Uma série de novos projetos de comércio eletrônico transfronteiriço entre a China e a ASEAN foram anunciados no fim de semana no Fórum de Comércio Eletrônico da Rota da Seda China-ASEAN 2023, realizado em Nanning, Região Autônoma Zhuang de Guangxi, no sul da China.
Como um subevento da 20ª Expo China-ASEAN e da Cúpula de Negócios e Investimentos China-ASEAN, o fórum teve como objetivo promover oportunidades de comércio eletrônico transfronteiriço e o novo ecossistema industrial entre a China e os membros da ASEAN. Mais de 300 representantes governamentais, especialistas e acadêmicos, membros da indústria e principais empresas de plataformas de comércio eletrônico da China e dos países membros da ASEAN participaram do fórum.
Novos serviços e projetos estão sendo divulgados no fórum. Os destaques incluem o lançamento de um centro de serviços de comércio eletrônico transfronteiriço de canal digital para fornecer uma solução completa para as crescentes necessidades de serviços de comércio eletrônico transfronteiriço das empresas chinesas e da ASEAN.
Também foi inaugurado o centro de intercâmbio de comércio eletrônico do parque industrial de economia digital China-ASEAN, destinado a acelerar a formação de talentos do comércio eletrônico digital e promover a cooperação.
Os novos programas ajudarão a satisfazer a crescente procura de comércio electrónico transfronteiriço entre a China e a ASEAN, impulsionada pela construção da versão 3.0 do acordo de comércio livre China-ASEAN e pela implementação da Parceria Económica Regional Abrangente, e irão levar a cooperação a um novo estágio, disse Wang Peng, pesquisador associado da Academia de Ciências Sociais de Pequim, ao Global Times no domingo.
A tendência geral nos últimos anos tem sido o crescimento contínuo do comércio eletrônico transfronteiriço, com uma variedade crescente de tipos, disse Wang.
“No passado, pode ter sido mais focado na China importar produtos agrícolas e secundários do Sudeste Asiático, enquanto exportava um grande número de produtos industriais leves. Mas agora há também uma quantidade significativa de serviços e comércio digital”, disse Wang.
Guangxi e ASEAN no comércio eletrônico têm acelerado. Em 2022, o comércio eletrônico transfronteiriço total em Guangxi situou-se em 17,96 mil milhões de yuans (2,46 mil milhões de dólares), com um crescimento anual de 89,8%. As importações e exportações com membros da ASEAN representaram mais de 90 por cento do total.
Nos últimos anos, Guangxi, na fronteira com o Vietname, desenvolveu vigorosamente o comércio eletrônico transfronteiriço, com 12 cidades da região autónoma a serem aprovadas como zonas piloto nacionais abrangentes para o comércio eletrônico transfronteiriço. Oito cidades estão incluídas no programa piloto para importações retalhistas de comércio eletrônico transfronteiriço.
Além disso, Guangxi criou 20 armazéns internacionais de comércio eletrônico transfronteiriço em países como a Tailândia e o Vietname, como parte dos esforços contínuos para acelerar a construção de um sistema logístico de comércio eletrônico transfronteiriço e de um centro central direcionado para a região da ASEAN.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Especialista aponta declínio na confiança dos investidores em altcoins gamificadas
Guru de negociação cripto, Alexander Klinkov: bitcoin chegará a US$ 100 mil em 2025