O universo das criptomoedas está sob influência do halving do Bitcoin, fenômeno que impulsiona a valorização desse ativo digital em todo o mundo, inclusive na América Latina. O CEO da Ettios.io, Adrian Sirio, descreve como o halving afeta a oferta e a demanda de BTC, criando uma perspectiva de escassez que atrai cada vez mais a atenção dos investidores da região.
Halving do Bitcoin: escassez definida para o sucesso
O Bitcoin Halving é um processo automatizado que ocorre a cada quatro anos, reduzindo pela metade a recompensa que os mineradores recebem por resolver blocos de transações. Com uma emissão limitada de apenas 21 milhões de BTC, o halving garante a escassez do ativo, ao contrário das moedas fiduciárias com emissão ilimitada.
Impacto do Halving na América Latina
Na América Latina, o halving do Bitcoin provou ser um fator chave no crescimento e adoção de criptomoedas. A região tem visto um aumento na participação de mineradores e usuários, atraídos pela possibilidade de se beneficiar do valor crescente do BTC.
O relatório “Tendências em Meios de Pagamentos 2023”, elaborado em conjunto pela Minsait Payments e pela International Financial Analysts (AFI), revela que países como Argentina, México e Brasil lideram a adoção de criptomoedas na América Latina.
Além disso, o estudo destaca que 46% dos banqueiros da região estão dispostos a comprar bitcoin (BTC) e efetuar pagamentos com criptomoedas, o que reflete um interesse crescente no mundo digital das moedas descentralizadas.
Para Adrian Sirio, o Halving do Bitcoin tem um papel essencial nesse cenário.
“O halving da mineradora recompensa a cada determinado período de tempo, por meio do processo de Halving, cria uma perspectiva de escassez que atrai investidores e usuários na América Latina”, destaca o CEO da Ettios.io.
O relatório também mostra dados impressionantes sobre a adoção de criptomoedas em países específicos. Por exemplo, Honduras, Equador e República Dominicana estão posicionados como nações com maior interesse em bitcoin nos últimos 12 meses.
No Equador, 15,8% da economia já é realizada por meio de pagamentos com criptomoedas, e uma porcentagem considerável de equatorianos com contas bancárias ativas se aventurou na compra de criptoativos nos últimos meses. Por sua vez, na República Dominicana, apesar de certas restrições do governo, 18% dos banqueiros planejam adquirir criptoativos, enquanto 20% estão avaliando essa opção.
O declínio na oferta por meio do halving do Bitcoin, combinado com preocupações macroeconômicas sobre a inflação e os recentes colapsos do setor bancário, levaram os investidores a buscar refúgio em ativos como o BTC e outras criptomoedas.
“Investir em Bitcoin hoje é pensar em um investimento astuto considerando todos esses fatores. O cenário para o halving de 2024 é propício para considerar o Bitcoin como um ativo forte”, analisa Adrián Sirio.
Qual a importância do halving e como o halving de 2024 pode impactar o preço e os futuros do Bitcoin?
O Halving do Bitcoin sempre foi um grande evento no espaço criptográfico, com a maioria das pessoas especulando sobre o preço do BTC e seu impacto. O próximo evento Halving está agendado para abril de 2024. Nesse ponto, a recompensa por bloco cairá de 6,25 bitcoins para 3,125. Recompensas baixas podem significar uma diminuição na participação da mineração, já que a única maneira de lucrar com a mineração e sustentá-la em geral é ter grandes fazendas de mineração. Isso pode ser uma virada perigosa para uma maior centralização na mineração, um declínio no hashrate e vulnerabilidade a ataques.
Quanto ao preço do BTC, os especialistas dizem que talvez precisemos nos preparar para outro mercado em baixa após o halving.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Trader de criptomoeda ganha 800 ETH manipulando um bot que copiou suas negociações
48% de todos os nós da rede Bitcoin Lightning são executados na Amazon e no Google Cloud
BREAKING: Twitter (X) supostamente pretende lançar uma Exchange dentro do aplicativo