- O mais recente estudo da Consumer Pulse revela que 55% dos consumidores já utilizam bancos digitais e fintechs.
- A experiência do cliente e a inovação são os principais diferenciais para as Fintechs, enquanto os bancos tradicionais mantêm sua relevância por meio da confiança e dos relacionamentos de longo prazo.
- O acesso ao crédito está se diversificando além do sistema bancário, com 40% dos entrevistados usando cartões de crédito de varejista.
O novo Estudo Consumer Pulse da TransUnion, empresa global de informação e insights que atua como DataTech, revela uma consolidação da preferência por serviços bancários digitais e fintechs entre os brasileiros. Mais da metade dos entrevistados (55%) se identifica como cliente de um banco digital, fintech ou provedor de pagamentos “compre agora, pague depois” (BNPL), com 42% afirmando ser clientes dessas instituições por mais de três anos. Essa relação demonstra confiança: 63% dos entrevistados retornariam ou continuariam a usar essas instituições para novos produtos financeiros, como empréstimos e cartões de crédito. Entre as razões para essa preferência estão a experiência positiva oferecida pelo provedor atual (63%) e ofertas proativas, como aumentos no limite de crédito (24%).
Os bancos tradicionais mantêm sua relevância, apesar da forte ascensão das fintechs. Vinte e nove por cento (29%) dos consumidores relataram que instituições tradicionais onde já possuem contas ou produtos de empréstimo são a opção preferida para solicitar um novo empréstimo digital.
“O estudo confirma que a experiência e a inovação são fatores decisivos na escolha das instituições financeiras. As fintechs se consolidaram como protagonistas na jornada digital e inclusão de novos consumidores no sistema bancário, enquanto os bancos tradicionais preservam espaço ao oferecer confiança e relacionamento aos clientes tradicionais. O desafio de ambos agora é equilibrar tecnologia e proximidade para atender às expectativas do consumidor brasileiro e garantir a primazia do relacionamento bancário”, destaca Helena Leite, especialista de mercado do setor bancário da TransUnion Brasil.
Outro ponto interessante do estudo mostra que os consumidores brasileiros também exploram ativamente fontes alternativas de crédito. Quarenta por cento (40%) dos entrevistados atualmente têm ou já tiveram um cartão de crédito emitido por varejistas (como os emitidos por supermercados ou lojas de roupas). Esse tipo de crédito está claramente em alta na Geração Z, crescendo de 38% no quarto trimestre de 2024 para 43% no quarto trimestre de 2025. Além disso, 21% dos consumidores já fizeram compras parceladas diretamente com varejistas, demonstrando uma diversificação no acesso a créditos para o consumo diário.
Metodologia
A pesquisa Consumer Pulse da TransUnion com 999 adultos foi realizada entre 25 de setembro e 7 de outubro de 2025 pela TransUnion em parceria com o provedor terceirizado de pesquisa Dynata. Adultos com 18 anos ou mais residindo no Brasil foram entrevistados usando um método de pesquisa em painel online em uma combinação de computador, celular e tablet. As perguntas da pesquisa foram aplicadas em inglês e português.
Para aumentar a representatividade nos dados demográficos da população, a pesquisa incluiu cotas para equilibrar as respostas de acordo com as dimensões estatísticas do censo de idade, gênero, renda familiar e região. As gerações são descritas nesta pesquisa da seguinte forma: Geração Z (18–28 anos); Millennials (29–44 anos); Geração X (45–60 anos); Baby Boomers (61 anos ou mais).
Os resultados desta pesquisa são não ponderados e estatisticamente significativos, com um nível de confiança de 95% dentro de ±3,1 pontos percentuais, com base em uma margem de erro calculada. Note que algumas porcentagens nos gráficos podem não chegar a 100% devido ao arredondamento ou à variedade de respostas aceitas. Para saber mais, acesse o estudo completo aqui.
Sobre a TransUnion
A TransUnion é uma empresa global de informação e insights que oferece confiança para empresas e consumidores alcançarem grandes feitos na economia moderna. Fazemos isso fornecendo uma visão multidimensional de cada pessoa, para que ela seja representada de forma confiável e simétrica no mercado, promovendo maior inclusão financeira. Chamamos isso de Informação para o Bem®.
Por quase 60 anos, a TransUnion vem oferecendo soluções que ajudam a criar oportunidades econômicas, experiências valiosas e empoderamento pessoal. Temos mais de treze mil funcionários em mais de trinta países, incluindo o Brasil. Por meio de aquisições e investimentos em tecnologia, desenvolvemos soluções inovadoras que, globalmente, vão além do nosso reconhecimento como agência de crédito.
A empresa está presente no Brasil desde 2012, com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em 2022, após uma década de serviços no mercado interno, o Banco Central do Brasil (BC) nos autorizou a operar como central
Registro para obter informações positivas de crédito. A TransUnion cria oportunidades econômicas, empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos como Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, Fintechs e Indústrias, oferecendo soluções para automação de decisões, gestão de risco de crédito e prevenção de fraudes.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.


