Taxa é 6% menor que o último resultado do Estudo Consumer Pulse, da TransUnion, e reflete o cenário econômico atual
São Paulo, junho de 2025. O Estudo Consumer Pulse, com dados referentes ao primeiro trimestre de 2025, revela que 68% das pessoas entrevistadas estão otimistas em relação às finanças familiares para este ano. Apesar de parecer elevado, este índice é 6% menor quando comparado ao apresentado no quatro trimestre de 2024, refletindo o cenário econômico atual de alta da taxa de juros (Selic). O estudo é elaborado trimestralmente pela TransUnion – empresa global de informações e insights que atua como datatech, com dados da pesquisa realizada entre 6 e 28 de fevereiro de 2025.
Para os próximos seis meses, a pesquisa mostra que 36% das pessoas estão preocupadas com a inflação dos produtos do dia a dia, como alimentos, vestuário, produtos de higiene pessoal e limpeza – um aumento de 7% em comparação com o período passado. Ainda, 14% temem por seus empregos, com queda de 2%, e 13% receiam sobre a taxa de juros, atualmente em 14,75%, a maior desde 2016 e que tem como consequência a desaceleração econômica, encarecendo o acesso ao crédito e desestimulando o consumo.
Quando questionadas sobre as modalidades de crédito e empréstimos que planejam solicitar no Brasil, 36% consideram um novo empréstimo pessoal, e 25% pretendem refinanciar um empréstimo pessoal existente. “Embora não tenha sido tema alvo nas entrevistas, para os trabalhadores CLT a tendência é de uso do novo consignado privado como alternativa ao empréstimo pessoal. Desde que foi lançado, em março deste ano, já foram concedidos mais de R$ 10 bilhões¹ pelas instituições financeiras participantes. A tendência é que, para os consumidores elegíveis, o consignado privado seja a primeira opção quando estiverem buscando um novo crédito e/ou refinanciamento de uma operação existente. Os principais motivos que têm chamado a atenção do público são as taxas de juros geralmente menores do que outros tipos de empréstimo devido à garantia do pagamento, e a possibilidade de prazos mais longos, como em até 36 meses. Além disso, um fator que acelerou a adoção do produto foi a facilidade de contratação via plataformas da Carteira Digital e diretamente com as instituições financeiras participantes”, explica Helena Leite, especialista em bancos e fintechs da TransUnion Brasil.
O estudo também revela que houve mudanças nas dívidas e economias relatadas pelos consumidores em relação ao período anterior: 23% das pessoas entrevistadas tiveram um maior uso do crédito disponível – uma redução de 4%, e 21% têm quitado suas dívidas mais rápido – um aumento de 2% comparado com o período anterior.
¹ Dados divulgados pelo Minitério do Trabalho em 07/05/2025
Metodologia
A pesquisa Consumer Pulse da TransUnion realizada com 11.457 pessoas consumidoras foi conduzida de 6 a 28 de fevereiro de 2025 pela TransUnion em parceria com o provedor de pesquisa terceirizado, Dynata. Adultos com 18 anos de idade ou mais que residem no Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Guatemala, Hong Kong, Filipinas, África do Sul, Reino Unido e EUA participaram do estudo usando um método de pesquisa painel on-line em diversos dispositivos (computadores desktop, celulares e tablets). As perguntas da pesquisa foram administradas em inglês, chinês (Hong Kong), francês (Canadá), português (Brasil) e espanhol (Chile, Colômbia, República Dominicana e Guatemala). Para aumentar a representatividade nos dados demográficos dos residentes, a pesquisa incluiu cotas para equilibrar as respostas às dimensões estatísticas do censo de idade, gênero, renda familiar e região. As gerações são descritas nesta pesquisa da seguinte maneira: Geração Z, entre 18 e 28 anos; Millenials, entre 29 e 44 anos; Geração X, entre 45 e 60 anos; Baby Boomers, acima de 61 anos.
Sobre a TransUnion
A TransUnion é uma empresa global de informações e insights que oferece confiança para empresas e consumidores alcançarem grandes conquistas na economia moderna. Fazemos isso fornecendo uma visão multidimensional de cada pessoa, para que ela seja representada de maneira confiável e simétrica no mercado, promovendo maior inclusão financeira. Chamamos isso de Informação para o Bem®.
Há quase 60 anos, a TransUnion oferece soluções que ajudam a criar oportunidades econômicas, experiências valiosas e empoderamento pessoal. Contamos com mais de 13 mil colaboradores em mais de 30 países, incluindo o Brasil. Por meio de aquisições e investimentos em tecnologia, desenvolvemos soluções inovadoras que, globalmente, vão além do nosso reconhecimento como uma agência de crédito.
A empresa está presente no Brasil desde 2012, com o propósito de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em 2022, após uma década de serviços no mercado nacional, fomos autorizados pelo Banco Central do Brasil (BC) a operar como uma central de registro de informações de crédito positivo. A TransUnion cria oportunidades econômicas, empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos como Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs e Indústrias, oferecendo soluções de automação de decisões, gestão de risco de crédito e prevenção de fraudes.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.