Luiz Octavio Gonçalves Neto é o CEO e fundador da Dux, teve a oportunidade de discutir um tema importante que tem o potencial de moldar o futuro do mundo: a Web3 e sua capacidade de tornar o mundo um lugar melhor. O CEO participou da Web Summit Rio 2023, a maior conferência de inovação do mundo, realizada pela primeira vez no Brasil.
A Web3, também conhecida como internet descentralizada, é uma revolução tecnológica que tem como objetivo transferir o equilíbrio de poder das autoridades centrais para os indivíduos. Ela é uma infraestrutura com potencial para transformar indústrias e empoderar pessoas de todas as esferas da vida. No entanto, assim como qualquer inovação, a Web3 é agnóstica quanto ao resultado que produz e depende de como é empregada.
Luiz Octavio ressalta que a utilização da Web3 depende do compromisso coletivo com valores éticos e da busca de um objetivo comum: melhorar o mundo em que vivemos. Para isso, é necessário promover o diálogo aberto, fomentar a cooperação entre as diversas partes interessadas e trabalhar ativamente para eliminar as desigualdades que assolam nossos sistemas atuais.
“Um dos aspectos mais promissores da Web3 é seu potencial para democratizar o acesso à informação e aos recursos, eliminando barreiras e promovendo interações de igual para igual. Isso pode empoderar indivíduos e comunidades a criar, compartilhar e prosperar, possibilitando a colaboração e o desenvolvimento de projetos que atendam diretamente às suas necessidades, livres de restrições burocráticas.” Afirma o CEO.
Para concretizar essa visão, é preciso investir em educação e alfabetização digital, capacitando as pessoas com as habilidades e conhecimentos necessários para navegar e aproveitar o poder da Web3. Também é necessário criar ambientes propícios à inovação, fomentando a colaboração entre empreendedores, pesquisadores e formuladores de políticas.
Luiz Octavio conclui invertendo a pergunta inicial: é possível usar a Web3 para criar um mundo melhor? A resposta depende do comprometimento com valores éticos e da busca de um objetivo comum de melhorar o mundo em que vivemos, promovendo a transparência, inclusão e colaboração.
“A Web3 tem o potencial de redefinir a maneira como interagimos uns com os outros, reformular indústrias e instituições e criar um mundo mais igualitário, transparente e colaborativo.” Finaliza ele.