Close Menu
    Assinantes
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud Telegram RSS
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    • Bitcoin
    • Análise
    • Economia
    • Altcoins
    • Blockchain
    • Destaques
      • El Salvador
      • Bitcombão
      • Documentários
    • Loja
    Assinantes
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    Início » Perspectivas econômicas: o que esperar do dólar, da Selic e da inflação
    Economia

    Perspectivas econômicas: o que esperar do dólar, da Selic e da inflação

    Bitcoin BlockBy Bitcoin Block09/07/2025Updated:09/07/2025Nenhum comentário5 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Email WhatsApp
    Perspectivas econômicas: o que esperar do dólar, da Selic e da inflação
    Perspectivas econômicas: o que esperar do dólar, da Selic e da inflação
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link

    Tendências para o dólar: cautela diante da instabilidade

    Segundo Perottoni, o comportamento do dólar no segundo semestre deve ser acompanhado com cautela redobrada. De um lado, o cenário externo traz riscos concretos de instabilidade com os conflitos no Oriente Médioe a possibilidade de elevação nos preços do petróleo.

    De outro, o Brasil vive um momento político delicado, com o Governo dividido entre conter gastos e buscar popularidade às vésperas do ano eleitoral. “Temos um cenário externo preocupante (por conta dos conflitos no Oriente Médio), dólar enfraquecido em relação a outras moedas em patamares de 2021, especialmente após as manobras das tarifas de Donald Trump. Uma escalada na guerra pode afetar muito o preço dos combustíveis e espalhar inflação mundo afora”, explica.

    Internamente, a falta de apoio político, evidenciada por episódios como a derrubada do decreto do IOF, aumenta a desconfiança dos mercados.

    Perottoni alerta que a tendência é de maior volatilidade no câmbio, sobretudo se o governo insistir em medidas para aumentar gastos e elevar a arrecadação por meio de novos tributos.

    Economia em ritmo lento: juros altos travam investimentos

    A combinação de juros elevados e incerteza política tem inibido a atividade econômica. Embora alguns setores mostrem recuperação, o cenário geral ainda não é animador. Afinal, a taxa Selic alcançou 15% ao ano, o maior patamar desde 2006.

    Segundo o diretor de tesouraria do Braza Bank, os altos custos de capital desestimulam o investimento produtivo e reforçam a migração de recursos para aplicações conservadoras, como a renda fixa. “O custo de oportunidade sobe muito e desestimula atividade econômica e investimentos, assim como a incerteza política e jurídica em temas como o IOF”, avalia.

    A insegurança em temas como a reforma tributária e o recente recuo no IOF também contribui para a falta de dinamismo econômico, criando um ambiente de maior cautela entre empresas e consumidores.

    Inflação: supostamente sob controle, mas ainda acima da meta

    Mesmo com a inflação aparentemente “sob controle”, Perottoni destaca que o índice ainda está acima do centro da meta — e não deve ceder com facilidade. Além disso, há fatores de risco no radar, como o preço internacional do petróleo e a situação energética no Brasil. “Temos que lembrar que o sob controle que vivemos agora ainda é acima da meta, ou seja, mesmo com juros elevados, não temos uma inflação controlada. Lembrando que podemos ter uma escalada no preço do petróleo, em função de conflitos, o que eleva combustíveis e fertilizantes.”, alerta.

    Outro ponto que merece atenção é o setor de energia no Brasil. Qualquer disfunção ou encarecimento nas tarifas pode impactar o IPCA nos próximos meses.

    Selic deve permanecer alta até o fim do ano

    Com base na curva de juros futuros, o mercado não espera cortes na taxa Selic em 2025. O ciclo de flexibilização monetária pode começar apenas em 2026 — e mesmo assim, com dúvidas sobre a motivação: será uma decisão técnica ou política? “Resta também saber se esse ciclo de cortes será técnico, ou seja, em parâmetros econômicos concretos, ou político, orientado pela busca de popularidade e por votos para 2026”, diz Perottoni.

    A taxa básica de juros segue como ferramenta central de contenção inflacionária, mas seu patamar elevado restringe o crédito e dificulta a retomada da economia.

    Geopolítica: riscos globais com impacto local

    O cenário internacional também traz preocupações relevantes. Conflitos armados no Oriente Médio e instabilidade em grandes economias, como os EUA e a China, influenciam os preços das commodities e aumentam a aversão ao risco nos mercados. “Penso que não há ponto positivo em conflitos. Fala-se que pode melhorar o preço do petróleo, o que é favorável à Petrobras, mas, a meu ver, é só isso. Para a economia como um todo é nocivo. Nossa matriz energética depende do petróleo e derivados”, afirma.

    A dependência do Brasil de petróleo e derivados para logística e produção agrícola agrava o cenário. Com boa parte da matriz energética e do transporte nacional baseada em combustíveis fósseis, qualquer aumento de preço repercute fortemente na economia doméstica.

    Riscos e oportunidades até dezembro

    Para o diretor do Braza Bank, o maior risco até o fim de 2025 é político. Aproximidade do calendário eleitoral de 2026 pode levar o governo a adotar medidas populistas, que pressionam o orçamento e afetam a previsibilidade fiscal. “Não se fala em corte de gastos e sim em novas receitas, geralmente oriundas de novos tributos, o que onera o país como um todo”, alerta Perottoni.

    Quanto às oportunidades, ele é mais contido. A estabilidade só deve vir com responsabilidade fiscal, segurança jurídica e previsibilidade. Sem esses pilares, o ambiente de negócios segue travado.

    O segundo semestre de 2025 promete ser desafiador. A combinação de fatores internos — como a fragilidade política e os juros altos — com tensões externas impõe ao Brasil um cenário de cautela. Ainda que haja possibilidade de avanços em setores específicos, o panorama geral depende fortemente das decisões do governo e da evolução do contexto internacional.

    Para investidores, empresas e consumidores, o momento pede atenção redobrada, diversificação e foco em ativos mais resilientes. Como destaca Bruno Perottoni, previsibilidade e responsabilidade são palavras-chave para atravessar os próximos meses com mais segurança.

    Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

    Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.

    Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.

    Consultoria Especializada
    Altcoins Bitcoin Blockchain Contratos Inteligentes Criptomoedas DeFi Economia Finanças FinTech Halving Inovação Inteligência Artificial Internet Investimentos Memecoin Mercado Financeiro Metaverso Mineração NFT Stablecoins Tecnologia Tokens Web3
    Siga-nos no Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Copy Link
    Bitcoin Block
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram
    • LinkedIn

    Equipe Central de Notícias Blockchain

    Posts Relacionados

    Exchange Bitcoin Block11/09/20253 Mins Read

    Nubank Cripto registra 400% de aumento em trocas entre moedas digitais e plataforma expande funcionalidades

    11/09/2025
    Economia Bitcoin Block11/09/20253 Mins Read

    Cenário econômico confirma a volta do corte da taxa de juros nos EUA

    11/09/2025
    Bitcoin Arthur Ribeiro - CripThu11/09/20254 Mins Read

    Bitcoin testa resistência crítica em semana decisiva para inflação e juros nos EUA

    11/09/2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Pesquisar:
    Impressa

    Minu e Wibx lançam o primeiro ecossistema de fidelidade em Blockchain do Brasil

    27/08/2025

    Polygon anuncia Thamilla Talarico como Diretora de On-chain Finance Growth no Brasil

    09/07/2025

    ASPPIBRA DAO E AAPOP revolucionam adoção de Blockchain em Paraty

    20/06/2025

    Obra analisa o marco regulatório do Open Finance e debate o futuro dos serviços financeiros no Brasil

    20/06/2025

    Roberto Matos é o novo Diretor de Banking do Fitbank

    20/06/2025

    Transfeera cresce após fusão com PayRetailers e fatura R$ 27 mi em 2024

    20/06/2025

    Nelogica e B3 se unem em lançamento de novos contratos futuros de criptoativos  

    18/06/2025

    Newsletter

    Cadastre-se em nossa Newsletter e receba nossas novidades em primeira mão diretamente em seu E-mail

    Cadastrar
    Debate Descentralizado

    Vamos Tokenizar a Economia! – Startup Brasileira e as Regras do Mercado Financeiro

    30/10/2024

    Paulo Kogos discute a situação política e econômica do Brasil e a ameaça da moeda digital estatal

    13/08/2024

    Coinbase e os planos no Brasil: Entrevista com Fábio Plein

    26/07/2024

    Marcos Eduardo analisa a Economia, Política e o Papel do Bitcoin no Brasil

    24/04/2024

    O papel das stablecoins e o futuro do mercado cripto

    09/02/2024
    Tags
    Altcoins Análise Banco central Bitcoin Blockchain CEX Contratos Inteligentes Criptomoedas DAO dApps DeFi DEX Drex Economia ETFs Ethereum Eventos Exchange Finanças FinTech Games Halving Inovação Inteligência Artificial Internet Investimentos Memecoin Mercado Financeiro Metaverso Mineração NFT PIX Política Privacidade Proof of Stake Proof of Work SEC Segurança Solana Stablecoins Tecnologia Tokenização Tokens Web3 XRP
    Diário de Bordo

    Diário de Bordo 01 | El Salvador

    18/04/2023

    Diário de Bordo 0

    20/01/2023
    Facebook X (Twitter) Instagram TikTok Twitch YouTube LinkedIn Telegram
    • Developed By BBDAO Digital Solutions

    A LIBERDADE É SUA, A DECISÃO TAMBÉM

    Politicas de Privacidade

    • contato@bitcoinblock.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.