A Mastercard, gigante do crédito, anunciou o lançamento de um novo programa para ampliar seu entendimento sobre a moeda digital do banco central (CBDC) e suas possíveis aplicações. O CBDC Partner Program será integrado pela Ripple, Consensys, Fluency, Idemia, Consult Hyperion, Giesecke+Devrient e Fireblocks, para colaborar na possível integração dessas ferramentas com as estruturas existentes.
Mastercard anuncia programa de parceiros CBDC
A Mastercard anunciou o lançamento de um programa impulsionado pela moeda digital do banco central (CBDC) devido ao interesse que essas ferramentas têm recebido dos bancos centrais.
O CBDC Partner Program é uma iniciativa da Mastercard para aprender mais sobre como os CBDCs estão sendo desenvolvidos e como essas moedas emitidas pelo governo podem interagir com empresas de crédito privadas. Várias empresas com experiência no campo CBDC, como a Ripple, que está envolvida no piloto de stablecoin de Palau, e a Fluency, que constrói soluções de interconexão CBDC, farão parte do grupo.
Outros parceiros inaugurais do grupo são a boutique de software Web3 e Ethereum Consensys, o provedor de tecnologia de identidade digital Idemia, o consultor de identidade digital Consult Hyperion, o grupo de tecnologia de segurança Giesecke+Devrient e a plataforma de operações de ativos digitais Fireblocks.
Esses parceiros permitirão que a Mastercard trabalhe paralelamente ao trabalho pioneiro das empresas em diversos programas CBDC internacionalmente. Por exemplo, a Giesecke+Devrient está a desenvolver um piloto CBDC em parceria com o Banco do Gana, fornecendo soluções tecnológicas adaptadas às necessidades do país.
Envolvimento em programas CBDC
A Mastercard já está presente em vários desses projetos ao redor do mundo. No Brasil, está explorando a privacidade e a programabilidade da plataforma Drex, também conhecida como real digital. Nos EUA, a Mastercard fez parte do piloto de um dólar digital grossista, que examinou a viabilidade de utilizar essa moeda para liquidações nacionais e transfronteiriças.
Alcançar a interoperabilidade entre essas novas formas de dinheiro e as plataformas já existentes parece ser a motivação por trás da iniciativa da Mastercard. Sobre isso e as razões por trás dessa recém-lançada iniciativa do CBDC Partner Program, Raj Dhamodharan, chefe de ativos digitais e blockchain da Mastercard, declarou:
“Acreditamos na escolha de pagamento e que a interoperabilidade entre as diferentes formas de fazer pagamentos é um componente essencial de uma economia próspera. Ao olharmos para um futuro impulsionado digitalmente, será essencial que o valor mantido como um CBDC seja tão fácil de usar quanto outras formas de dinheiro.”
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Desemprego, AI & Blockchain – A nova Economia
Cryptominds 2023: o evento que vai te ensinar a pensar e agir como um tubarão do mercado cripto