“Fazendo a transição de Island Paradise para Blockchain Frontier.”
A República de Palau e a Ripple deram um passo significativo em direção ao futuro da moeda digital com o lançamento de seu piloto limitado de stablecoin. A parceria começou em 2021 e teve como objetivo explorar possíveis casos de uso para o Palau Stablecoin (PSC), vinculado ao dólar americano, no XRP Ledger (XRPL). O XRPL é uma variante neutra em carbono de um blockchain usando a chamada tecnologia de contabilidade descentralizada, conhecida por suas transações seguras e privadas, tornando-o uma plataforma ideal para liquidar e fornecer liquidez a ativos tokenizados.
De acordo com o relatório da Businesswire, o programa piloto, que será implementado gradualmente, envolverá a participação de cerca de 200 funcionários do governo e empresários locais. Palau usará a Ripple CBDC Platform, uma solução de ponta a ponta criada para auxiliar os bancos centrais na emissão de suas moedas digitais, como parte deste teste regulamentado de stablecoin. Graças à plataforma, Palau também poderá controlar e adaptar todos os aspectos do ciclo de vida da stablecoin, incluindo distribuição e transações.
Uma stablecoin é um ativo digital atrelado a uma commodity ou moeda, mantendo um preço estável; no caso do PSC, será emitido no XRPL com uma reserva de 1:1 em USD. O Ministério das Finanças (MOF) da República de Palau supervisionará o julgamento, monitorará de perto o tempo todo e permanecerá responsável pela emissão e resgate de unidades de stablecoin.
Surangel S. Whipps, Jr., presidente da República de Palau, declarou seu apoio à digitalização da moeda local. Ele disse que isso melhoraria as transações financeiras e daria aos residentes mais autoridade.
Ele disse: “Confiamos na experiência de longa data da Ripple em CBDCs e tecnologia blockchain, bem como no XRP Ledger neutro em carbono para ajudar a criar nossa moeda digital nacional que oferecerá aos nossos cidadãos maior sucesso financeiro”.
A equipe do governo palauense que se voluntariar para o projeto receberá uma alocação de PSC para uso durante o piloto durante a primeira fase do programa. Espera-se que o Palau Stablecoin traga inúmeros benefícios para os cidadãos, comerciantes e o governo. Essas vantagens incluem maior inclusão financeira, taxas de transação reduzidas para os cidadãos e custos de moeda reduzidos, resultando em transações mais rápidas.
A Fase Um do piloto controlado deve satisfazer requisitos específicos para que o PSC tenha sucesso e ganhe a confiança do povo de Palau. O MOF deve ser capaz de criar, distribuir, lidar com resgates recebidos e eliminar o PSC, mantendo o controle total sobre sua circulação total em todos os momentos em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os funcionários do governo devem poder fazer compras usando o PSC em varejistas selecionados, e esses varejistas devem receber com segurança, verificar pagamentos feitos com o PSC e convertê-los em fundos em suas contas bancárias locais.
A Ripple também destaca outros benefícios do teste, indo além da inclusão financeira e do custo da moeda e transações rápidas.
“Palau é uma nação insular do Pacífico que compreende mais de 200 ilhas vulcânicas e de coral, repletas de vida selvagem e vegetação únicas. O lançamento do Palau Stablecoin ajudará a ilha a reduzir sua pegada de carbono e vulnerabilidade aos impactos das mudanças climáticas.” James Wallis, vice-presidente de compromissos do banco central da Ripple, disse em um comunicado.
A implementação bem-sucedida da Fase Um abrirá caminho para as fases subsequentes do Palau Stablecoin, que devem ser lançadas ainda este ano. A introdução do PSC representa um avanço significativo para Palau, pois abraça o potencial da tecnologia blockchain e das moedas digitais, posicionando-se como pioneira na fronteira blockchain, preservando sua beleza natural e cultura únicas como uma ilha paradisíaca.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Bitcoin enfrenta maior risco em relação às ações
Os Cinco Principais Erros de Tributação que os Investidores de Criptomoedas Cometem
Cryptominds 2023: o evento que vai te ensinar a pensar e agir como um tubarão do mercado cripto