Morre hoje o maior e melhor jogador de futebol de todos os tempos, conhecido como O Rei do Futebol, que trouxe alegrias imensas aos brasileiros e contribuiu para a formação de um símbolo da unidade nacional de todo um país, que transcendeu torcidas de times e de seleções, e até mesmo esportes, sendo um ícone em todos eles, aquele cujo nome é dado para os grandes de outros esportes, Pelé, é, antes de tudo, referencial de grandeza — quem nunca viu chamarem Jordan de “O Pelé do Basquete”, Michael Felps de “O Pelé da Natação”. O Rei do Futebol foi, antes de tudo, o maior atleta da história humana.
Sem dúvidas, todos esses títulos são passíveis a Pelé, e ele merece ser eternizado, para além da cultura e do imaginário, mas também visualmente, para que outras gerações também possam ver o Rei jogar. Grande parte de suas fitas de jogos que fez pelo Santos, seu clube nativo, bem como pela seleção, foram em grande parte perdidas pelo incêndio na TV Tupi.
Mesmo assim, Pelé impressionou o mundo de tal forma que seus jogos foram gravados por diversas câmeras, e suas memoráveis jogadas, que buscam ser imitadas — e até hoje o são de forma imperfeita — pelos grandes jogadores até atualidade: os ingleses criaram o futebol, Pelé ensinou a como jogar.
Como forma de se eternizar, segundo o próprio Pelé, ele se dispôs a ter sido um dos primeiros jogadores cujas jogadas foram eternizadas em uma coleção de NFT,
My friends, I'm happy to announce that @ethernitychain is launching a legendary NFT in my honor. It's really cool to be immortalized that way. What an honor! Visit https://t.co/tL1UbgKwwJ to learn more. pic.twitter.com/b04wQDhcG4
— Pelé (@Pele) April 16, 2021
A adição de Pelé, simbólica na medida em que possui a pretensão de ser eternizado pela Blockchain Ethernity.
Os NFTs incluem um busto de Pelé, bem como icônicas jogadas de Pelé, como seu gol de Bicicleta pela Seleção em 1968.
A eternização de Pelé em forma de tokens ERC-721 é um verdadeiro encontro de épocas, das tvs preto e branco, da bola de couro e de um gramado bem menos refinado para estádios extremamente tecnológicos, televisões smart, e NFTs.
A equipe editorial do Bitcoin Block lamenta tamanha perda não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro.