Close Menu
    Assinantes
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud Telegram RSS
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    • Bitcoin
    • Análise
    • Economia
    • Altcoins
    • Blockchain
    • Destaques
      • El Salvador
      • Bitcombão
      • Documentários
    • Loja
    Assinantes
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    Início » Hack ao Banco Central expõe fragilidade bancária e mostra como blockchain e monitoramento em tempo real podem proteger o sistema financeiro
    Economia

    Hack ao Banco Central expõe fragilidade bancária e mostra como blockchain e monitoramento em tempo real podem proteger o sistema financeiro

    Bitcoin BlockBy Bitcoin Block04/07/2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Email WhatsApp
    Hack ao Banco Central expõe fragilidade bancária e mostra como blockchain e monitoramento em tempo real podem proteger o sistema financeiro
    Hack ao Banco Central expõe fragilidade bancária e mostra como blockchain e monitoramento em tempo real podem proteger o sistema financeiro
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link

    O recente hack que desviou cerca de R$ 1 bilhão de contas bancárias brasileiras, utilizando plataformas de conversão para stablecoins e Bitcoin, escancarou vulnerabilidades críticas no sistema financeiro nacional. Embora bancos e fintechs invistam em segurança, o núcleo de liquidação e monitoramento central segue frágil, colocando o ecossistema em risco

    Na madrugada do dia 30 de junho, às 00h18, Rocelo Lopes, CEO da SmartPay e criador da carteira de autocustódia Truther, detectou movimentos atípicos nas plataformas da empresa e elevou imediatamente os filtros de validação nas compras de USDT e Bitcoin. A ação rápida permitiu reter grandes somas de dinheiro e iniciar de forma imediata a devolução dos valores às instituições envolvidas.

    “Foram mais de 30 tentativas de transações, preferimos não divulgar os valores para preservar as empresas, mas nos colocamos totalmente à disposição das autoridades e instituições para apoiar operações envolvendo criptoativos. Nos últimos anos, adquirimos muita experiência em monitorar transações suspeitas com cripto, através de ferramentas e processos que criamos, alinhados ao conhecimento profundo do mercado e da tecnologia blockchain. Acredito que podemos ajudar muito nesse incidente”, afirma Rocelo Lopes.

    Para o CEO da SmartPay, o incidente evidencia que o sistema financeiro precisa evoluir, saindo de uma estrutura centralizada vulnerável para mecanismos capazes de rastrear transações e travar valores suspeitos em tempo real. “Preocuparam-se em monitorar clientes e instituições, mas esqueceram do que acontece depois das instituições. A estrutura privada está ok, mas o que passa depois disso não está”, avalia.

    Rocelo destaca que a blockchain poderia ter mitigado ou até evitado parte do prejuízo, permitindo rastrear transações desde a origem, usando “carimbos digitais” imutáveis que facilitariam o bloqueio imediato de valores suspeitos via smart contracts. “Se detecta uma fraude, o sistema trava a transação automaticamente e solicita esclarecimentos de quem recebeu. E podemos embutir na transação dados criptografados, como geolocalização, IP e identificação do usuário”, explica.

    Além de rastreabilidade, a blockchain oferece privacidade e segurança ao usuário, transferindo a custódia das chaves de transação para o cliente e descentralizando riscos. “Quando centralizado, o ponto de ataque é mais fácil. Quando descentralizado, nem os saldos são visíveis para ataque. O usuário passa a ser responsável pela própria chave, como já fazemos na Truther”, pontua.

    Para Rocelo, blockchains públicas, e não privadas, são o caminho real para modernizar o sistema financeiro, tirando das instituições o peso de custodiar os recursos de milhões de clientes, ao mesmo tempo em que oferecem transparência e segurança ao ecossistema.

    A tokenização de ativos também é apontada como solução para isolar riscos e blindar operações contra fraudes, por meio de contratos inteligentes auditáveis e rastreáveis em tempo real, com possibilidade de recolher impostos automaticamente, reduzindo custos operacionais e burocracias.

    Apesar dos desafios de escalabilidade, o mercado já testa soluções, como o uso de biometria para recuperação de chaves privadas e blockchains de segunda camada, como Liquid e Rails. “Estamos testando no Brasil a recuperação de chave via palma da mão, garantindo segurança mesmo em caso de perda de dispositivos”, revela Rocelo.

    Para o CEO, blockchain não é apenas uma camada extra de segurança, mas um caminho real para modernizar o sistema financeiro nacional, melhorar rastreabilidade, reduzir fraudes e diminuir custos de compliance. “Blockchain é a forma mais rápida de rastrear e tirar o dinheiro de circulação em transações suspeitas, enquanto combate lavagem de dinheiro e evasão de divisas”, afirma.

    Experiências internacionais reforçam essa visão, como o uso de stablecoins e blockchain em pagamentos na Suíça e na Argentina, onde brasileiros já podem pagar via PIX, convertido instantaneamente em USDT, com registros completos da transação.

    Rocelo destaca que o Brasil poderia liderar essa transformação se o Banco Central e os reguladores apoiassem startups e empresas que desenvolvem essas soluções. “O hack bilionário é um alerta de que precisamos evoluir, e rápido. Blockchain, monitoramento inteligente e cooperação entre as partes são essenciais para blindar o sistema financeiro e evitar novos prejuízos em larga escala”, finaliza.

    Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

    Se aceita Pix, aceita Criptoativos!

    Usando a tecnologia do SWAPX, os Truthers podem realizar pagamentos via Pix, diretamente de seu Truther.

    Inclusão, Liberdade e Inovação!

    Venha ser um Truther

    Veja também:

    Navegando pelo IOF, Stablecoins e Carteiras Blockchain: Insights de Rocelo Lopes
    Altcoins Bitcoin Blockchain Contratos Inteligentes Criptomoedas DeFi Economia Finanças FinTech Halving Inovação Inteligência Artificial Internet Investimentos Memecoin Mercado Financeiro Metaverso Mineração NFT Stablecoins Tecnologia Tokens Web3
    Siga-nos no Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Copy Link
    Bitcoin Block
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram
    • LinkedIn

    Equipe Central de Notícias Blockchain

    Posts Relacionados

    Economia Bitcoin Block29/07/202510 Mins Read

    O impacto do tarifaço dos EUA para a economia brasileira

    29/07/2025
    Altcoins Bitcoin Block29/07/20254 Mins Read

    10 anos de Ethereum: a tecnologia que redefiniu o futuro da blockchain

    29/07/2025
    Inovações Bitcoin Block28/07/20253 Mins Read

    Chegou o turismo cripto: app brasileiro permite que turistas usem stablecoin no Pix sem burocracia

    28/07/2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Pesquisar:
    Impressa

    Polygon anuncia Thamilla Talarico como Diretora de On-chain Finance Growth no Brasil

    09/07/2025

    ASPPIBRA DAO E AAPOP revolucionam adoção de Blockchain em Paraty

    20/06/2025

    Obra analisa o marco regulatório do Open Finance e debate o futuro dos serviços financeiros no Brasil

    20/06/2025

    Roberto Matos é o novo Diretor de Banking do Fitbank

    20/06/2025

    Transfeera cresce após fusão com PayRetailers e fatura R$ 27 mi em 2024

    20/06/2025

    Nelogica e B3 se unem em lançamento de novos contratos futuros de criptoativos  

    18/06/2025

    Nomad transforma experiência no aeroporto de Guarulhos, com emissão instantânea do cartão de débito internacional

    16/06/2025

    Newsletter

    Cadastre-se em nossa Newsletter e receba nossas novidades em primeira mão diretamente em seu E-mail

    Cadastrar
    Debate Descentralizado

    Vamos Tokenizar a Economia! – Startup Brasileira e as Regras do Mercado Financeiro

    30/10/2024

    Paulo Kogos discute a situação política e econômica do Brasil e a ameaça da moeda digital estatal

    13/08/2024

    Coinbase e os planos no Brasil: Entrevista com Fábio Plein

    26/07/2024

    Marcos Eduardo analisa a Economia, Política e o Papel do Bitcoin no Brasil

    24/04/2024

    O papel das stablecoins e o futuro do mercado cripto

    09/02/2024
    Tags
    Altcoins Análise Banco central Bitcoin Blockchain CEX Contratos Inteligentes Criptomoedas DAO dApps DeFi DEX Drex Economia ETFs Eventos Exchange Finanças FinTech Games Halving Inovação Inteligência Artificial Internet Investimentos Memecoin Mercado Financeiro Metaverso Mineração NFT PIX Política Privacidade Proof of Stake Proof of Work SEC Segurança Stablecoins Tecnologia Tokenização Tokens Web3
    Diário de Bordo

    Diário de Bordo 01 | El Salvador

    18/04/2023

    Diário de Bordo 0

    20/01/2023
    Facebook X (Twitter) Instagram TikTok Twitch YouTube LinkedIn Telegram
    • Developed By DFK Digital Solutions

    A LIBERDADE É SUA, A DECISÃO TAMBÉM

    Politicas de Privacidade

    • contato@bitcoinblock.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.