Em uma iniciativa inédita no mercado, a Coinbase já beneficiou 40 mil brasileiros com R$ 7 milhões em recompensas de aprendizagem, como parte do programa #aprendaeGanheCripto. A campanha permite que usuários sejam recompensados em criptomoedas em troca do engajamento com conteúdos educativos sobre elas, e tem como objetivo fomentar a educação sobre criptoativos, fator fundamental para incentivar a adoção e o desenvolvimento de novos projetos.
As criptomoedas e a tecnologia blockchain ainda despertam dúvidas sobre seus conceitos e funcionamento entre os brasileiros. Ainda que o país ocupe a nona posição do ranking global de adoção de criptomoedas de acordo com a Chainalysis, a falta de conhecimento é uma das principais barreiras ao aumento do número de investidores no Brasil. Segundo pesquisa da Sherlock Communications, entre os brasileiros que não investem nesse mercado, 49% disseram que o principal motivo é a falta de conhecimento suficiente para adentrá-lo. Situação que se intensifica ainda mais com a expansão da indústria e o surgimento de novos termos, como Web3, DeFi e NFTs.
Por meio da plataforma da Coinbase, os usuários têm acesso a vídeos curtos para aprender sobre diferentes criptomoedas e, em seguida, fazem quizzes para testar seu entendimento. Ao completar essa etapa com sucesso, recebem recompensas em criptomoedas diretamente em sua conta. As recompensas de aprendizagem estão disponíveis completando “missões” no app da Coinbase e “quests” na carteira da Coinbase Wallet.
A iniciativa busca tornar o aprendizado sobre cripto não só informativo, mas também recompensador. O programa cobre diversas criptomoedas e entre alguns dos temas tratados estão Bitcoin, novas blockchains (VARA, ZETA, VECHAIN), NFTs, DeFi e contratos inteligentes. O valor oferecido por cada quiz pode variar e a expectativa é distribuir até R$200 milhões até o final de 2024 e atingir um milhão de usuários.
Outro aspecto que reforça a importância da educação de usuários é a proteção contra golpes e fraudes. Indivíduos que possuem mais conhecimento sobre os princípios de como criptomoedas e tecnologia blockchain funcionam estarão mais preparados para avaliar oportunidades de investimentos e projetos por trás de ativos digitais e, portanto, menos propensos a serem vítimas de crimes financeiros. A segurança é um fator primordial para que mais pessoas escolham fazer parte do ecossistema cripto e para que este mercado seja visto com confiança por investidores institucionais, bancos, grandes instituições, e pelo público geral.
A Coinbase acredita que a educação reforça os pilares de segurança e confiança, um fator chave para a Coinbase. Como a maior empresa de criptografia de capital aberto e custodiante de 8 dos 11 ETFs de Bitcoin à vista aprovados recentemente pela SEC, a Coinbase está comprometida com a transparência sobre seu histórico, solidez financeira e práticas de gerenciamento de risco.
“A educação sobre criptomoedas beneficia toda a cadeia. Às empresas, a educação incentiva a adoção por parte de novos clientes, enquanto para os usuários é uma ferramenta para que façam decisões financeiras seguras e conscientes. Já para desenvolvedores, os testes são importantes na validação de novos projetos. O conjunto desses fatores aumenta a confiança no setor, fator fundamental para que o mercado cripto se torne cada vez mais mainstream”, afirma Fábio Plein, diretor regional para as Américas da Coinbase.
Projetos relacionados à Web3 destacam-se por sua capacidade de recompensar usuários iniciais por sua curiosidade e engajamento com novas tecnologias. Por meio da plataforma #aprendaeGanheCripto, eles podem, também, ter acesso antecipado a iniciativas recém-disponibilizadas ou ainda em fase de testes e receber recompensas por sua interação e avaliação desses projetos. Esse é um aspecto “ganha-ganha” da tecnologia Web3 – em franca expansão – que devolve o poder aos usuários, enquanto permite que desenvolvedores amadureçam seus projetos com o feedback da comunidade.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
As 5 Criptos Que O Bitcoin Block Está De Olho Para Próxima Bull Run
Desempenho do Bitcoin no primeiro trimestre do ano
O halving não impactará o preço do bitcoin imediatamente, diz Andreas Antonopoulos