A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, está enfrentando um declínio na capitalização de mercado. De acordo com dados recentes, a capitalização de mercado da Coinbase agora é inferior à da Doge Coin, uma criptomoeda altamente volátil e considera por muitos um “meme” na comunidade crypto.
O preço das ações da exchange cripto Coinbase atingiu uma nova baixa histórica de US$35,61 nesta segunda-feira, com uma capitalização de mercado menor que a da Dogecoin.
— Coinbase ??? (@coinbase) November 17, 2022
Este é um anúncio recém-elaborado pela Coinbase de título “Confie em nós”, afirmando que a Coinbase não é uma exchange insolvente; não empresta, negocia ou alavanca o dinheiro daqueles que depositam suas criptos na corretora sem devido consentimento daqueles que depositaram e possuem uma prestação de contas transparente.
Ao mesmo tempo, o anúncio fala que não deveríamos ter de confiar na Coinbase, pois a promessa das criptos é tornar desnecessária a a confiança de nosso dinheiro a terceiros.
Mas, é reiterado no anúncio que podemos confiar na Coinbase, pois, segundo o anúncio, ela tem se dedicado a ser a corretora de criptomoedas mais segura e complacente do mercado, sob os motivos supracitados.
No final do anúncio também é reiterado que a Coinbase não é um dos “bad actors” ou “agentes mal-intencionados” (referência à FTX e os escândalos por trás dela) que gastaram e perderam o dinheiro suado de diversas pessoas. Também é enfatizada a necessidade de se estabelecer uma “estrutura regulatória” que tornará o futuro e um sistema descentralizado onde não se precise confiar nas exchanges seja possível, que chegou a hora de “atualizar o sistema”.
A Coinbase, que é uma das plataformas de câmbio de criptomoedas mais populares e respeitadas no mundo crypto, tem sido um player dominante no mercado há anos. No entanto, a queda da FTX e a subsequente onda de desconfiança com as exchanges centralizadas, parecem desafiar a posição da Coinbase no mercado.
A Doge Coin, originalmente criada como uma brincadeira em 2013, ganhou uma enorme base de seguidores online no decorrer do tempo, no último bull market tendo até mesmo sido impulsionada por Elon Musk. Isso levou a um aumento massivo no valor da Dogecoin na época.
Embora a Coinbase ainda seja uma das principais plataformas de negociação de criptomoedas, o declínio na sua capitalização de mercado é um sinal de alerta para a empresa e pode ser um indicativo de mudanças ainda maiores no mercado de criptomoedas. É importante observar que o mercado de criptomoedas é altamente volátil e pode ser afetado por uma série de fatores, incluindo notícias, regulamentação e mudanças nas tendências de investimento.
A Coinbase ainda é uma força a ser reconhecida no mundo das criptomoedas, mas a competição acirrada com tecnologias que tornam as exchanges centralizadas obsoletas e a falta de transparência das mesmas instituições podem colocar em risco sua posição no mercado. Será interessante ver como a empresa vai lidar com este desafio e se conseguirá recuperar sua posição de liderança no mercado.
Escrito por Vitor Gomes Calado