Após semanas tensas de queda, o Bitcoin voltou a operar acima dos 110 mil dólares, recuperando parte das perdas recentes. A correção que o mercado sofreu nas últimas semanas foi fortemente influenciada pelas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump à China, que elevaram o clima de incerteza global.
Além disso, o risco de paralisação do governo norte-americano pesou sobre o sentimento dos investidores e aumentou a aversão ao risco, levando o Bitcoin a cair para a região dos 104 mil dólares em meio a fortes liquidações no mercado futuro. Com o alívio nas tensões e rumores de uma possível trégua entre Estados Unidos e China, o ativo conseguiu se recuperar, voltando a trabalhar acima dos 110 mil dólares e trazendo um pouco mais de otimismo ao mercado.
Apesar disso, os Estados Unidos seguem em shutdown, o que significa que não há grandes dados macroeconômicos sendo divulgados nesta semana — o que tende a reduzir a volatilidade e deixar o mercado mais técnico. Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional, afirmou que as chances do shutdown acabar ainda nesta semana são grandes, o que poderia destravar parte do otimismo contido. Já na próxima semana, a atenção dos investidores se volta para a reunião do FOMC, que poderá trazer novos cortes na taxa de juros, favorecendo ativos de risco como o Bitcoin.

Do ponto de vista técnico, mesmo com o repique e o retorno acima dos 110 mil, o Bitcoin ainda se encontra em uma tendência de baixa no curto prazo, permanecendo abaixo das médias móveis no gráfico diário. Enquanto o preço não romper de forma consistente essa região e o topo anterior nos 116 mil dólares — formado na semana passada —, existe a possibilidade de novas quedas.

Nesse cenário, as altcoins tendem a apresentar forte volatilidade, caindo muito caso o BTC perca suporte e subindo pouco caso o ativo principal não consiga romper resistências, o que mantém o cenário de risco elevado para quem busca exposição nelas.
A boa notícia é que o mercado atingiu níveis extremos de medo, chegando a marcar 22 pontos no dia 17 de outubro e permanecendo nessa faixa por mais de uma semana no Fear and Greed Index. Esse sentimento de medo, combinado à possibilidade de uma trégua entre EUA e China, ao fim do shutdown e a cortes na taxa de juros, poderia facilmente impulsionar uma retomada da tendência de alta caso o cenário macro se estabilize.

Mesmo assim, o momento exige cautela. A estratégia ideal é realizar parciais nas altas, manter caixa e se posicionar de forma mais defensiva. Um ponto de entrada interessante para o Bitcoin pode surgir caso o RSI do gráfico diário entre em região de sobrevenda, indicando esgotamento da pressão vendedora. Já as altcoins, por sua vez, seguem pouco atrativas neste contexto de incerteza e dependência direta do movimento do BTC.

Se você quer aprender a identificar essas regiões de compra, entender a psicologia por trás dos movimentos do mercado e dominar a leitura gráfica, meu curso de Análise Gráfica é o caminho. Lá eu te ensino tudo que aplico nessas análises para você ganhar autonomia nas suas decisões. Garanta sua vaga!
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.