Rafael Bellas, Coordenador de Produtos da InvestSmart XP
As curvas de juros voltaram a subir, refletindo a percepção de que o Banco Central deve manter a Selic em níveis elevados por mais tempo. O mercado já projeta a taxa próxima de 15% ao final de 2025, com cortes graduais apenas em 2026. Esse movimento mostra que ainda há desconfiança quanto à convergência da inflação para o centro da meta. Na renda fixa, os títulos prefixados têm sido os mais impactados, enquanto os papéis atrelados ao IPCA mostram maior estabilidade, o que indica a busca dos investidores por proteção real em um cenário de incerteza econômica.
Com base nas taxas atuais, 13,75% ao ano para o Tesouro Prefixado 2035 e IPCA + 7,57% ao ano para o Tesouro IPCA+ 2035, a inflação implícita estimada pelo mercado está em torno de 5,75% ao ano. Esse indicador representa a expectativa média de inflação até 2035 e serve como um termômetro das percepções econômicas: quanto maior a incerteza fiscal e monetária, maior tende a ser a diferença entre as taxas nominais e reais exigidas pelos investidores.
Esse patamar elevado de inflação implícita abre espaço para diferentes estratégias. A primeira é o chamado “short inflação implícita”, voltado para quem acredita que a inflação futura será menor que os 5,75% precificados hoje. Nesse caso, o investidor aposta no carregamento dos títulos prefixados, que pagam juros fixos mais altos e se beneficiam de uma inflação efetiva mais baixa. Em operações institucionais, essa estratégia é feita comprando títulos prefixados e vendendo IPCA+. Já o investidor pessoa física pode simplesmente aumentar sua exposição em títulos prefixados, buscando um ganho real maior no longo prazo.
A segunda estratégia é o “trade de convergência”, uma aposta tática de curto ou médio prazo que busca lucrar com a marcação a mercado. Aqui, o investidor entende que o mercado exagerou no prêmio dos títulos IPCA+ e espera uma queda nas taxas reais. Se isso ocorrer, o preço desses papéis sobe, gerando valorização. Institucionalmente, a operação envolve comprar IPCA+ e vender prefixados; para o investidor pessoa física, significa aumentar posições em IPCA+ esperando ganhos com a redução das taxas.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.


