O mercado de criptomoedas continua a se movimentar de forma dinâmica, com diferentes ativos mostrando sinais relevantes de comportamento em meio a variáveis econômicas e inovações tecnológicas. No Bitcoin (BTC), os dados on-chain sugerem um iminente choque de oferta e demanda, com os mineradores reduzindo o volume enviado às exchanges. Por outro lado, baleias ainda aproveitam níveis mais baixos para acumular. Ethereum (ETH) segue mostrando estabilidade com suporte de soluções de segunda camada, enquanto novos players como SUI, Ronin (RON) e Near (NEAR) ganham tração com promessas de inovação em escalabilidade e eficiência.
BTC: Apesar de o Bitcoin ainda não ter precificado como parte do mercado esperava, os sinais sobre o choque entre oferta e demanda vão ficando mais aparentes. Quando a gente busca os dados on-chain, o volume de BTC enviado às exchanges pelos mineradores está cada vez menor. Esse é um claro sinal de que o halving está impactando as receitas deste grupo. Na outra ponta, as baleias até estão em um ritmo mais lento, mas ainda comprando BTC nos níveis mais baixos dos US$ 50 mil. Ou seja, a escalada deste choque e um possível rompimento de preços parece estar se aproximando.
SUI: A SUI ganhou certa tração nos últimos meses, se posicionando como uma “Solana killer”. Ou seja, a rede promete uma escalabilidade, velocidade e eficiência muito alta para o desenvolvimento de dApps e soluções DeFi. Recentemente, a GrayScale anunciou o lançamento de um fundo de SUI. Mesmo que os produtos da GrayScale não sejam os melhores– vide o que está acontecendo com seus ETFs de BTC e ETH –, este é o primeiro caminho para uma entrada de investimento institucional, ainda não existente no restante do mercado.
ETH: As apostas sobre o Ethereum ainda podem permanecer em jogo. A rede tem mostrado um nível de estabilidade muito forte e, com o apoio das soluções de segunda camada, a rede principal também conseguiu mitigar bastante seus desafios de altas taxas e tempo de transação. Hoje, a média da blockchain do ETH finaliza transações em cerca de 30 segundos e um custo na casa dos US$ 0,60. Os ETFs também estão quase em um zero a zero, com poucas entradas e saídas. A depender dos gatilhos, o investidor institucional pode decidir por realizar aportes mais consistentes nesses fundos.
RON: O setor de jogos tem apresentado um bom desempenho em termos de projeto, com a Ronin sendo um destaque importante em relação à concorrência. O token disputa não só com protocolos novos, como a Near, mas também contra as gigantes BNB Chain, Polygon e TON. Mesmo assim, ela é quem detém o maior número de usuários ativos diariamente, com mais de 1,3 milhão de devs e players.
NEAR: Recentemente, a NEAR mostrou um avanço de preços, se apoiando em uma importante atualização chamada Nightshade 2.0. Esta é uma proposta bastante técnica, que visa melhorar não só a escalabilidade, mas também a descentralização da rede. Para isso, foi reduzido o volume necessário para se tornar um validador oficial dentro do protocolo, abrindo uma janela de oportunidade a novos investidores.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.