Pulso 7ª edição mostra que segurança da jornada financeira e combate a fraudes superam IA e novas experiências como prioridade estratégica dos bancos
São Paulo, fevereiro de 2026 – A proteção contra fraudes e a mitigação de riscos financeiros e operacionais tornaram-se a principal preocupação e lideram os investimentos das instituições financeiras da América Latina em relação a pagamentos digitais. De acordo com a 7ª edição da pesquisa Pulso – O futuro dos pagamentos digitais na América Latina, conduzida pela Topaz, empresa do Grupo Stefanini especializada em soluções financeiras digitais, em parceria com a Celent, 40,7% dos entrevistados planejam investir em prevenção a fraudes nos próximos dois anos. O estudo ouviu mais de 1.000 líderes do setor financeiro em 20 países da região.
Figura 9. Em quais das seguintes áreas sua instituição planeja investir nos próximos 2 anos em relação aos pagamentos digitais?
Segundo a pesquisa, à medida que os pagamentos digitais ganham escala na região, assegurar a integridade do sistema financeiro eproteger a jornada do usuário superam iniciativas voltadas apenas à experiência do cliente ou à inovação de produtos. Em países como Venezuela (79%), Colômbia (72%) e Chile (71%), a prevenção a fraudes e o controle de riscos financeiros são, de longe, o principal foco das instituições financeiras tradicionais.
“O avanço dos pagamentos digitais ampliou a inclusão financeira, mas também expandiu a complexidade do risco operacional e regulatório. A mensagem dos líderes do setor é clara: eficiência e escala precisam caminhar junto com confiança e resiliência”, afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz.
Fraude, risco e confiança
O estudo mostra quefraude e risco financeiro já figura entre os principais obstáculos internos para a expansão dos pagamentos digitais, ao lado da limitação de infraestrutura tecnológica. Como resposta, as instituições estão acelerando investimentos em sistemas avançados de prevenção a fraudes (47,1%), autenticação biométrica (46,7%) e validação digital de clientes – KYC – (39,5%).
Figura 11. Quais medidas sua instituição está tomando para mitigar riscos relacionados aos pagamentos digitais?
No Brasil, por exemplo, 56% dos bancos afirmam estar implementando soluções avançadas de prevenção à fraude transacional, enquanto em países como Argentina o foco se divide entre biometria, validação digital e educação financeira dos usuários.
A pesquisa também aponta diferenças entre bancos tradicionais e fintechs na forma de lidar com risco e segurança. No Brasil, 45% dos bancos e cooperativas investem em educação financeira e digital como forma de mitigação de riscos, enquanto entre fintechs e neobancos esse índice é de 18%. O mesmo padrão se repete em outros países da região, como México (54% contra 14%), Chile (50% versus 30%) e Uruguai (60% ante 20%), indicando que os bancos tradicionais assumem um papel mais ativo na preparação dos usuários para um ambiente financeiro digital mais seguro e confiável.
Inteligência artificial aplicada à prevenção de fraudes
Outro dado relevante é o papel da inteligência artificial aplicada à segurança. Embora apenas um terço das instituições cite a tecnologia como prioridade geral de investimento, a detecção de fraudes é o principal caso de uso quando o tema é IA, evidenciando que ela vem sendo adotada e orientada à redução de riscos financeiros.
Aprofundando as expectativas de investimento em inteligência artificial, a pesquisa perguntou “para onde” os investimentos em IA estão direcionados e a detecção de fraude em tempo real foi a resposta mais frequente (53,9%).
Figura 10. Em quais aplicações de IA sua instituição espera investir ou explorar em relação aos pagamentos digitais?
Além disso, recursos seguem sendo direcionados para educação financeira e digital, com o objetivo de ter consumidores mais informados, conscientes dos riscos e menos vulneráveis a fraudes.
Educação digital como extensão da segurança
O Pulso 7ª edição também aponta que medo de fraude, baixa alfabetização digital e desconfiança são as principais barreiras à adoção de pagamentos digitais entre consumidores. Por isso, além da tecnologia, cresce o entendimento de que educação digital é parte da estratégia de prevenção de risco financeiro.
Bancos tradicionais lideram essas iniciativas em praticamente todos os países analisados, enquanto fintechs e neobancos tendem a focar em públicos já mais digitalizados.
Entre os países que mais focam em campanhas de educação financeira e digital para usuários estão Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, Peru e Venezuela. No outro extremo, menos da metade dos entrevistados afirma implementar iniciativas de educação financeira e digital no Brasil, Chile, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai.
Segurança como base da próxima fase dos pagamentos digitais
As conclusões do estudo indicam que, à medida que os pagamentos digitais avançam e se tornam a principal solução na região, a sustentação desse crescimento dependerá diretamente da capacidade das instituições de gerenciar riscos, prevenir fraudes, garantir conformidade regulatória e proteger transações dos usuários.
Dessa maneira, a segurança da jornada financeira se consolida como condição para a inovação, a inclusão e a competitividade do sistema financeiro latino-americano.
“Segurança hoje não é apenas tecnologia. Envolve pessoas, cultura, educação e transparência. A confiança do usuário passa a ser um ativo estratégico para todo o ecossistema financeiro”, conclui Iglesias.
Sobre a Topaz
Com mais de três décadas de experiência, a Topaz é uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais, destacando-se como líder no mercado brasileiro e latino-americano. Como parte do grupo Stefanini, atua em mais de 25 países com mais de 300 clientes de diversos portes e segmentos. A Topaz desenvolveu o Topaz One, a primeira plataforma full banking do mundo, oferecendo um ecossistema completo de soluções integradas, seguras e de alta disponibilidade como core bancário completo e core para microfinanceiras, prevenção e combate à fraude, canais físicos e digitais, AML/FTP e compliance, pagamentos instantâneos, regulatórios, investimentos e customer engagement para bancos e instituições financeiras em geral, impactando mais de 550 milhões clientes finais todos os dias. A Topaz posiciona-se como referência em tecnologia para negócios digitais e é reconhecida pelo Gartner®, FORRESTER® e Celent®.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Acesse agora a WEEX e descubra uma plataforma de trading completa, rápida e segura, criada para quem busca performance de verdade. Clique no link, crie sua conta em poucos minutos e aproveite ferramentas avançadas, bônus exclusivos e a melhor experiência para operar criptomoedas.


