O mês de maio de 2023 começa e o preço do Bitcoin está travado em uma faixa de preço que oscila e se move entre US$ 4.000. De $ 27.000 a $ 31.000. Jacobo Maximiliano,analista da Bitget, mostra historicamente o que aconteceu no mês de maio e considera pela análise técnica para onde o mercado pode ir.
O setor cripto tende a ser muito volátil e pode sofrer oscilações rápidas e significativas no sentimento do investidor. Portanto, é importante manter-se atualizado sobre as novidades e desenvolvimentos do referido setor. O preço do Bitcoin e de outros ativos criptográficos importantes pode se mover acentuadamente em qualquer direção em questão de minutos.
O valor atual do Bitcoin é de $ 28.600 dólares. Pode parecer atraente para alguns investidores, especialmente face aos máximos históricos que atingiu em dezembro de 2017 e abril de 2021.
“Mas tudo depende da estratégia que definimos, sobretudo no que diz respeito à variável “tempo” de recuperação do investimento ou de obtendo o desempenho desejado. Não é o mesmo querer recuperar o dinheiro em dias, do que em semanas ou anos”. Afirma Jacobo.
Análise Fechamento da vela mensal para abril de 2023 e possível desempenho do Bitcoin em maio de 2023
A análise de um ativo em velas mensais oferece uma visão de longo prazo de seu potencial. E, acima de tudo, ajuda a entender corretamente os possíveis movimentos do ciclo que podem ocorrer em um futuro próximo. Bitcoin não é exceção.
Esta tabela resume os retornos em % de BTC desde 2013. Jacobo analisa o que aconteceu no mês de maio e, portanto, o que pode acontecer nas próximas semanas.
Fonte: Imagem: Coinglass See More
Dos 11 anos que vão de 2013 a 2023, o mês de maio terminou no vermelho em 6 anos. Por outro lado, em 5 desses 11 anos terminou no verde, ou seja, em retornos positivos.
No entanto, os últimos 3 anos foram muito ruins para o BTC no nível de rendimento. Devido a esses argumentos temporários, maio não é um mês para confiar muito, e o preço pode continuar sua tendência mensal de queda novamente.
Obviamente, são dados estatísticos, e a qualquer momento podem mudar de “cor”, mas é “curioso” que o mês de maio tenha sido o pior dos últimos 3 anos em termos de %.
“As razões que poderíamos encontrar e são influenciadas por muitos fatores diferentes. No entanto, historicamente, o mês de maio tem sido um mês desafiador para os mercados financeiros e tem sido associado a um declínio na atividade do mercado e volatilidade em alguns casos.” Continua o analista.
Algumas razões para isso podem ser que maio marca o início do período de férias de verão em muitos países, o que pode levar os investidores a reduzir sua atividade nos mercados financeiros. Além disso, o mês de maio foi associado a eventos históricos como a crise financeira de 2008 e a quebra do mercado de ações de 2010 no mercado de ações dos EUA.
No entanto, é importante lembrar que a história nem sempre se repete e os mercados financeiros são imprevisíveis. Embora possa ser útil estar ciente das tendências e padrões históricos, é sempre importante fazer sua própria pesquisa e tomar decisões de investimento informadas.
Previsão e opções de preço do Bitcoin para a primeira semana de maio
“É muito importante ter em mente que quando vamos elaborar um cenário de preço para um ativo, estamos especulando, e existe um risco inerente de operar e sofrer perdas de capital”. Destaca Jacobo.
Esta semana é muito complexa, pois o preço se fixou bem no meio da lateralidade. O lógico seria continuar o movimento descendente, mesmo buscando um ponto-chave, que é $ 25.000, uma zona de suporte que ainda não foi restabelecida.
No entanto, acima de $ 32.000 eles fazem “olhos” ao preço do Bitcoin, e não é razoável que o preço gire e o alcance com um “pavio” ou vela “Spike”, antes de cair na área descrita no parágrafo anterior.
Jacobo lembra também não podemos esquecer que no gráfico de futuros existe um “GAP” (área não representada) a ser retestado em torno de US$ 20.200.
O analista ainda destaca o gráfico e cenário do BTC num time frame de 4 horas:
Fonte: Imagem: Bitget: BTC/USDT