Após Binance anunciar oficialmente que não iria continuar com acordo de compra da FTX após a análise dos fundos de liquidez da bolsa de criptomoedas, FTX pede falência nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (11).
O CEO e fundador Sam Bankman-Fried renunciou ao cargo, que passa a ser ocupado por John Ray III, e disse que “ajudará em uma transição ordenada”.
“No curto prazo, temos longos dias e muito trabalho duro pela frente”, disse Ray aos funcionários em uma mensagem obtida pelo CoinDesk. Ele chamou o pedido de falência de “o início de um novo caminho a se seguir”.
Ray afirma que o FTX Group possui ativos valiosos que só podem ser administrados efetivamente em um processo organizado e conjunto.
“Quero garantir a cada funcionário, cliente, credor, parte contratual, acionista, investidor, autoridade governamental e outras partes interessadas que conduziremos esse esforço com diligência, rigor e transparência.”
Os eventos estão “em movimento rápido” e a nova equipe está apenas começando, disse ele.
Após Binance desistir da Compra, Bitget mostra interesse em adquirir ativos da empresa
A Bitget uma das principais exchanges do mercado de criptomoedas afirmou nesta sexta, 11, que tem interesse em adquirir ativos da FTX para ajudar os clientes da empresa. A informação foi compartilhada pela empresa com o Cointelegraph.
“Entendemos que os usuários da FTX estão passando por dias muito difíceis e queremos ajudar os clientes afetados e a indústria nesse momento difícil.” destaca Gracy Chen, diretora administrativa.
Existem muitos ativos e projetos bons no portfólio da FTX e da Alameda que valem a pena apoiar para criar valor para a indústria no longo prazo. Estamos dispostos a discutir mais sobre formas de como podemos colaborar e apoiar.”
Sam Bankman-Fried, fundador da empresa, ainda não fez nenhum pronunciamento sobre a proposta. Além da Bitget, Justin Sun, fundador da Tron, anunciou um plano para comprar ativos, vinculados ao TRX, e que estão em posse da exchange, buscando ajudar os clientes da empresa em sua tarefa de reaver seu dinheiro.
Notícias de uma possível recuperação da FTX foram bem recebidas pelo mercado cripto na quinta, 10. Porém esta sexta, 11 trouxe diversos relatos de contágio, e empresas que possuiam exposição na FTX, agora também estão enfrentando dificuldades com seus clientes, e o mercado voltou ao desespero trazendo novas quedas aos criptoativos.
FTX enfrenta outros problemas além dos fundos de liquidez
Maxine Waters, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, exigiu regulamentações mais rígidas do setor e apontou que os tokens FTX são “inúteis” e seus clientes estão no escuro.
Com isso a FTX agora enfrenta problemas também com reguladores.
No mesmo dia, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, declarou dizendo que o governo “monitorará de perto” a atividade no espaço cripto. e ressaltou a necessidade de “regulamentação prudente” das criptomoedas.
Além disso, o Departamento de Proteção Financeira e Inovação (DFPI) no estado da Califórnia anunciou que abrirá uma investigação sobre a “falha aparente” da exchange de criptomoedas FTX.
Os reguladores da Califórnia disseram no anúncio que o DFPI leva essa responsabilidade de supervisão “muito a sério” e que o departamento espera que todas as entidades que oferecem serviços financeiros no estado cumpram as leis financeiras locais.
Também encorajou qualquer pessoa no estado que tenha sido afetada pelos eventos da saga FTX em andamento , a ligar para uma linha direta dedicada.