O hack da Gatecoin ocorreu entre 9 e 12 de maio de 2016, antes do início da venda de tokens do DAO e um mês antes do hack do Dao.
De acordo com a declaração oficial da Gatecoin em 14 de maio, o hack resultou em perdas de 185 mil Ethereum, avaliadas em mais de US$ 460 milhões atualmente.
Na época, a Gatecoin “alegou” que o hacker conseguiu alterar seu próprio sistema para contornar o armazenamento a frio multissig, de modo que todos os depósitos de entrada na Gatecoin foram diretamente para sua Hot Wallet explorável.
Eles listam abaixo os 4 endereços Eth de hackers envolvidos na exploração.
Entre os 4 endereços ETH, um endereço, 0x1342a0, foi originalmente financiado ANTES da exploração. Nosso foco neste tópico é investigar quem financiou a carteira desse hacker, na esperança de ter uma ideia de quem estava por trás do hack.
O Gatecoin Hacker originalmente financiou sua segunda carteira Hacking 0x1342 com 1,6 ether. Eles enviaram o 1,6 ether de sua carteira, 0x8266, em 9 de maio de 2016. Abaixo, você pode ver que essa foi a transação original que financiou a carteira do Hacker e os detalhes da transação.
Como a 0x8266 financiou a carteira Hacking, é importante que entendamos mais sobre ela e seus relacionamentos na cadeia. Queremos saber quem financiou a 0x8266, o que ela fez na cadeia e com quem interagiu.
Sabemos que ele é um desenvolvedor, pois configurou 10 contratos.
Quando verificamos quem enviou o 0x8266, vemos 3 endereços diferentes. Cada um desses “endereços” é mostrado abaixo.
Lembra-se de como o 0x8266 enviou 1,6 ETH para a carteira oficial do Hacker, 0x1342? Esse foi o restante dos 2 ETH que 0x8266 recebeu da carteira 0x556b.
Como o 0x556b estava financiando o gás para o 0x8266 (hacker), isso implica que eles são a mesma pessoa ou estão intimamente relacionados. Como o 0x8266 só interagiu com 3 endereços, é seguro presumir que eles são, no mínimo, colegas de trabalho, se não forem a mesma entidade. Vamos dar uma olhada no 0x556b.
O 0x556b também era definitivamente um desenvolvedor, pois podemos ver abaixo que ele configurou 9 contratos separados. Sabemos que o hacker era um desenvolvedor com base na forma como a exploração ocorreu. Sabemos também que cada uma das carteiras dos hackers configurou contratos. Vamos dar uma olhada em alguns dos contratos configurados pelo 0x556b.
0x556b seemed to be working on creating a Contract almost identical to The DAO contract. Below you can see one of their contracts, where a Proposal is created, and then that proposal can be voted on, and actioned there after. This contract predated the DAO contract by 6 months.
A 0x556b até criou alguns tokens em dezembro de 2015, chamados DAO kobi e DAO Dollar. O contrato de token da DAO não foi configurado até junho de 2016.
Claramente, o 0x556b é um desenvolvedor que estava trabalhando no desenvolvimento de contratos semelhantes aos contratos do DAO lançados posteriormente.
Quem configurou/financiou o 0x556b?
A 0x556b, a última carteira que enviou dinheiro do gás para a carteira 0x8266 dos Hackers quando eles precisaram, foi originalmente financiada pela carteira principal da Fundação Ethereum. De fato, eles só receberam ETH da Fundação Ethereum antes da exploração do Gatecoin, conforme mostrado abaixo:
Abaixo, você pode ver um mapa forense básico, destacando que a Ethereum Foundation configurou a carteira principal Eth. A carteira principal Eth configurou a carteira 0x556b. A 0x556b enviou o dinheiro do gás para a carteira 0x8266, que era o financiador original da carteira oficial dos hackers da GateCoin, a 0x1342.
Um dos motivos pelos quais a Fundação Ethereum pode ter entrado em uma onda de hackers na época é o fato de estar à beira do colapso. Eles próprios previram que ficariam sem fundos exatamente no mesmo período das explorações do Gatecoin e do TheDAO.
Você sabia que a Ethereum previu em setembro de 2015 que ficaria sem dinheiro em junho de 2016 com a taxa de execução atual?
Junho de 2016 foi quando ocorreu o hack do DAO. Alguns desenvolvedores do Dao, é claro, tinham autoridade multisig da Eth Foundation, assim como os curadores do Dao, e bem, o mesmo aconteceu com os “whitehats” do Dao. Tenho quase certeza de que os hackers do Dao 🙂 também. A exploração gerou enorme volatilidade (e oportunidade de negociação, se você soubesse) no preço da ETH, bloqueando cerca de mais de 25% do fornecimento de tokens pendentes da ETH e o roubo de mais de 5% do fornecimento total de Eth em circulação na época.
Você realmente deveria seguir o que @stevennerayoff está dizendo. Digo isso porque Steven tem o que me falta, e eu tenho o que faltou a Steven.
Sabemos que Vitalik negociou Ethereum nos primeiros dias (e ainda hoje) para estender seu alcance.
Não tenho dúvidas de que a Fundação Ethereum, ou um de seus membros da equipe CORE, que estava trabalhando no desenvolvimento dos contratos usados posteriormente pelo infame DAO explorado, esteve envolvida na invasão da GateCoin, que ficou com mais de 185 mil éteres.
Há muitas outras conexões que corroboram minhas descobertas. Abaixo estão algumas imagens que mostram algumas conexões próximas, incluindo alguns desenvolvedores principais da ETH e até mesmo um desenvolvedor envolvido com os contratos DAO, que logo serão explorados.
E antes de ir embora, vou deixá-los com um último teaser. O que tudo isso pode significar?
Ao longo da última década, a Ethereum foi dominada por atividades criminosas, fraudes e roubos, todos controlados por uma narrativa intencionalmente incorreta. Em vez de se manifestar contra a fraude e pôr um fim a ela, a equipe da Ethereum, especialmente Vitalik, não diz nada.
Por que estou resolvendo esses problemas para eles 10 anos depois e sou alvo de violência e ameaças por isso? Por que a fundação não está me elogiando por ajudar a resolver sua década de fraudes, que continuam desenfreadas até hoje? 2022 e 2023 tiveram mais roubos do que nunca.
A falta de resposta deles a qualquer uma das alegações e aos próprios roubos e fraudes deve deixá-lo ainda mais curioso.
Se você acredita no poder de um blockchain transparente, porém privado, na liberdade de expressão e na verdade, junte-se a mim e apoie a verdade real.
Suas ações são uma ameaça direta à liberdade de transação, à igualdade, à liberdade de expressão e à verdade. Se você não está ciente disso agora, logo estará.
Mantenham-se sempre curiosos, meus amigos.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Perspectivas do mercado Cripto e Blockchain para 2024
Por que o Crypto Flash pode ser o momento de compra
Federal Reserve e o rodeio de corte de taxa de juros em 2024