- Por Fernando Bender
O gráfico abaixo compara os títulos emitidos pelo tesouro americano (T-Bonds) com vencimentos em 2 e 10 anos. A comparação é feita pela razão de seus respectivos rendimentos (yields). A ideia do gráfico não é original.
Notadamente, estamos no topo de um gráfico que exibe ciclos desde os anos 90. Embora nada seja garantido, é razoável crer que agora descemos.
Isto ocorreria havendo uma desinversão da curva de juros. E o que é isso?
O mercado de dívida nos EUA é referência mundial. São os títulos de renda mais negociados no mundo, diz-se-os como os de maior liquidez.
São organizados por prazos de vencimento a partir de sua emissão. Os principais são os que vencem em 2 e 10 anos após sua emissão. Em um empréstimo, o risco do credor aumenta com o prazo para a quitação da dívida. Mesmo sendo o devedor, o tesouro americano. Assim, é normal esperar que o rendimento dos títulos de 10 anos supere o do de 2. Neste gráfico, isso ocorre quando a curva tem valores inferiores a 1.
O Federal Reserve, banco central privado americano, subiu os juros de quase 0% a.a para acima de 5% a.a. em um curto espaço de tempo. Recentemente anunciou que reduzirá os juros (rendimento dos Fed Funds, títulos que emite com vencimento em até 3 meses). Isto deve desinverter a curva de juros, ou seja, a curva do gráfico deve testar o fundo, a seguir.
Este movimento pode ocorrer gradualmente, em uma normalização das condições econômicas propícias ao crescimento econômico. Ocorrendo de forma mais abrupta, pode ser uma resposta a uma potencial recessão. Neste caso, a reação dos mercados deve ser conservadora, buscando proteção na renda fixa melhor avaliada ao invés de ativos de risco.
A diferenciação entre os casos pode vir do gráfico dos preços do barril de petróleo.
O gráfico acima ilustra o preço do barril de petróleo WTI (West Texas Intermediate). No primeiro caso, a LTA (linha de tendência de alta) atual deve ser preservada. Quão mais ameno o crescimento, mais próximo a ela os preços devem se manter doravante. No segundo caso, essa LTA é perdida, e devemos buscar o segmento de reta localizado aos US$ 54. Acreditamos que lá chegaremos no início do ano que vem.
Nos próximos artigos discutiremos os desdobramentos que os dois cenários (crescimento e recessivo) têm nos principais ativos do mercado.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Tenha acesso a uma ampla variedade de serviços de trading, investimento e criptomoedas em um único aplicativo. Comece a negociar agora mesmo!