A AntPool, uma das maiores plataformas de mineração cripto do mundo, recentemente fez manchetes ao extrair US$ 2 bilhões em bitcoins em apenas 3 dias.
Fundada em 2014, A plataforma suporta uma variedade de criptomoedas, incluindo BTC, BCH, LTC, ETH, ETC, ZEC, DASH, entre outras. Além disso, a AntPool lançou serviços ‘cloud’ e ‘could block’ que podem ser personalizados para fornecer utilidades diversificadas de acordo com as necessidades do cliente.
Os dados usados para apoiar esta afirmação foram coletados pela Finbold em 6 de outubro de 2023, em mempool.space, um site que fornece informações em tempo real sobre transações e bloqueios de Bitcoin.
O AntPool aumentou repentinamente seu poder de hashrate nos últimos dias.
Como resultado, ultrapassou a Foundry USA na descoberta de blocos e tornou-se o novo pool líder na corrida de mineração de Bitcoin.
Apesar de estar na segunda posição, a AntPool vem acompanhando de perto o líder e minerou 26.436 blocos (16,59%) em três anos.
O gráfico a seguir demonstra que a então líder Foundry USA, vêm sendo seguida pela AntPool, bem de perto, já há 3 anos.
É interessante notar que o novo pool dominante é propriedade da BitMain, o principal fabricante de ASIC, ambos situados na China.
Pool de mineração: AntPool teve 46 blocos descobertos nas últimas 24 horas
Um pool de mineração é um grupo de mineradores que combinam seu poder computacional para aumentar suas chances de resolver problemas matemáticos complexos e ganhar recompensas na forma de criptomoeda.
O valor das recompensas de mineração obtidas pela AntPool é estimado em cerca de US$ 8 milhões, com base no valor atual de mercado do bitcoin.
Pools de mineração como o AntPool permitem que mineradores individuais combinem seus recursos e ganhem recompensas de forma mais consistente, mesmo que não tenham o poder de computação para minerar por conta própria.
O gráfico a seguir monstra a capacidade que a AntPool teve em validar nada menos que 27.75% dos blocos:
Semelhante ao Foundry USA, o AntPool exige identificação adequada (KYC) de todos os mineradores de bitcoin que conectam suas máquinas ao pool, sugerindo que mais mineradoras podem optar por migrar seu hashpower (poder computacional) para o pool da BitMain em busca de maiores chances de descoberta de blocos.
Isso pode ocorrer porque a BitMain é uma empresa bem conhecida e estabelecida na indústria de mineração, e seu pool pode ter melhores recursos e tecnologia, tendo em vista que a mineração é um negócio altamente competitivo.
A AntPool está bem posicionada para continuar a dominar a indústria nos próximos anos. No entanto, como em qualquer indústria competitiva, só o tempo dirá se eles serão capazes de manter sua posição dominante.