A Bolsa OTC Brasil e o Banco Bradesco a primeira tokenização de uma Cédula de Crédito Bancário (CCB) no valor de R$ 10 milhões dentro do sandbox regulatório do Banco Central do Brasil
São Paulo, 16/01/2023 (Bolsa OTC Brasil) — O Banco Bradesco e a Bolsa OTC Brasil acabam de realizar a primeira tokenização de um ativo financeiro no âmbito do sandbox regulatório do Banco Central do Brasil. O Bradesco atuou como originador e distribuidor dos títulos. O ativo tokenizado foi uma CCB (Cédula de Crédito Bancário) no valor de R$ 10 milhões.
“A colaboração entre as instituições responsáveis pela tokenização vem evidenciar como a tecnologia de ledger distribuído (DLT) pode revolucionar o registro e negociação de ativos no mercado financeiro brasileiro”, destaca Verdi Monteiro, CRO da Bolsa OTC Brasil.
Jefferson Bergamo, COO da Bolsa OTC Brasil destaca que a primeira tokenização de uma CCB dentro do ambiente regulado do Banco Central do Brasil reforça a sofisticação e o poder de inovação do sistema financeiro brasileiro, que, por meio da tecnologia DLT, aumenta a diversificação, distribuição, qualidade e segurança de seus produtos. “Essa operação permite a captação de funding por empresas a um custo menor, com uma segurança maior do que nos mercados tradicionais, aumentando ainda as possibilidades de liquidez de um mercado secundário de títulos privados no Brasil”, diz Bergamo.
O processo de tokenização da emissão primária foi conduzida pela Bolsa OTC Brasil por meio da plataforma DLT Corda Enterprise, desenvolvida pela R3, “pois atendeu os requisitos de privacidade que o mercado regulado exige”, avalia Nayam Hanashiro, CTO da Bolsa OTC Brasil.
O diretor de Sales Engineering da R3 no Brasil, Luiz Jeronymo, destaca o caráter inovador do projeto e ressalta seu alinhamento com as características da plataforma Corda. “Mais uma vez vemos como o Corda se diferencia em ambientes regulados, garantindo a eficiência da negociação de um ativo tokenizado e a privacidade da transação e de seus participantes”, afirma.
A infraestrutura da Bolsa OTC Brasil, inclusive a rede Corda Enterprise operada, foi hospedada na AWS. “Os componentes e serviços utilizados garantiram a resiliência e segurança da operação”, afirma Hanashiro.
A solução da Bolsa OTC Brasil contou também com o apoio da empresa especialista em sistemas de negociação e tokenização de ativos digitais, 7COMm na entrega das aplicações Web e Blockchain. “É fundamental contar com parceiros que acelerem nossa entregas, mantendo o padrão de qualidade exigido pelo mercado financeiro”, completa o CTO. “Para a 7COMm é uma honra agregar nossa expertise em uma solução inovadora que facilitará a captação de recursos e fomentação da economia brasileira.” Sergio Yamani, diretor de Professional Services da 7COMm.