Você sabe o que é o metaverso? Praticamente toda semana tem sido lançados produtos, shows e até mesmo desfiles de modas que buscam explorar a proposta do metaverso. Porém, por se tratar de uma novidade, a ideia ainda gera dúvidas em boa parte do público que se depara com essas produções.
Essa tecnologia promete trazer mudanças no nosso cotidiano e nos negócios em um futuro próximo. Por conta disso, é importante entender o que é o metaverso para permanecer atualizado e não ser pego de surpresa pelas mudanças.
Se você quer saber o que é o metaverso, veio ao lugar certo. Iremos mostrar o que é, para que serve e também como acessar o metaverso.
O que é o Metaverso?
Um mundo virtual que permite uma determinada interação com o mundo material, é basicamente isso que é o metaverso. Você já deve ter visto algum exemplo de realidade aumentada, seja em jogos ou filmes, não é? Pois bem, o metaverso propõe essa mistura dos ambientes virtuais com a realidade aumentada.
A ideia do metaverso é que as pessoas tenham uma vivência parecida com a nossa realidade, mas em um ambiente virtual, com uso de avatares e elementos que a tecnologia podem integrar a eles.
Alguns especialistas afirmam que em um futuro não muito distante, as pessoas irão interagir entre si, na internet, de uma forma completamente diferente da que conhecemos, como se entrassem de fato nesses mundos virtuais.
Agora que já sabemos o que é o metaverso, veremos para que serve e o que já é possível fazer com essa tecnologia em desenvolvimento.
Para que serve o Metaverso?
O metaverso serve para quebrar as barreiras que existem entre a nossa realidade e a internet, permitindo que pessoas do mundo todo possam interagir entre si, sem sequer sair de casa. Atualmente, já é possível comprar imóveis, participar de festas e desenvolver projetos dentro de um universo virtual, além de também existirem profissões dentro do metaverso.
Como acessar o Metaverso?
Existem várias formas diferentes de acessar o metaverso. Umas das plataformas mais populares do momento são as do Decentraland e a The sandbox, que já permitem que os usuários interajam e comercializem produtos entre si, além de poder explorar livremente os mundos.
Uma forma mais simples de metaverso é a do famoso jogo Roblox, que pode ser baixado facilmente até no seu celular. Nesse jogo é possível criar um avatar e explorar uma série de mundos diferentes.
Tem que pagar?
Para entrar no metaverso é necessário ter um óculos de realidade aumentada, que custa por volta de R$3.000, então é preciso fazer alguns investimentos para ter acesso ao metaverso.
Além disso, se você quer adquirir terrenos ou mesmo um avatar em determinados mundos virtuais, são necessários altos investimentos, com os terrenos mais baratos desses mundos tendo o valor de R$60.000, que é praticamente o valor de uma casa ou terreno no mundo “real”.
Mas se você quer experimentar a imersão para entender melhor o que é o metaverso, basta acessar a plataforma e começar a explorar esse mundo, pois existem alguns sites permitem que você os explore gratuitamente. Que tal viver essa experiência?