O Banco da Espanha escolheu o Cecabank, Abanca e Adhara Blockchain para iniciar um programa experimental que utiliza tokens digitais na liquidação de transações de pagamento e atacado de valores mobiliários. Essa iniciativa visa explorar as potenciais aplicações de um euro digital no atacado nas operações interbancárias.
O programa experimental, focado no uso de tokens digitais no atacado (conhecidos como moedas digitais do banco central no atacado ou CBDC no atacado), oferece ao Banco da Espanha a oportunidade de colaborar com o setor privado para avaliar as vantagens e desvantagens associadas ao uso dessa tecnologia emergente. Seguindo o exemplo de outros bancos centrais, a iniciativa permite analisar como a aplicação desses tokens nas infraestruturas do mercado financeiro pode acelerar a adaptação às necessidades de uma sociedade cada vez mais digital.
O Banco da Espanha recebeu 24 propostas de colaboração em resposta a esse apelo, das quais foram selecionados três projetos finalistas após avaliação. Adhara Blockchain Technologies Espanha e o consórcio formado pelo Cecabank e Abanca foram escolhidos como os promotores desses projetos.
A Adhara Blockchain Technologies Spain realizará testes simulados envolvendo o processamento e a liquidação de pagamentos interbancários usando um único CBDC atacadista tokenizado e a troca de vários CBDCs atacadistas emitidos por diferentes bancos centrais. Enquanto isso, o consórcio Cecabank-Abanca se concentrará na integração de um CBDC atacadista com a liquidação de ativos financeiros, incluindo um título tokenizado simulado, fornecendo evidências práticas sobre os benefícios e desvantagens comparativos em relação aos processos tradicionais.
Esses experimentos terão duração de oito e seis meses, respectivamente. Simultaneamente, o Banco da Espanha continuará a colaborar com o terceiro promotor para assinar o acordo correspondente e iniciar os testes relacionados ao último projeto selecionado.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Presidente da CFTC fala sobre criptomoedas e SEC
Proprietários não cripto têm maior probabilidade de investir se o ETF spot de bitcoin for aprovado