O domínio global do dólar americano está em perigo? Nas últimas semanas, houve muita especulação sobre a introdução de uma nova moeda do BRICS lastreada em ouro. Neste artigo, meu objetivo é separar o que é verdade e o que não é. De 22 a 24 de agosto, a 15ª Cúpula do BRICS será realizada em Joanesburgo, na África do Sul. Em 5 de julho, a RT provocou uma tempestade de rumores quando informou que a decisão de introduzir uma nova moeda do BRICS lastreada em ouro seria tomada antes da próxima cúpula em Joanesburgo…
“O BRICS deve introduzir uma nova moeda lastreada em ouro, em contraste com o dólar americano lastreado em crédito, com a decisão chegando um mês antes da cúpula do bloco em Joanesburgo. Com a crescente iniciativa, mais e mais países estão se alinhando para se juntar ao grupo.“
Na sequência desse relatório, muitas vozes proeminentes alertaram que o dólar americano estava em apuros.
Por exemplo, o autor Robert Kiyosaki declarou corajosamente que o dólar americano “morrerá”…
“O fim do dólar americano está próximo, disse o autor do best-seller ‘Pai Rico, Pai Pobre’, Robert Kiyosaki, citando a próxima cúpula do BRICS na África do Sul como um gatilho.“
Kiyosaki está projetando que o grupo BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, anunciará sua nova moeda digital lastreada em ouro durante sua cúpula de 22 a 24 de agosto, e isso terá consequências terríveis para o dólar americano.
“22 de agosto de 2023, em Joanesburgo, África do Sul, as nações do BRICS anunciam criptomoedas lastreadas em ouro. O dólar americano vai morrer”, tuitou Kiyosaki na semana passada. “Trilhões de dólares americanos correm para casa. A inflação nas alturas.”
Mas uma nova moeda do BRICS não será introduzida durante esta próxima cúpula.
Em entrevista à Bloomberg, um dos principais executivos do The New Development Bank admitiu publicamente que a criação de uma nova moeda do BRICS é “uma ambição de médio a longo prazo”, mas também confirmou que tal moeda não será introduzida agora …
“O Novo Banco de Desenvolvimento, uma instituição financeira criada pelo bloco BRICS de mercados emergentes, não tem planos imediatos para o grupo criar uma moeda comum”, disse seu vice-presidente e diretor financeiro.
“Enquanto os membros do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – estão pressionando para conduzir mais comércio entre si em moedas locais, eles não estão prontos para desafiar o domínio global do dólar”, disse Leslie Maasdorp em uma entrevista na quarta-feira com Haslinda Amin, da Bloomberg TV.
“O desenvolvimento de qualquer alternativa é mais uma ambição de médio a longo prazo”, disse ele. “Não há nenhuma sugestão agora para criar uma moeda do BRICS.”
Mas isso não significa que coisas realmente grandes não estejam acontecendo.
Além das nações centrais do BRICS, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos e Uruguai aparentemente estão muito perto de ingressar no Novo Banco de Desenvolvimento.
Esses são jogadores relativamente menores no cenário global, mas se a Arábia Saudita também aderir, isso pode mudar tudo.
Há muita conversa de que isso pode acontecer em breve e, durante uma entrevista recente, Lobo Tiggre disse que tal movimento seria “um divisor de águas”…
A adesão da Arábia Saudita aos BRICS seria “um divisor de águas”, disse ele. “Acho que se acordássemos e a Arábia Saudita se juntasse à aliança BRICS, o mundo seria um mundo diferente de uma maneira significativa e significativa.”
Concordo!
Se a Arábia Saudita se juntar ao BRICS, isso representaria uma enorme mudança.
E isso provavelmente aceleraria muito a transição para o comércio de petróleo do Oriente Médio em moedas diferentes do dólar americano.
Mesmo sem uma nova moeda, parece inevitável que o BRICS continue acumulando mais poder e mais influência.
Segundo o embaixador da África do Sul nos BRICS, mais de 40 nações diferentes “manifestaram interesse em ingressar no bloco”…
Anil Sooklal, embaixador da África do Sul nos BRICS, disse a repórteres na quinta-feira que mais de 40 países indicaram interesse em ingressar no bloco das principais economias em desenvolvimento, mas não há nenhum anúncio de moeda lastreada em ouro planejado para a cúpula do próximo mês.
E Sooklal também disse aos repórteres que 69 líderes globais foram convidados para participar da cúpula do BRICS no próximo mês…
Sooklal disse que “a Argentina, todos os principais países do Sul Global” solicitaram adesão e que outros países economicamente significativos manifestaram interesse em ingressar, incluindo Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Irã e Arábia Saudita, e até alguns países europeus. “São países bastante pesados”, disse ele.
Ele acrescentou que a África do Sul convidou 69 líderes globais para participar da cúpula do BRICS, demonstrando o interesse do bloco em aumentar sua influência global.
Quando o BRICS foi formado em 2009, muitos líderes ocidentais não o levaram muito a sério.
Mas agora se tornou uma potência.
E durante esta próxima cúpula, encontrar mais maneiras para os países do BRICS negociarem “em suas próprias moedas nacionais” é algo que estará na agenda…
Sooklal diz que o BRICS, que é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, está buscando fortalecer os laços econômicos entre os países membros, estabelecendo transações em suas próprias moedas nacionais.
“O que temos dito e continuamos a aprofundar é a negociação em moedas locais e a liquidação em moedas locais.”
Sooklal acrescenta que a decisão dos EUA e seus aliados de impor sanções financeiras e econômicas contra a Rússia pela guerra na Ucrânia catalisou o movimento do bloco econômico para se afastar do dólar.
Eles realmente pretendem deixar de usar o dólar americano.
Este é um processo que levará tempo, mas o domínio do dólar americano no comércio global está definitivamente começando a se desgastar.
Então, quer os países do BRICS escolham ou não estabelecer uma nova moeda, a verdade é que as coisas estão mudando.
O dólar americano nunca mais será tão dominante quanto antes, e um grande caos econômico está à nossa frente.
A elite ocidental sonhava em unir o globo inteiro sob um regime econômico e financeiro, mas agora as profundas divisões entre leste e oeste continuam a crescer a cada dia que passa.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Cardano (ADA) sobe 10% na última semana, mais comícios pela frente?
Dogecoin (DOGE) bombeia 10% como Elon Musk vincula Memecoin a X
Boom no mercado DeFi e surgimento de soluções inovadoras em transações de criptomoedas