Na tarde desta quinta-feira, a Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, registrou um volume de trading inédito: o menor já registrado em sua história.
De acordo com dados da própria plataforma, o volume total de trading caiu para um nível que não era visto há pelo menos três anos.
A queda no volume de trading e nos preços das criptomoedas, característico do fenômeno do bear market, causou preocupação entre os investidores e especuladores do mercado. Muitos estão se perguntando o quão grave é a crise no mercado de criptomoedas diante de tantas quedas.
Pode-se acreditar que a queda no volume de trading pode ser simplesmente um ajuste natural do mercado, e não necessariamente um sinal de problemas futuros. Na medida em que o recente escândalo na FTX, com milhões de dólares sendo roubados dos clientes, originou uma onda de desconfiança em exchanges centralizadas, com grandes players como a Coinbase também sofrendo com essa onda de desconfiança.
É importante que os investidores e especuladores do mercado de criptomoedas estejam atentos a essas flutuações e tomem medidas de precaução, como diversificar suas carteiras e não investir mais do que podem perder. Enquanto isso, a Binance e outras exchanges de criptomoedas, para sobreviver, terão cada vez mais de se inovar e se mostrar a si mesmas como sendo confiáveis e, ainda, melhores alternativas que as exchanges descentralizadas.
Escrito por Vitor Gomes Calado