Você está se perguntando o que é melhor – comprar BTC diretamente ou comprar ETFs Bitcoin recentemente aprovados? Vamos descobrir.
Um fundo negociado em bolsa (ETF) Bitcoin à vista tem sido um dos tópicos mais quentes nos últimos anos. Muitas empresas de investimento, tanto tradicionais quanto voltadas para criptografia, têm apresentado vários pedidos à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos repetidamente.
Tem sido uma batalha árdua que durou muitos anos, até que em 10 de janeiro de 2024, a SEC finalmente deu luz verde e deu luz verde a um total de 11 aplicações de ETF Bitcoin.
Com a aprovação já um fato, agora é fundamental explorar um assunto muito importante – a diferença entre comprar um ETF Bitcoin à vista e comprar Bitcoin diretamente e o que pode ser melhor para você.
Aqui está uma tabela rápida de comparação entre ambos, enquanto o artigo a seguir fornece uma visão mais aprofundada.
O que é um ETF Spot Bitcoin?
Os fundos negociados em bolsa têm sido uma pedra angular no mundo das finanças tradicionais durante muitos anos.
Em essência, um ETF representa uma cesta (ou indivíduo) de ativos e é negociado em bolsa exatamente como uma ação normal. Ele pode acompanhar o preço de vários tipos de ativos, incluindo, entre outros, títulos, commodities ou outros ativos. Ele pode rastrear vários ativos ou apenas um (como é o caso do ETF Bitcoin à vista).
No caso dos ETFs Bitcoin, eles fornecem um veículo de investimento tradicional e bem conceituado para ganhar exposição ao preço do BTC.
Existe, no entanto, uma diferença técnica entre o próprio ETF e o ativo que ele rastreia. Dado que o próprio ETF é um produto autónomo – tem um mercado próprio e é negociado independentemente do ativo que o sustenta. É por isso que pode haver uma diferença entre o preço do ETF e o valor patrimonial líquido (NAV) do produto subjacente.
Existem outras conclusões importantes que caracterizam os fundos negociados em bolsa Bitcoin, então vamos dar uma olhada em um resumo abrangente.
Negociações em bolsas tradicionais como a Bolsa de Valores de Nova York
Como o ETF é um produto de investimento tradicional, ele é negociado em bolsas regulamentadas de Wall Street, como a Bolsa de Valores de Nova York. Os ETFs não são negociados em bolsas de criptomoedas como a Binance.
Os investidores não possuem o BTC subjacente
Possuir um ETF não concede propriedade ao produto subjacente. Pense nele como um ativo sintético construído sobre o BTC e que monitora seu preço. Os investidores que compram o ETF não precisam se preocupar em armazenar e guardar o BTC.
As ações do ETF são garantidas pelo BTC, que pertence e é armazenado pelo fornecedor do ETF.
Existem taxas de aquisição dependendo do fornecedor de ETF
Existem vários ETFs Bitcoin, e cada um deles vem com taxas diferentes estipuladas pelo provedor. No caso do ETF Bitcoin (IBIT) da BlackRock, há uma taxa de patrocinador de 0,25% (aplicam-se T&C).
Gerenciado pelo provedor de ETF
Os ETFs são administrados pelas empresas que os lançam. Eles podem obter apoio se não atenderem a determinados critérios e também podem alterar as taxas por sua própria vontade.
Negociações dentro do horário comercial tradicional dos EUA
Como os ETFs são negociados em bolsas tradicionais e regulamentadas dos EUA, como a NYSE, eles só podem ser acessados ??durante o horário normal de negociação nos EUA.
Pode haver uma diferença de preço ETF/NAV
Pode haver uma diferença de preço entre o ETF Bitcoin e o preço do Bitcoin no mesmo dia. Isto ocorre porque os ETFs são negociados em mercados separados, que determinam o seu preço atual.
Prós e contras de um ETF Bitcoin
As características acima são específicas dos ETFs Bitcoin e trazem certas vantagens e desvantagens.
Prós:
- Produto financeiro regulamentado
- Pode ser incluído em carteiras especializadas como aposentadoria ou 401(k)
- Apoiado por fornecedores regulamentados e respeitáveis ??como BlackRock
Contras:
- Os investidores não possuem o BTC subjacente
- Pode haver um prêmio no ETF em comparação com o BTC NAV
- Horário de negociação limitado e taxas mais altas
Comprando BTC diretamente
Ao contrário dos ETFs, a compra direta de Bitcoin fornece a você a propriedade do BTC, independentemente de você comprá-lo em uma bolsa ou P2P.
Claro, se você comprar através de uma bolsa como a Binance, você deve considerar a autocustódia. Isso significa que você deve retirar seu BTC da exchange e transferi-lo para uma carteira fria como Trezor ou Ledger, onde você controla as chaves privadas.
Na criptografia, há um ditado popular que diz o seguinte:
“Nem suas chaves, nem seu Bitcoin.”
Isso também traz certas responsabilidades. Manter sua criptografia segura pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente se você não tiver experiência anterior.
Assim como acontece com os ETFs, comprar Bitcoin diretamente tem suas especificidades. Aqui está um rápido resumo.
Negociações em bolsas de criptomoedas
Você não pode comprar Bitcoin na Bolsa de Valores de Nova York. Você tem que usar uma troca de criptomoedas. Os mais populares são Binance (fora dos EUA) e Coinbase (EUA).
Os investidores obtêm propriedade direta do BTC
Depois de comprar BTC à vista em uma bolsa de criptomoedas – você o possui. Você pode transferi-lo da bolsa para um armazenamento refrigerado ou usá-lo para negociar com outras altcoins, como Ethereum.
As taxas de aquisição variam entre as exchanges de criptomoedas
Ao contrário dos ETFs, não há taxa de patrocinador. Existem, no entanto, taxas de negociação associadas à compra e venda de BTC, e elas variam de acordo com a bolsa de criptomoedas escolhida.
Gerenciado por você
Como você possui total propriedade sobre o BTC que comprou, você também é responsável por sua segurança. A autocustódia apresenta certos desafios e é fundamental que você aprenda sobre armazenamento refrigerado e como manter sua criptografia segura.
Negociações 24 horas por dia, 7 dias por semana, independentemente do horário de trabalho tradicional
As bolsas de criptomoedas funcionam 24 horas por dia, portanto não há limitações em termos de horário de negociação ou fins de semana.
Exposição direta ao preço do BTC
Você não precisa se preocupar com diferenças no preço do ETF e no valor do ativo líquido. Você está tão exposto ao preço do BTC quanto é fisicamente possível.
Prós e contras de comprar BTC diretamente
Aqui estão as vantagens e desvantagens:
Prós:
- Você obtém propriedade direta do BTC que compra
- Você pode obter controle total por meio da autocustódia
- Horário de negociação ilimitado e taxas mais baixas
Contras:
- Armazenar seu BTC pode ser desafiador e requer maior conhecimento técnico
- Não é possível incluí-lo em planos de aposentadoria tradicionais e 401(k)
- Não reconhecido como instrumento financeiro
Bitcoin ETF versus comprar BTC diretamente: o que é melhor?
O texto acima compreende as diferenças mais essenciais entre um ETF Bitcoin à vista e a compra direta de BTC.
Não há uma resposta sobre qual é o melhor e depende fortemente das preferências e necessidades individuais do investidor.
Por exemplo, se você não entende de tecnologia, não está interessado em negociar BTC contra outras altcoins, deseja exposição de longo prazo sem ter que se preocupar em manter sua criptografia em segurança e não se importa com as taxas mais altas, um ETF pode ser o melhor opção.
No entanto, se você é bem versado no campo de criptografia e prefere a propriedade direta do BTC porque deseja armazená-lo com segurança em sua carteira fria ou deseja negociá-lo ativamente contra outras altcoins, então talvez comprar BTC diretamente seja o caminho para ir.
Para compra e venda de Criptomoedas de forma rápida e segura, conheça a exchange Bingx.
Proteja Seus Ativos