Sebastián Serrano, CEO e cofundador da Ripio
O Ethereum sempre foi a principal plataforma para smart contracts e aplicações descentralizadas do ecossistema cripto, mas nos últimos tempos sua narrativa tem se direcionado para como podemos pensar no Ethereum como uma plataforma “compliant”, que se destaca como infraestrutura à luz dos movimentos mais recentes do setor. Em especial, por sua capacidade como plataforma para tokenização, finanças descentralizadas e desenvolvimento de soluções baseadas em blockchain.
Com essa mudança, o token nativo da rede Ethereum, Ether, vem tendo um quadrimestre excepcional e voltou a se aproximar do seu máximo histórico, registrado em novembro de 2021. A segunda criptomoeda por valor de market cap chegou, em 14/8, a 4.788 USD por unidade, a apenas 80 de seu ATH de 4.868 USD. Após uma correção, atualmente está sendo negociada em torno de 4.350 USD. Nesses valores, nossos traders parceiros reportam um suporte em 3.920 USD, caso a força vendedora continue, e resistências nas regiões de liquidez de 4.460 USD e 4.788 USD.
Além do movimento de preço em agosto, mês em que o ETH abriu em torno de 3.500 USD e teve um crescimento de 34% até o pico de 4.788 USD na manhã de quinta-feira, 14/8, a moeda da rede Ethereum vem em ascensão desde 8/4, quando marcou um piso anual de 1.472 USD. Desde então, o aumento foi de 220% até o pico de 14/8, em pouco mais de quatro meses. No preço atual de 4.350 USD (às 15h de 20/8), a valorização ainda está acima de 195%. No acumulado do ano, o ETH se encontra mais de 67% acima de seus valores de meados de agosto de 2024.
Esses movimentos têm origem, tanto em fatores de mercado, quanto no interesse excepcional demonstrado recentemente pelo setor corporativo. Empresas de todos os portes vêm adicionando Ether a seus balanços como forma de obter exposição a uma infraestrutura tecnológica, considerada uma das maiores apostas macro até 2040, como destacou recentemente Tom Lee, chefe de pesquisa da Fundstrat e presidente da Bitmine. E como podemos confirmar pela experiência da Ripio Business, que já conta com mais de 2.000 clientes corporativos: de PMEs a multinacionais, percebemos um interesse crescente no Ethereum. Um exemplo disso é que, de janeiro a julho, em comparação com o mesmo período do ano passado, tivemos um aumento superior a 90% na compra de ETH por clientes B2B, considerando os países onde atuamos.
O próprio Lee projetou um valor em torno de 15.000 USD para o Ethereum até o final deste ano. Outras projeções, como a do banco Standard Chartered (SC), são mais conservadoras, apontando 7.500 USD até o fim do ano. No entanto, o SC também projeta um possível valor de 25.000 USD por Ethereum em 2028, ano em que se espera que o mercado de stablecoins alcance 2 trilhões de USD.
Grandes empresas de Wall Street têm desenvolvido projetos sobre o Ethereum, que também é o lar das maiores stablecoins do mercado e de um robusto ecossistema de finanças descentralizadas. Desde a aprovação da legislação Genius Act no mês passado (que estabeleceu um marco regulatório para stablecoins), o preço do ETH subiu mais de 50%. O anúncio da SEC sobre o Project Crypto, um plano de modernização da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA para adaptar seus marcos regulatórios à indústria de ativos digitais, também impulsionou o rally do Ethereum.
Tudo isso se soma aos já vigentes ETFs de Ethereum à vista, que tiveram grandes entradas nos dias de rally, com firmas como BlackRock e Fidelity liderando as compras. De fato, na segunda-feira, 11/8, ocorreu a maior entrada diária de investimentos nesses ETFs, com mais de 1 bilhão de USD em um único dia. Essa demanda de ETFs (com 2,3 bilhões de dólares em entradas mensais) gera uma pressão estrutural sobre a demanda geral de Ethereum, cuja oferta foi reduzida após o Merge.
No curto prazo, um novo capítulo será escrito nesta sexta-feira (22), quando o presidente do Fed, Jerome Powell, discursar no Simpósio de Jackson Hole. Dependendo do tom de sua fala, poderemos ver novos movimentos no ecossistema cripto. Como já estamos acostumados, seus comentários sobre política monetária, inflação e taxas de juros (especialmente estas últimas) podem trazer volatilidade ao mercado.
No setor cripto, espera-se o anúncio de um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, o que reduz o rendimento para detentores de títulos e leva muitos a migrarem seu dinheiro para ativos mais voláteis. No entanto, também é possível que se mantenha um tom cauteloso, devido à inflação persistente nos EUA (com o IPP acima do esperado) e a sinais econômicos mistos, como o enfraquecimento do mercado de trabalho sem uma queda significativa no consumo.
De qualquer forma, não há dúvidas de que estamos em um momento de efervescência para o Ethereum, com muito acontecendo em termos técnicos, de mercado e regulatórios. Se certas condições se confirmarem, é bem provável que em poucos dias voltemos a falar do Ethereum, desta vez para celebrar um novo máximo histórico. Na Ripio, vivemos essa fase com grande expectativa e atenção, assegurando a maior liquidez do mercado e ajudando pessoas e empresas a terem exposição ao ETH e ao Ethereum, uma das criptomoedas e redes mais promissoras do setor.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.