Sara Paixão, Analista de Macroeconomia da InvestSmart XP
O FED, Banco Central dos Estados Unidos, decidiu reduzir a taxa de juros em 0,25 p.p. para 3,75% a.a, em linha com o que já era antecipado pelos analistas de mercado. O comunicado indicou que a decisão não foi unânime, com um membro votando por uma queda de 0,5% e dois defendendo a manutenção dos juros. Com o resultado de ontem e a expectativa de que o COPOM mantenha os juros inalterados no Brasil, o diferencial de juros entre os dois países pode ampliar, aumentando a atratividade dos ativos de renda fixa brasileiro para os investidores globais.
As projeções trimestrais dos membros do FOMC mostraram redução na mediana da estimativa para o PCE em 2026, de 2,6% para 2,4%. A revisão reflete o impacto mais limitado das tarifas sobre importação, resultado das mudanças e exceções implementadas desde setembro, data da última divulgação. Apesar disso, não houve alteração na projeção para a taxa de juros, que segue apontando para uma redução de apenas 0,25 p.p em 2026.
Vale lembrar que, em maio de 2026, o presidente Donald Trump poderá indicar um substituto para Jerome Powell, atual presidente do FED, que potencialmente terá um alinhamento mais favorável a cortes de juros, considerando as declarações do próprio Trump e os votos de Stephen Miran, indicado pelo governo e defensor de um ritmo mais acelerado de reduções nas reuniões do FOMC. Dessa forma, o cenário de cortes de juros nos Estados Unidos para o próximo ano permanece incerto.
Em sua entrevista e no comunicado, Powell manteve um tom de dependência dos dados para definição dos próximos passos da política monetária e enfatizou o aumento nos riscos de queda no emprego, ressaltando que estes aumentaram nos últimos meses. Enquanto a inflação permanece em patamares relativamente elevados. A leitura predominante é que a elevação dos riscos no mercado de trabalho pode favorecer a continuidade dos cortes de juros, o que contribuiu para a variação positiva nos ativos de risco e para queda na curva de juros.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Acesse agora a WEEX e descubra uma plataforma de trading completa, rápida e segura, criada para quem busca performance de verdade. Clique no link, crie sua conta em poucos minutos e aproveite ferramentas avançadas, bônus exclusivos e a melhor experiência para operar criptomoedas.


