Especialista do Braza Bank, maior banco de câmbio de capital privado no Brasil, ressalta os pontos de atenção na hora de realizar a declaração
A globalização e o avanço tecnológico tornaram a movimentação de recursos e o comércio internacional mais acessíveis, o que inclui a posse e negociação de moedas estrangeiras. No entanto, para aqueles que possuem valores em outras moedas que não o Real, surge uma dúvida importante: como declarar a moeda estrangeira no Imposto de Renda?
Para esclarecer todas as dúvidas, Taísa Bilecki Dias, Head de Câmbio do Braza Bank, o maior banco de câmbio de capital privado no Brasil, ressalta que no Brasil, a legislação tributária exige que qualquer bem ou valor mantido fora do país seja declarado, independentemente de sua origem ou do montante. Isso inclui valores mantidos em contas bancárias no exterior, investimentos em moeda estrangeira ou até mesmo valores que, embora não estejam em uma conta bancária, façam parte do patrimônio do contribuinte.
“Caso o contribuinte não tenha declarado o montante, ele pode levar penalidades severas, incluindo multas e até processos por sonegação fiscal. Uma das formas mais comuns de investimentos em moedas estrangeiras são as contas bancárias fora do Brasil e, neste caso, é necessário declarar o saldo dessas contas na ficha “Bens e Direitos”, com um código específico para conta no exterior. Além disso, a moeda estrangeira precisa ser convertida para Reais na data de 31 de dezembro do ano-base, utilizando a cotação do Banco Central do Brasil”, destaca Taísa.
Considerando que a declaração já está disponível para entrega e que, nas duas primeiras semanas do período de envio, à Receita Federal recebeu 5.370.139 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025, a especialista compartilha quatro dicas importantes para facilitar o preenchimento da declaração:
Identifique os bens e direitos em moeda estrangeira: Primeiramente, o contribuinte deve listar os bens que mantêm em moeda estrangeira, como contas bancárias, investimentos em ações no exterior ou qualquer outro bem cujo valor esteja em outra moeda.
Conversão para reais: A Receita Federal exige que os valores sejam convertidos para Reais, com base na cotação do dólar ou outra moeda estrangeira na data de 31 de dezembro do ano-base. Essa cotação pode ser consultada no site do Banco Central do Brasil. Por exemplo, se você tiver US$10.000,00 em uma conta nos Estados Unidos, deverá converter esse valor para Reais, utilizando o valor da cotação do dólar de 31 de dezembro.
Declaração no programa de imposto de renda: Os valores convertidos devem ser informados na ficha “Bens e Direitos”, com o código correspondente ao tipo de ativo que está sendo declarado. Para contas bancárias no exterior, usa-se o código 30. Já para outros tipos de bens, como investimentos em ações ou imóveis no exterior, existem códigos específicos.
Declaração de rendimentos: Se houver rendimentos provenientes de moeda estrangeira, como juros de conta bancária ou dividendos de ações internacionais, esses também devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis”. É importante lembrar que, para os rendimentos no exterior, é necessário calcular e pagar o Imposto de Renda devido por meio de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), caso o valor ultrapasse o limite de isenção estabelecido.
Sobre o Braza Bank:
O Braza Bank é um banco de câmbio e pagamentos globais que nasceu em 2013 pelo nome de MS Bank. Em 10 anos, consolidaram-se como o maior banco de câmbio do Brasil em dólares movimentados, segundo dados do Banco Central do Brasil, operando mais de R$800 bilhões de mais de 7 mil empresas, 17 milhões de pessoas e 50 bancos. O Braza Bank oferece serviços de câmbio futuro, câmbio pronto, registros declaratórios, correspondência cambial e muito mais. Além disso, integra o grupo Braza, que possui uma conta global multimoedas (Braza On), uma instituição de pagamentos em Londres (Braza UK), uma filial em Portugal (Braza PT) e uma empresa de tecnologia (Braza Tech).
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.