Sara Paixão, Analista de Macroeconomia da InvestSmart XP
A ata do COPOM manteve o tom cauteloso em relação à política monetária, com especial atenção às tarifas comerciais aplicadas ao Brasil.
Ao longo da ata o comitê falou sobre os sinais incipientes de desaceleração na atividade econômica, ressaltando que é um fator que está em seu cenário base, uma vez que a redução na demanda agregada é essencial no processo de reequilíbrio entre oferta e demanda e, consequentemente, no arrefecimento da inflação.
O COPOM também ressaltou que durante esse processo é comum que os indicadores sejam ambíguos, pois alguns mercados reagem mais rapidamente à política monetária, como é o caso do mercado de crédito, que demonstrou moderação nos últimos dados divulgados. Já o mercado de trabalho continua com sinais de aquecimento, como mostrou a PNAD do segundo trimestre do ano, com taxa de desemprego no menor patamar da série histórica e avanço na renda real.
Em relação à inflação, o comitê ressaltou que, apesar das recentes revisões nas expectativas de inflação, as mesmas continuam acima da meta e reforçou o compromisso com a ancoragem nas expectativas. O COPOM também manteve o parágrafo sobre a importância de uma política fiscal crível.
De modo geral, a ata manteve o tom de cautela, com uma postura que ressalta a taxa Selic alta por período “bastante prolongado”. Mas, em nossa visão, vale ressaltar, que alguns fatores podem contribuir para uma redução na Selic antes do segundo trimestre de 2026, como por exemplo uma redução na taxa de juros dos Estados Unidos antes do esperado pelo mercado, dado as recentes revisões nos dados de mercado de trabalho. Além disso, é necessário avaliar os efeitos das tarifas para atividade econômica brasileira, já que podem ter efeitos baixistas, apesar de reduzidos. Por outro lado, um real mais desvalorizado pode ter efeito inflacionário, o que contribui para postergar o ciclo.
Sara Paixão, Analista de Macroeconomia da InvestSmart XP
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.