Este é um guia detalhado passo a passo sobre como escrever um white paper para uma oferta inicial de moeda (ICO), Oferta Inicial de Troca (IEO), um projeto de blockchain ou, de fato, quaisquer outros motivos. Uma análise de alguns dos white papers bem-sucedidos está incluída, com atenção especial aos seus estilos, estruturas e contornos.
Também forneço e explico alguns modelos de white paper.
Escrevo este guia como alguém que trabalhou em vários white papers e como um escritor especializado em blockchain que teve que ler pelo menos vários white papers todo mês.
Então, eu sei alguma coisa sobre escrever um white paper.
O que é um white paper?
Primeiro as coisas mais importantes. O que é um white paper?
Um white paper é um documento que fornece informações sobre um determinado tópico, questão ou produto. Ele também pode propor, introduzir, explicar ou justificar uma inovação tecnológica para um público-alvo.
Sua origem está na política, no entanto. O termo white paper foi usado pela primeira vez para descrever um documento elaborando uma questão, posição ou processo legislativo no Reino Unido no início do século XX.
Ao longo dos anos, ele foi adotado para negócios e, particularmente, para marketing.
De particular interesse para nós, no entanto, é seu uso como uma ferramenta de marketing e comunicação para ofertas iniciais de moedas (ICOs), aplicativos descentralizados e outros projetos relacionados a blockchain.
Nós o vemos como um documento que transmite informações sobre uma nova teoria, arquitetura, design ou processo de blockchain.
É importante esclarecer que nem todos os white papers são sobre levantar capital, mesmo dentro do espaço cripto. Muitos são usados para passar informações para a comunidade de usuários ou entusiastas. De fato, o primeiro uso de um white paper no espaço cripto foi para anunciar e informar.
O nascimento da revolução do blockchain foi anunciado ao mundo por meio do white paper do Bitcoin que Satoshi Nakamoto publicou em outubro de 2008 em uma lista de discussão sobre criptografia.
Isso iniciou uma tradição dentro do espaço blockchain de usar um white paper para anunciar novos conceitos, teorias e aplicações. Isso também tornou a escrita de white papers uma habilidade muito valiosa.
Mesmo quando um white paper não é para arrecadação de fundos, ele deve ser bem escrito, pois isso determina se sua mensagem será recebida.
Qual é a diferença entre um white paper e outras formas de conteúdo?
Por que você deveria considerar escrever um white paper, não uma postagem de blog ou um comunicado à imprensa?
Embora um white paper seja uma ferramenta de marketing, ele copia o tom e o estilo de um artigo acadêmico ou de periódico. Ele dá à sua mensagem uma aparência e sensação formais, o que é importante, especialmente quando você não está tentando contornar a lógica do leitor ou puxar suas cordas do coração — mesmo que você ainda faça isso. Você respeita um leitor que leva sua abordagem lógica para questões mais a sério.
Além disso, embora faça parte de um funil de vendas, é mais educativo do que promocional. Ele deve injetar suas ideias em uma conversa séria sobre um tópico específico.
Funções de um white paper
Em essência, um white paper faz estas três coisas:
- Ela introduz uma nova ideia, conceito ou solução.
- Ele explica a nova ideia, conceito ou solução em detalhes,
- Ele justifica a nova ideia, conceito ou solução.
O white paper deve deixar o leitor, o mais cedo possível, ter uma visão geral da ideia, conceito ou solução. Ele também deve deixar o leitor saber o que o conceito introduzido interrompe ou muda.
Então, o white paper deve levar o leitor aos bastidores e explicar como o novo conceito funciona e os processos envolvidos. Ele deve dividir e explicar todas as partes que formam o todo e como todas elas se interagem.
Justificar uma nova ideia, conceito ou solução é provavelmente a função mais importante de um white paper. No caso de projetos relacionados a blockchain, ele frequentemente justifica e explica os motivos da solução que você está construindo e do token que você está emitindo.
De fato, os white papers mais eficazes justificam adequadamente a existência do projeto e a moeda que estão emitindo para levantar fundos. Mais importante, justificam os benefícios que aqueles que compram o projeto podem obter.
Infelizmente, a maioria dos white papers publicados não justificam nem o projeto nem o token que buscam vender ou lançar. Isso nos faz concluir que os apoiadores têm pouca chance de recuperar seu investimento. Qualquer investidor que tenha essa impressão não comprará nem aceitará a moeda de um projeto.
Um white paper também faz um ótimo trabalho de justificar e explicar por que a equipe por trás do projeto é a mais adequada para trabalhar nele. Há um velho ditado empreendedor que diz que as pessoas compram você, não seus produtos. O que significa que elas compram seu produto porque estão confiantes sobre sua competência.
Não há lugar onde isso seja mais verdadeiro do que com projetos de blockchain. Muitos investidores compram um token ou colocam dinheiro em um projeto simplesmente porque veem um nome que reconhecem na equipe ou estão convencidos de que a equipe pode entregar o projeto.
Um white paper oferece uma oportunidade de mostrar a capacidade e a habilidade da equipe por trás de um projeto. Ele faz isso por meio de biografias detalhadas dos membros críticos da equipe e da impressão que o documento cria. Uma explicação abrangente, completa, realista e clara faz os leitores acreditarem que as pessoas por trás do projeto sabem o que estão fazendo.
O ponto é que um white paper é um documento que justifica coisas. Ele ajuda um público-alvo a entender um problema, conceito ou projeto para que eles possam tomar as decisões certas.
Etapas de redação do white paper
Etapa 1: Identifique seu principal leitor-alvo
Antes de começar a escrever um white paper para seu projeto, você deve deixar claro quem você quer ou espera que o leia. Fale com o máximo de pessoas envolvidas com o projeto possível para identificar essa pessoa.
- É uma pessoa comum na rua?
- É um investidor profissional em criptomoedas?
- É um desenvolvedor que pode querer usar a tecnologia para projetar outras soluções?
- É um executivo de negócios que pode influenciar sua empresa a comprar a tecnologia que você está desenvolvendo?
- Ou existem várias categorias de leitores-alvo?
Depois de decidir quem você está direcionando com seu white paper, você deve construir um perfil detalhado deles. Os pontos para orientá-lo ao fazer isso incluem:
- A faixa etária deles
- Seu provável gênero
- A ocupação deles
- Onde eles vivem
- Hobbies e interesses
- Problemas e preocupações que enfrentam e precisam ser resolvidos
- Seu nível de educação
- O nível de compreensão da tecnologia que você está explicando no white paper
Entender seu leitor-alvo usando esses pontos é útil em termos de combinar sua oferta com suas necessidades e explicar conceitos em seu nível de compreensão. Por exemplo, usar termos técnicos específicos do setor será apropriado se você tiver como alvo desenvolvedores e especialistas em criptografia.
No entanto, se o seu leitor-alvo for uma pessoa comum que precisa de mais conhecimento técnico, você deve adaptar o artigo adequadamente para que ela o entenda.
Também acontece que, frequentemente, a solução que você descreve em seu artigo é um B2B; portanto, você tem negócios e empreendimentos em mente como alvo. Seria melhor se você ainda criasse um perfil de seus empreendimentos alvo. Considere coisas como seu tamanho, a indústria onde operam e seu mercado.
Mas ainda assim, mesmo quando seu documento é direcionado a uma empresa, instituição ou negócio, ele será lido por uma pessoa física. Você tem que identificar essa pessoa física. Idealmente, você deve direcionar a pessoa que provavelmente influenciará a decisão da instituição.
Localização do white paper
É muito fácil mirar em um único tipo de leitor. Infelizmente, quando você escreve um white paper, você mira em mais de um perfil de leitor. Você pode mirar em investidores que você precisa para apoiar seu projeto e desenvolvedores e empresas que você espera que usem sua tecnologia.
Também é verdade que a maioria dos projetos de blockchain são globais. Eles têm como alvo públicos além das fronteiras internacionais, criando um desafio ao atingir o público-alvo.
Você espera que pessoas de diferentes culturas, realidades locais e até mesmo idiomas leiam seu white paper. Isso, no entanto, não significa que você deve jogar as mãos para o alto e desistir. Você tem recurso. Você faz o que é chamado de localização de white paper.
A localização do white paper, em parte, envolve traduzi-lo para vários idiomas de acordo com a demografia que você está almejando. As traduções precisam ir além da linguística e incluir o uso de analogias locais, exemplos e normas sociais para ressoar com o leitor-alvo.
A localização também inclui escrever versões diferentes no mesmo idioma, direcionadas a categorias variadas de leitores. Você pode ter uma cópia não técnica para investidores e patrocinadores comuns, onde você explica o projeto com mais ênfase em como os patrocinadores podem se beneficiar se investirem seu dinheiro. E você faz isso de uma forma que eles entendam os conceitos envolvidos sem ter que saber como a tecnologia funciona nos bastidores.
Você pode ter outra versão direcionada a desenvolvedores, onde você explica os aspectos técnicos e tudo o que está por baixo dos panos. Você explica como eles podem usar a solução que você oferece para seus projetos. Esta versão pode ser tão técnica quanto um desenvolvedor, que deve tomar as decisões certas para fazer parte do projeto.
A maioria dos white papers publicados no espaço cripto parecem e são como folhetos de marketing ou artigos de periódicos. Os primeiros geralmente são direcionados a um público menos técnico, e os últimos geralmente são direcionados a colegas especialistas com igual capacidade de entender conceitos técnicos.
White papers no espaço cripto também se enquadram entre simples folhetos de marketing e sendo revisados por pares como artigos científicos. Exemplos do último são white papers da Input Output Hong Kong (IOHK), uma startup por trás do projeto Cardano (ADA), que foram revisados por pares por especialistas em todo o mundo.
A localização do white paper é obtida pela tradução para vários idiomas e pela escrita de versões diferentes para diferentes grupos-alvo.
Etapa 2: Identifique a meta que você deseja que o white paper alcance
Ter um white paper sem uma meta clara é como não ter um white paper. Seu white paper deve ter metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado (SMART).
Algumas das coisas que você pode querer alcançar por meio de um white paper incluem:
1. Angariação de fundos
Vender tokens para levantar fundos acaba sendo o objetivo da maioria dos white papers relacionados a blockchain. Se o seu se enquadra nessa categoria, você deve escrevê-lo, sabendo que o leitor-alvo tem prioridades de onde colocar seu dinheiro, e seu projeto está longe do topo da lista.
Seu trabalho é levar seu projeto para pelo menos perto do topo desta lista de prioridades. Você deve investir alto o suficiente para que seu leitor considere seu projeto. Isso não é fácil, e o sucesso depende da sua capacidade de expressar o potencial do projeto e, mais importante, como o leitor se posiciona para recuperar seu dinheiro.
É claro que sua meta deve incluir quanto você pretende levantar, em que prazo e até mesmo de qual número de investidores.
2. Criando consciência
Muitos white papers são escritos para informar e educar os leitores. Alguns são escritos para anunciar a existência ou o lançamento de um projeto.
Um exemplo de um white paper escrito para esse objetivo é o white paper da Lightning Network, desenvolvido por Joseph Poon e Thaddeus Dryja em janeiro de 2016. Era um documento criado para apresentar à comunidade de criptomoedas uma nova maneira de dimensionar blockchains.
Bitcoin e Litecoin adotaram a Lightning Network desde então. Outros como Ethereum e ZCash foram inspirados por ela para projetar soluções de escala semelhantes, como Raiden e BOLT.
O white paper do Bitcoin foi, sem dúvida, escrito para essa função. Satoshi Nakamoto o escreveu principalmente para anunciar e criar conscientização sobre a nova invenção.
3. Para vender um produto ou serviço
Sim, você pode escrever um white paper que visa vender um produto ou serviço. A mensagem principal neste tipo de white paper é principalmente a descrição do problema que seus leitores estão enfrentando, os recursos e os benefícios do produto que você está vendendo e como ele alivia a dor deles.
Um white paper escrito para esse objetivo é muito subjetivo. Mas mesmo assim, você deve tentar evitar que ele seja excessivamente promocional.
Um exemplo de white paper escrito para vender ou introduzir um produto de mercado é o da Sirin Labs . O white paper descreve e explica como o Solarin, um smartphone habilitado para blockchain, funciona e o que ele oferece aos usuários.
Etapa 3: Identifique quem vai escrever o white paper
Seria melhor pensar em quem escreverá o white paper. A situação ideal é que aqueles que projetam a solução sejam os que redigem o documento, e então um escritor especialista ajuda a torná-lo apresentável.
Isso significa que o designer, engenheiro ou desenvolvedor deve criar o primeiro rascunho se for um protocolo. É ainda melhor se for escrito em conjunto pela equipe por trás do projeto e não individualmente.
Os textos escritos pelas pessoas que identificaram o problema e estão projetando a solução dão ao white paper nuances que passam facilmente despercebidas se outra pessoa os estiver escrevendo.
No entanto, designers, engenheiros e desenvolvedores geralmente estão ocupados demais para encontrar tempo para escrever um white paper. Eles devem desviar a atenção de suas funções principais e aprender como escrever um, o que não é o ideal.
As equipes de desenvolvimento muitas vezes são forçadas a delegar tarefas à equipe de marketing ou até mesmo a pessoas de fora.
Embora essas duas opções possam funcionar e até mesmo produzir um white paper atraente, o processo deve ser delineado, e a escrita monitorada de perto por alguém de dentro. Se a pessoa que escreve o white paper não faz parte da equipe técnica que desenvolve o produto, ela deve obter muita orientação de alguém que faz.
Eles devem até mesmo ter permissão para participar das reuniões da equipe técnica. Mais importante, eles devem ser encorajados a fazer perguntas, por mais básicas e diretas que sejam, durante essas reuniões. A equipe também deve ser solicitada a acomodar o escritor. É muito fácil ficar frustrado quando alguém em suas sessões faz perguntas que têm respostas autoevidentes.
O escritor também deve ter acesso a pelo menos um técnico, desenvolvedor ou engenheiro, a quem ele pode fazer perguntas de esclarecimento sempre que tiver problemas.
Além de obter melhores resultados e precisamente o tempo de white paper que você precisa, a outra razão pela qual é uma ideia melhor ter a equipe interna escrevendo o white paper é que contratar o melhor redator de white paper de fora é caro. Ter um bom redator trabalhando no seu white paper custa algo entre US$ 1.000 e US$ 5.000.
Você também não precisa convidar alguém para a equipe e deixá-lo assistir enquanto você seleciona informações que não são destinadas a pessoas de fora.
O meio termo entre escrever o white paper você mesmo e contratar um especialista é fazer o primeiro rascunho você mesmo e então pedir para o especialista lidar com as edições e estruturação. Esta opção permite que você forneça as nuances certas para o white paper enquanto, ao mesmo tempo, recorre a serviços de copywriting de especialistas de fora.
Dessa forma, você também tem a oportunidade de decidir quais informações chegam ao escritor ou ao editor.
Isso também reduz o custo de produção, pois o preço que você pagará estará longe do que pagaria se tivesse todo o documento redigido por alguém de fora.
Quer você esteja contratando um editor ou um escritor para trabalhar no white paper, certifique-se de que seus briefings sejam detalhados e precisos o suficiente. Muitas vezes, um escritor produzirá um conteúdo excelente, mas ele difere do que você tem em mente, levando a decepções. Coloque tudo em sua mente em seu briefing e certifique-se de que as expectativas estejam bem definidas.
Etapa 4. Identifique a estrutura do seu white paper
Antes de começar a trabalhar no seu white paper, ou pelo menos depois que o primeiro rascunho estiver pronto, é importante decidir a estrutura geral ou o formato que ele deve ter. A maneira como você organiza suas ideias e as faz seguir umas às outras impacta a forma como os leitores compreendem o documento.
Uma boa estrutura enfatiza os pontos certos nas junções certas.
Os modelos brancos que exploramos abaixo são construídos em estratégias de copywriting testadas e comprovadas para funcionar com outras formas de conteúdo. É possível escrever um white paper com pouco conhecimento sobre esses modelos, mas ainda assim fazê-lo fluir em um ou outro. No entanto, conhecê-los e tentar conscientemente aplicar um que se encaixe melhor no seu conteúdo melhorará a eficácia do seu white paper.
Os modelos de white paper mais comuns que podem ser vistos em white papers publicados são Antes — Depois — Ponte , Problema — Agitar — Resolver , Recursos — Vantagens — Benefícios e Atenção — Interesse — Desejo — Ação (AIDA) .
Exploramos cada um deles em detalhes abaixo. Também olhamos para exemplos de white papers que usam cada um.
1. Antes — Depois — Ponte
Este é um modelo de white paper perfeito para apresentar uma solução para um problema que um leitor provavelmente nunca pensou. A maioria das empresas existe porque são boas em convencer sua clientela de que um problema existe e oferecer uma solução.
Portanto, é importante descobrir, enquanto você escreve seu white paper, se o problema que você está tentando resolver é um que seu leitor-alvo reconhece à mera menção. Ou é um que eles provavelmente precisam que você os conscientize porque eles nunca o reconheceram.
Se for o último caso, então sua apresentação deve estar no formato Antes-Depois-Ponte , e aqui está o que eles significam;
Antes — Esta será a primeira seção do seu white paper. Nela, você descreve o mundo do leitor como ele é agora. Forneça o máximo de detalhes possível para criar uma lacuna onde sua solução se encaixe ou destaque uma lacuna que deve ser corrigida para que o mundo seja perfeito.
Depois – Nesta seção, você pintará um mundo onde o problema que você destacou e destacou na primeira seção está resolvido. Isso ajudará os leitores a imaginar esse mundo e o quão melhor ele é do que o que eles conhecem.
Ponte — Esta é a última seção, onde você descreve sua solução como o que torna o mundo novo e melhor possível. Descreva o design da solução, o protocolo e o processo de implementação em relação à capacidade do leitor de compreender os aspectos técnicos. Em essência, nesta seção, você apresenta sua solução como a ponte entre o mundo atual e o possível mundo melhor.
Um exemplo de white paper que usa esse modelo é o que apresenta o projeto Bancor.
Curiosamente e indicativamente, o artigo começa com esta frase: “Vivemos em um mundo onde qualquer um pode publicar um artigo, uma música ou um vídeo, criar um grupo de discussão e até mesmo administrar um mercado online.” Ele começa descrevendo o mundo que o leitor já conhece.
Na introdução, o artigo do Bancor alerta o leitor sobre o problema da troca de tokens digitais criados no blockchain.
Na época de sua publicação, muitas pessoas não consideravam a troca de um token de ICO por outro um problema. Muitos ainda estavam animados com a possibilidade de ter tokens digitais que não fossem controlados centralmente. No entanto, após ler a primeira parte do white paper, eles veem uma enorme lacuna que precisa ser preenchida.
Na segunda seção, o artigo do Bancor descreve uma possível realidade. Ele descreve os tokens inteligentes ERC 20 que descobrem seus preços de mercado e fornecem liquidez para compra e venda. Nesta seção, a equipe mostra a tecnologia que pode resolver o problema identificado na primeira seção.
Enquanto o protocolo Bancor é mencionado nas duas primeiras seções, é somente na última parte que ele é descrito em detalhes. Ele também está na terceira seção, onde é vendido como um produto para o leitor.
O Bancor levantou US$ 153 milhões usando este white paper.
Convido você a ler o White Paper do Bancor aqui .
2. Problema — Agitar — Resolver
Este é um modelo de white paper padrão, especialmente para conteúdo escrito para fins de marketing. É útil porque não só cria primeiro uma imagem clara do problema para o leitor, mas também, até certo ponto, o assusta a abraçar a solução. E como sabemos, o medo é um sentimento poderoso. Nenhum o supera em fazer as pessoas darem um passo.
Quando bem feito, deixa os leitores mais do que preparados para a solução. Eles acabam esperando por ela.
Vamos dividir as três seções.
Identifique um problema —Nesta seção, que geralmente tem o subtítulo ‘ introdução’, você descreve o problema ao leitor em termos claros e com o mínimo de ambiguidade possível. Embora a seção possa ter várias páginas, o leitor deve ter uma visão geral do problema nos primeiros parágrafos.
Agite o problema — Nesta seção, o leitor vê a parte mais feia do problema. O pior cenário é apresentado com o leitor idealmente feito para ser aquele em risco. Exemplos mostram como isso afeta negativamente negócios, vidas ou processos. Números, gráficos e estatísticas mostram o quão ruins ou feias as coisas podem ficar.
Solucione o problema — Esta seção apresenta a solução para o problema. Nesta seção, seu projeto ou empresa se torna o herói que salvou o dia. Esta é geralmente a seção mais significativa para muitos projetos que usam o modelo de white paper Problem-Agitate-Solve.
Um exemplo de white paper escrito usando este modelo é o Status project white paper . O paper ajudou a levantar US$ 108 milhões.
O white paper Status tem uma introdução explicando os problemas gerais que os usuários de sites de redes sociais enfrentam. Ele descreve coisas como bots distorcendo narrativas e discussões no Twitter.
Na segunda seção, o artigo divide os papéis dos três stakeholders em redes sociais legadas. O objetivo final é mostrar como o usuário é o maior perdedor quando seus dados são comprados e vendidos sem consentimento explícito.
Na terceira seção, o artigo apresenta a solução para os usuários de redes sociais serem vulneráveis ??e apenas produtos. Ele explica como os planos de status para tornar os usuários finais stakeholders em vez disso.
3. Características — Vantagens — Benefícios (FAB)
Este é outro modelo de white paper que você pode usar. Ele foca mais na solução que você apresenta ao leitor ou ao cliente-alvo. Isso é mais adequado quando a solução que você está apresentando é destinada a um problema quase óbvio para o leitor.
Recursos — A primeira seção do white paper vai detalhar e descrever os recursos da sua solução. Por exemplo, se você estiver introduzindo um novo blockchain, você descreverá o processo de mineração ou consenso, a arquitetura de rede e o design da carteira.
Vantagens — Nesta seção, você descreverá o que dá à solução uma chance maior de sucesso. Ainda assim, em seu novo blockchain, você pode descrever a capacidade da equipe por trás dele, bem como a resiliência da tecnologia que você está usando.
Benefícios — Esta é a parte mais crítica porque é o que venderá sua solução. As pessoas estão sempre interessadas em como algo torna suas vidas melhores. Descrever benefícios é sobre mostrar às pessoas como a solução melhorará a qualidade de suas vidas ou negócios.
Ainda assim, com o novo exemplo de blockchain, você pode mostrar como a transação deles será confirmada mais rapidamente, e eles não terão que esperar, ou poderão converter de uma moeda para outra com pouco atrito ou custo.
Um projeto que utilizou este modelo de white paper é o projeto Filecoin.
Na primeira seção, o artigo detalha os recursos da plataforma de armazenamento em nuvem distribuída. Logo na introdução, somos apresentados aos componentes dos projetos: rede de armazenamento descentralizada (DSN), nova prova de armazenamento , mercados verificáveis e prova de trabalho útil .
Em seguida, ele explica em detalhes como cada componente dá à plataforma uma vantagem sobre outras plataformas no mercado.
As seções finais do artigo descrevem e enumeram o que as partes interessadas podem ganhar com o protocolo.
O projeto Filecoin levantou US$ 257 milhões com a ajuda deste white paper. Convido você a ler o white paper aqui .
O slogan
O Google define um slogan como “uma frase de efeito ou slogan, especialmente como usado em publicidade, ou a piada de uma piada”. É importante ter um para seu white paper. Deve ser a segunda coisa a vir no papel depois do nome do seu projeto.
Embora o slogan deva ter rimas e ritmo para soar agradável ao ouvido quando lido, o componente mais importante é dizer do que se trata o projeto com o menor número de palavras possível. Apenas lendo seu slogan, um leitor deve ter uma ideia clara do projeto e do que você está tentando alcançar.
De fato, o slogan faz uma promessa, e o leitor lerá o white paper esperando ver sua concretização.
Bancor escolheu ‘ Liquidez Contínua para Tokens Criptográficos por meio de seus Contratos Inteligentes ‘.
Para a Tezos, é um ” livro-razão criptográfico auto-modificável “.
Enquanto isso, o Sirin Labs diz: ‘ eletrônicos de consumo seguros e de código aberto para a era do blockchain ‘.
Em todos esses exemplos, a ideia no white paper é comprimida em uma única linha. Embora seja a primeira linha no white paper, é melhor escrevê-la por último, depois que o documento estiver pronto. Mas você pode ter um rascunho dele, que atuará como um pilar orientador enquanto você escreve o white paper. Então, ele é refinado no final da escrita do documento.
Resumo Executivo, Visão Geral, Resumo
Esses três significam quase a mesma coisa, mas encontrar um white paper com um resumo e um resumo executivo é comum. No entanto, uma olhada nos white papers mais bem-sucedidos mostra que apenas um é frequentemente usado.
A diferença pode ser deduzida do espectro entre o mais formal e o menos formal. O resumo é o mais formal, pois é usado em escrita científica, e a Visão Geral é o menos formal em white papers do tipo brochura.
Um deles informa seu uso se seu white paper é muito técnico ou pouco técnico — para fins de marketing, em grande parte. Também depende do leitor-alvo. Se você tem como alvo a pessoa na rua como o leitor principal, então uma visão geral é uma escolha melhor.
Usar um resumo executivo pode ser uma boa ideia se você estiver mirando empreendedores como seu leitor principal. Se você mira engenheiros, acadêmicos ou desenvolvedores como leitores principais e quer expor sua inovação, então o resumo é mais adequado.
Embora a seção Resumo, Visão Geral ou Resumo tenha como objetivo fornecer o formato curto do white paper, ela deve cobrir apenas a solução que você está fornecendo, seus recursos e benefícios.
Embora mencionar o problema pareça uma boa ideia, analisar os white papers que atingiram seus objetivos com sucesso mostra uma tendência de concentração nos recursos e benefícios.
Fórmulas matemáticas, cálculos e gráficos
Usar cálculos matemáticos para mostrar como suas soluções funcionam ou seu processo dá ao seu artigo muita credibilidade. É opcional, no entanto, que você os tenha, especialmente se o público-alvo principal for um investidor ou uma pessoa na rua.
E mesmo quando você estiver escrevendo um white paper técnico, a hipótese e os cálculos não devem parecer forçados a dar uma olhada no seu paper. Eles devem servir a uma função crítica na disseminação de informações.
Resumindo, use gráficos e equações para ajudar a transmitir sua mensagem, não apenas porque você os viu em outros jornais.
Uma isenção de responsabilidade legal
É importante, especialmente se você estiver buscando financiamento para apoiar seu projeto, incluir um aviso legal informando os investidores sobre algumas de suas obrigações e responsabilidades e aquelas que eles têm.
Um advogado deve redigir esta parte, ou ela deve ser pelo menos aprovada por um. Esta parte tem o objetivo de protegê-lo de litígios legais se os investidores perderem dinheiro por causa de um julgamento ruim sobre seu projeto.
Conclusão
Tenha o white paper revisado por um editor profissional. Isso ajudará a detectar erros gramaticais e factuais.
A última coisa que quero que você faça é reconhecer que o poder das regras e regras práticas neste post é saber como e quando quebrá-las. Conheça as regras, então quebre-as criativamente.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
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