Sara Paixão, Analista de Macroeconomia da InvestSmart XP
O governo dos Estados Unidos anunciou a retirada da tarifa adicional de 40% para mais de 200 produtos brasileiros. Esse conjunto representou cerca de 11% das exportações brasileiras para o país em 2024. Com a medida, aproximadamente 55% das exportações do Brasil aos EUA passam a integrar a lista de exceções tarifárias.
Entre os itens beneficiados que são mais relevantes para a balança comercial brasileira estão café e carne bovina. Ambos já haviam sido incluídos recentemente na exceção à tarifa recíproca de 10%. Assim, a mudança aumenta a competitividade desses produtos em relação aos exportados por outros países, já que a tarifa volta a ser a que era aplicada antes do “tarifaço”.
De forma geral, a decisão é positiva para o Brasil, especialmente por indicar um avanço na relação bilateral. No entanto, vale lembrar que, durante o período em que as tarifas estiveram vigentes, parte das vendas destinadas aos EUA foi redirecionada para outros mercados, o que compensou a queda nas exportações para o país.
Para os Estados Unidos, a redução tarifária também traz benefícios, em um momento em que a inflação de alimentos preocupa. Mesmo com a queda dos preços internacionais das commodities, o índice de alimentos no país acumula alta de 3,1% nos últimos 12 meses.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.


