajar os mineradores a usar energia limpa e tornar suas preferências conhecidas através do mercado, sem dizer que qualquer bitcoin é “ verde” ou não.

    Desta forma, os investidores institucionais – historicamente lentos na adopção do bitcoin devido a preocupações em torno do risco ambiental – podem defender a sustentabilidade promovendo práticas baseadas em dados, especialmente numa altura em que reguladores como a SEC e a FTC estão a considerar reprimir as alegações de marketing verde. 

    Na busca por investimentos conscientes do clima, a integração de elementos ambientalmente responsáveis nos ETFs de bitcoin apresenta uma oportunidade transformadora diferente de qualquer outro ativo, dada a relação única do bitcoin com a energia. 

    Ao incorporar incentivos para que os mineradores de bitcoin adotem fontes de energia limpa verificadas, esses ETFs poderiam desempenhar um papel fundamental na aceleração da transição para energia limpa. A inclusão de tais incentivos ambientais nos ETFs bitcoin regulamentados oferece um ponto de venda único, abrindo o ativo bitcoin até mais de 30 biliões de dólares regidos por estruturas de investimento climático, enquanto se prepara para os próximos regulamentos de divulgação climática. À medida que a rede Bitcoin se expande, a entrada de capital destes ETFs alinhados com o ambiente poderia financiar continuamente mais iniciativas de energias renováveis, promovendo um ciclo virtuoso de gestão ambiental e crescimento financeiro.

    A aprovação de ETFs de bitcoin à vista nos EUA revela um novo capítulo potencialmente promissor nas finanças sustentáveis. Imagine um sistema financeiro onde o seu dinheiro não é apenas um meio de troca ou reserva de valor, mas incentiva diretamente uma transição energética equitativa, trazendo acesso à eletricidade a locais como o Malawi ou mitigando as emissões de metano aqui nos EUA. 

    Esta onda de adoção do bitcoin trará desafios e oportunidades, mas ao promover a transparência, a colaboração e incentivar as melhores práticas, a adoção institucional do bitcoin pode ser uma força para o bem na transição contínua para energia limpa.

    Isenção de responsabilidade:  As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

    Leia também:

    BITCONF 2024: A conferência brasileira sobre Bitcoin, Blockchain e Criptoativos

    Cuidado com os golpes do AI Crypto Trading Bot, alerta CFTC

    2024 vê a queda semanal mais acentuada nas vendas de NFT, 5 grandes blockchains registram perdas de dois dígitos

    Fonte

    Bitcoin Blockchain Criptomoedas Economia Tecnologia Web3
    Siga-nos no Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Copy Link
    Bitcoin Block
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram
    • LinkedIn

    Equipe Central de Notícias Blockchain

    Posts Relacionados

    Altcoins Bitcoin Block08/05/20253 Mins Read

    CVM aprova lançamento dos contratos Futuros de Ethereum e Solana pela B3 e redução do Futuro de Bitcoin

    08/05/2025
    Altcoins Bitcoin Block08/05/20253 Mins Read

    Crescimento do BTC, movimento de reacumulação do ETH e destaque para EOS

    08/05/2025
    FinTech Bitcoin Block08/05/20253 Mins Read

    Coinsamba disponibiliza no mercado comparador de corretoras, criador de tokens e ferramentas Web3

    08/05/2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Pesquisar:
    Impressa

    Bitybank participa de painel sobre cripto no Web Summit Rio

    30/04/2025

    Vultisig Anuncia Parceria Estratégica com Kraken e Atualiza Airdrop do $VULT

    04/04/2025

    Como transformar Real em USDT via PiX na Plataforma da Bitfinex 

    12/03/2025

    Reform Faz Parceria com a Bit2Me para Transformar a Formação de Mercado nos Mercados Espanhol e Português

    21/02/2025

    Brasil foi grande destaque no Plan B, em El Salvador

    15/02/2025

    SmartPay anuncia parceria com a Chainalysis para 2025

    15/01/2025

    Batman das Criptomoedas: Cripto BRO Transforma Educação na África

    14/01/2025

    Newsletter

    Cadastre-se em nossa Newsletter e receba nossas novidades em primeira mão diretamente em seu E-mail

    Cadastrar
    Debate Descentralizado

    Vamos Tokenizar a Economia! – Startup Brasileira e as Regras do Mercado Financeiro

    30/10/2024

    Paulo Kogos discute a situação política e econômica do Brasil e a ameaça da moeda digital estatal

    13/08/2024

    Coinbase e os planos no Brasil: Entrevista com Fábio Plein

    26/07/2024

    Marcos Eduardo analisa a Economia, Política e o Papel do Bitcoin no Brasil

    24/04/2024

    O papel das stablecoins e o futuro do mercado cripto

    09/02/2024
    Tags
    Altcoins Análise Banco central Bitcoin Blockchain CEX Contratos Inteligentes Criptomoedas DAO dApps DeFi DEX Drex Economia ETFs Eventos Exchange Finanças FinTech Games Halving Inovação Inteligência Artificial Internet Investimentos Memecoin Mercado Financeiro Metaverso Mineração NFT PIX Política Privacidade Proof of Stake Proof of Work SEC Segurança Stablecoins Tecnologia Tokenização Tokens Web3
    Diário de Bordo

    Diário de Bordo 01 | El Salvador

    18/04/2023

    Diário de Bordo 0

    20/01/2023
    Facebook X (Twitter) Instagram TikTok Twitch YouTube LinkedIn Telegram
    • Developed By DFK Digital Solutions

    A LIBERDADE É SUA, A DECISÃO TAMBÉM

    Politicas de Privacidade

    • contato@bitcoinblock.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.