Com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial tem sido aplicada em diversas áreas, inclusive na educação. Dados coletados em uma pesquisa do Instituto Semesp, realizada com 444 professores da educação básica em 2024, mostra que 74,8% dos docentes enxergam a IA como aliada no ensino. No entanto, apesar de observarem e considerarem os seus benefícios, apenas 39,2% utilizam essa ferramenta com regularidade em sala de aula. Essa disparidade nos dados demonstra uma distância entre o potencial da tecnologia e a sua implementação.
Neste cenário, Maria Xavier, Gestora de Educação da Fluencypass, empresa brasileira que proporciona o ciclo completo da fluência em inglês – com aulas, conversação e intercâmbio – além de opções para quem busca exclusivamente a experiência no exterior, reforça que, mesmo quem não possui acesso a cursos, a integração dos recursos tecnológicos tem revolucionado a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem. “Desde a automatização de processos para auxiliar o profissional na sala de aula até a personalização de aprendizado, a inteligência artificial serve como grande aliada dentro do ambiente escolar, impactando o dia a dia de educadores e alunos”, aponta.
Pensando nisso, a gestora traz seis benefícios do uso da inteligência artificial na educação:
1. Personalização do ensino – essa abordagem permite que o professor identifique as dificuldades de cada estudante e adapte o conteúdo e o ritmo de aprendizagem às suas necessidades. Utilizando algoritmos avançados, a IA analisa seu desempenho e compreensão, contribuindo para que esse processo seja mais eficiente.
2. Feedback instantâneo – o feedback instantâneo proporciona que os alunos recebam avaliações imediatas sobre o seu desempenho. Isso acelera todo o processo, além de fortalecer sua autonomia em relação ao próprio progresso.
3. Acesso à informação – tanto os professores quanto os estudantes possuem acesso a uma ampla quantidade de dados, fontes de informação e materiais em um tempo de busca cada vez mais curto. Com a IA, é possível aprimorar ainda mais o processo de pesquisa e análise crítica de maneira rápida, precisa e organizada.
4. Aprendizado colaborativo – o uso da IA possibilita a construção de um ambiente de aprendizado mais dinâmico e participativo, sugerindo colaborações com base nos interesses e habilidades individuais de cada aluno. Assim, promove a formação de grupos de estudo mais eficientes, além de projetos e fóruns de discussão.
5. Eficiência na gestão escolar e na avaliação – a inteligência artificial não só aprimora o aprendizado, mas também os métodos de avaliação. Dessa forma, a ferramenta pode proporcionar avaliações mais justas e abrangentes, considerando as diferentes habilidades de cada um. A gestão escolar também é beneficiada pelo uso do recurso, uma vez que os sistemas de IA podem gerenciar a administração escolar, automatizando atividades como matrículas, grades escolares, controle de presença, emissão de relatórios e outras operações administrativas.
6. Inclusão educacional – por fim, essa tecnologia pode ser projetada para oferecer suporte aos alunos com alguma necessidade especial. Assim, é possível adaptar o conteúdo, as atividades e o método de avaliação de acordo com a capacidade do estudante. Isso faz com que a educação seja mais inclusiva e personalizada.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.