A febre dos ETFs ainda não diminuiu, já que os entusiastas de criptomoedas aguardaram ansiosamente o lançamento de fundos negociados em bolsa à vista vinculados ao Bitcoin em Hong Kong na última terça, 30. Embora a definição possa ser a mesma, a conduta da ETF entre os dois países difere em vários aspectos.
Resgate de ETF: ETFs cripto em espécie em Hong Kong vs. ETFs de criação de dinheiro dos EUA nos EUA
A diferença mais marcante entre os cripto ETFs em Hong Kong e nos EUA é como os ativos são resgatados. O resgate de Hong Kong é em espécie, enquanto os EUA são criados em dinheiro.
A abordagem de Hong Kong exigirá que os intermediários de ETF que procuram fornecer novas ações de ETF o façam usando criptomoedas reais como o Bitcoin. Em contraste, nos EUA, os intermediários podem criar ações de ETF sem lidar com criptomoedas, daí o nome “criado em dinheiro”.
“Penso que a razão pela qual Hong Kong agiu em espécie é porque, em última análise, estamos a tentar diferenciar-nos dos Estados Unidos”, comentou a analista de ETF da Bloomberg, Rebecca Sin, num webinario da Bloomberg.
ETF spot Ether de Hong Kong
Hong Kong também listará seu primeiro ETF Ethereum à frente dos EUA. A situação dos ETFs Ether nos EUA está no limbo, enquanto os investidores aguardam uma decisão dos reguladores de valores mobiliários em maio.
Hong Kong, entretanto, não é o primeiro a emitir um ETF Ethereum. Os canadenses aprovaram o seu em abril de 2021, tornando o país o primeiro a listar um produto criptográfico regulamentado. No momento desta publicação, existem 5 ETFs Ethereum no Canadá.
Estreia de ETFs cripto
Ontem, 30 de abril, três empresas chinesas lançaram ETFs cripto por meio de suas subsidiárias de Hong Kong na Bolsa de Valores de Hong Kong (HKSE). Os três incluem Bosera Asset Management, Harvest Global Investments e China Asset Management.
Hong Kong mudou pela primeira vez para ativos digitais regulamentados no final de 2022, depois que a CSOP Asset Management introduziu o ETF CSOP Bitcoin Futures e o ETF CSOP Ether Futures. Em janeiro, a Samsung Asset Management lançou outro ETF Bitcoin baseado no futuro em meio ao crescente interesse institucional e de investidores.
A mudança é outro marco para investimentos regulamentados em criptografia; os EUA lançaram ETFs à vista em janeiro de 2024.
Apesar dos novos ETFs serem iniciados por empresas chinesas, os investidores da China continental não poderão participar. A China continental proibiu seus cidadãos de se envolverem em quaisquer atividades relacionadas à criptomoedas, incluindo ETFs. Esta lei embota o otimismo sobre a posição da China continental em relação aos cripto ETFs.
Estatísticas
De acordo com dados compilados pela ETFGI, os ativos investidos em ETFs nos EUA atingiram um recorde de 8,87 biliões de dólares no primeiro trimestre de 2024. As entradas de março atingiram um recorde de 103,17 mil milhões de dólares, elevando o total para 232,18 mil milhões de dólares.
Os três provedores de cripto ETF listados na HKEX têm aproximadamente 1,3 bilhão de dólares de Hong Kong (US$ 170 milhões) em ativos sob gestão. No total, o mercado de ETF HKEX vale 8,6 bilhões de HKD (US$ 1 bilhão). Claramente, o mercado de cripto ETF de Hong Kong é consideravelmente menor. Resumindo, o mercado de ETFs de Hong Kong é 0,6% maior que o dos EUA
Resumidamente, o ETF de Hong Kong é ofuscado pelo dos EUA, no entanto, mostra-se mais promissor ao listar uma gama mais diversificada de produtos cripto ETF.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.