Enquanto alguns comemoraram a sentença de 25 anos proferida ao fraudador multibilionário Sam Bankman-Fried, outros sugeriram que era uma punição muito dura para um réu primário não violento.
Seja qual for a sua opinião, é seguro dizer que houve um suspiro coletivo de alívio de quase todos os envolvidos quando o julgamento criptográfico do século chegou ao fim.
No entanto, a frase traz algumas ressalvas e oportunidades e vale a pena mergulhar exatamente no que podemos esperar que aconteça a seguir.
Recursos
A SBF já deixou claro que não apenas acredita que o processo de apelação lhe garantirá sua liberdade – ele está disposto a apostar seu conforto e segurança nisso. Conforme apontado pelo contribuidor do Protos, David Z. Morris, no X (anteriormente Twitter), a SBF apresentou um pedido para permanecer no infame Centro de Detenção Metropolitano de Nova York para estar mais perto de sua equipe jurídica, em vez de ser transferido para uma prisão para estar mais perto de seu pais na Califórnia.
A estratégia é ousada: menos de 9% dos recursos tramitam na Justiça Federal , segundo o Judiciário Federal. Mas isso não dissuadirá Bankman-Fried.
Um advogado familiarizado com o caso disse: “ Há zero por cento de probabilidade de sucesso [neste recurso] ”, acrescentando: “Não houve nada de estranho no seu julgamento, a sua sentença foi um desvio descendente”.
No que diz respeito ao que a equipa de recurso espera apresentar, o advogado disse que a equipa jurídica provavelmente irá concentrar-se nas restrições da Internet que não permitem o tempo adequado para preparar o pré-julgamento, mas “isso será rejeitado”.
Aumentando a probabilidade dessa rejeição está a revogação da fiança da SBF , o fornecimento de anotações no diário de Caroline Ellison a membros da mídia e o aumento de seu acesso à Internet enquanto estava atrás das grades.
“ Os tribunais de apelação quase nunca anulam os veredictos do júri ”, disseram.
Após apelos iniciais
Há pouca margem de manobra legal para a SBF. Ele poderá apresentar argumentos específicos nos próximos anos, mas as probabilidades de qualquer um deles ser juridicamente viável são extraordinariamente baixas.
Entretanto, vale ressaltar que Bankman-Fried já passou quase um ano atrás das grades — tempo que será creditado a ele, tirando cerca de nove meses de sua pena de 25 anos . Fora isso, conforme referenciado pela CNN , ele provavelmente cumprirá apenas metade do tempo em que foi condenado atrás das grades. O restante provavelmente será servido em uma casa de recuperação ou na casa de um parente.
Como muitos que acompanharam o caso entenderam antes da sentença, os criminosos federais violentos não podem tirar mais de 15% da pena por bom comportamento, no entanto, uma lei aprovada em 2018 por Donald Trump – chamada Lei do Primeiro Passo – permite que infratores federais não violentos ser libertado depois de cumprida metade da pena.
É mais do que provável que a SBF se qualifique para isso.
Mas então o que acontece com Bankman-Fried?
É justo dizer que qualquer período de tempo em uma penitenciária federal é difícil, mas a SBF prevê mais de uma década em uma prisão de segurança média – e isso se ele não fizer entrevistas inadequadas com a mídia, colocar eletrônicos em sua cela, e de outra forma se comportar de forma errática.
Independentemente disso, uma vez que Bankman-Fried deixa os limites de uma prisão de segurança média para os limites da casa de seus pais em Stanford, ele ainda estará preso pelos US$ 11 bilhões devidos a clientes, credores e investidores da FTX. Suas contas bancárias, dispositivos eletrônicos e planos futuros certamente serão monitorados rotineiramente por agentes federais, muitos deles procurando qualquer oportunidade de pegá-lo violando as regras do tempo que lhe foi concedido fora da prisão.
Sempre existe a possibilidade de um arco de redenção. Vejamos os exemplos de Jordan Belfort e Michael Milkin , dois fraudadores criminosos que tiveram bastante sucesso desde suas respectivas libertações da prisão.
É claro que há poucas dúvidas de que haverá algum apetite por palestras, contratos de livros e consultoria de alguma forma para a SBF quando ele sair da prisão. A verdadeira questão é se cada centavo que ele ganha (fora as despesas básicas de subsistência) será recuperado para aqueles que ele prejudicou e se a história da SBF ainda será tão tóxica e difícil de engolir como na década anterior, especialmente para aqueles que trabalham nas finanças e indústrias de criptomoedas.
A justiça é difícil de definir, mas por enquanto, pelo menos, o fundador e CEO de uma das maiores fraudes da história continua atrás das grades, com mais de uma década em péssimas condições de vida, pensando no que fez.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
AVAX deu errado – Por que de repente saiu do top 10?
Nomic e Babylon revelam stBTC: revelando o potencial do Bitcoin em DeFi