A área da educação tem passado por uma transformação digital que não se limita apenas a facilitar o processo de ensino e aprendizagem com o uso de tecnologias como jogos, animações, realidade virtual e aumentada, mas também na forma como as instituições de ensino se comunicam com seus alunos e com a sociedade. A pandemia acelerou esse processo, exigindo que as instituições de ensino implementassem novas estratégias acadêmicas e de relacionamento com seus alunos para continuar prestando serviços à sociedade.
De acordo com Jerffeson Souza, CTO da Blockchain One, “a área da educação pode, e muito, se beneficiar de outros avanços tecnológicos que já têm impactado significativamente outros setores”. Um exemplo desses avanços é a tecnologia Blockchain, que tem gerado valor em diferentes segmentos, como o financeiro, logística, cadeia de suprimentos e proteção intelectual, entre outros. A tecnologia Blockchain é uma estrutura descentralizada de armazenamento de dados que permitiu a criação da criptomoeda Bitcoin e tem aplicações além das moedas digitais.
A tecnologia Blockchain oferece segurança e confiança aos dados armazenados e permite que sejam compartilhados de forma simples, sem a necessidade de intermediários. No contexto da educação, algumas instituições de ensino pelo mundo têm utilizado a tecnologia Blockchain como estratégia de registro de diplomas e certificados. O processo de emissão e verificação de diplomas e certificados é propenso a fraudes, pois se dá apenas pela produção e verificação do documento físico, que pode ser forjado.
“Fraudes desses documentos de conclusão de curso são frequentemente reportadas pela imprensa nacional e geram prejuízos relevantes à sociedade”. Explica Jefferson.
Com o uso da tecnologia Blockchain, é possível registrar as informações dos diplomas e certificados de forma segura, permitindo a verificação confiável da veracidade das informações contidas nos documentos de conclusão. A equipe da Blockchain One desenvolveu a plataforma DocStone com o propósito de oferecer confiança e baixo custo por meio do registro de dados do histórico escolar do aluno, gerando confiança ao receptor dessa informação sobre a real vida acadêmica do interessado.
“A escolha dessa tecnologia atende tanto às instituições de ensino, que demonstram caráter inovador e interesse público em proteger a sociedade de fraudes de documentos de conclusão de curso, quanto aos alunos, que têm a segurança de que seu diploma terá sua validade facilmente verificada.” Destaca ele.
Para a sociedade e empregadores, há a segurança de que o profissional realmente recebeu a formação indicada. Esse é um exemplo de relação ganha-ganha-ganha.