A Binance, provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas, recebeu a chancela de três renomadas empresas de análise de mercado de potências de Wall Street até plataformas de análise on-chain geridas pela comunidade, entre elas: Bernstein Research, CryptoQuant e Arcane Research. Em análises publicadas entre os últimos dias de 2022 e o início de 2023, ficou constatado que a posição geral da Binance é bastante forte. A exchange exerceu um ótimo desempenho no gerenciamento de um mercado em baixa, sempre prezando pela transparência e segurança de seus usuários.
Bernstein Research
Em seu relatório Global Digital Assets 2023 Outlook, o Bernstein Research, braço de pesquisa e corretagem da gestora global de ativos AllianceBernstein Holding L.P., os analistas dedicaram uma subseção do capítulo “Infraestrutura Financeira” para discutir a posição da Binance diante dos desafios que assolaram o mercado cripto ao longo de 2022. Intitulada “Binance não está caindo!”, o relatório avalia o ecossistema da Binance como “solvente, líquido e estável”, além de ter uma “longa história de atitudes corretas com o cliente”.
Considerado um dos maiores centros de expertise em mercados financeiros de Wall Street, o Bernstein Research, destaca ainda as iniciativas da Binance de tornar seus ativos em custódia verificáveis, divulgando endereços de cold wallet, e nos investimentos consistente em infraestrutura de custódia e de segurança. Segundo eles, o fato de a Binance ter processado US? 6 bilhões em saques de usuários no dia 13 de dezembro de 2022 também é uma prova da robustez financeira da exchange.
CryptoQuant
Já a CryptoQuant, plataforma de análise de blockchain que permite que traders e investidores cripto complementem suas estratégias com insights embasados em dados, publicou em meados de dezembro, uma análise do relatório de prova de reservas BTC da Binance. Neste estudo, os analistas da CryptoQuant, utilizando de métrica proprietária, compararam os passivos divulgados pela Binance com os depósitos dos clientes da Binance e encontraram uma correspondência de 99% entre os dois valores.
Além disso, eles avaliaram dados on-chain das reservas de ETH e stablecoin da Binance, concluindo que a estrutura dessas custódias é robusta, sem sinais de comportamento arriscado como no caso da FTX. A estrutura geral das reservas recebeu um selo “clean”, o que significa que o BNB, o token do ecossistema BNB Chain, representa uma parcela relativamente pequena dos ativos em custódia.
Arcane Research
Em seu relatório anual, a Arcane Research, empresa norueguesa especializada em pesquisas de ativos digitais, chamou 2022 de “um ano de lições caras”. Reconhecendo que o mercado cripto sofreu uma forte derrota nos últimos 12 meses, os analistas também nomearam a Binance entre alguns dos destaques positivos do ano.
Os especialistas da Arcane Research afirmaram que “em termos de atividade de transações, a Binance é o mercado de criptomoedas”, atribuindo a forte posição de mercado da exchange a políticas como o aumento das taxas de negociação para pares spot de BTC. No entanto, eles reconhecem que parte desse crescimento pode ser orgânico, ou seja, oriundo principalmente da demanda do usuário.
Entre as outras conquistas da Binance em 2022, o relatório observa o fortalecimento do BUSD dentro do mercado de stablecoin, bem como o status “excepcional” da Binance em termos de políticas de emprego: enquanto muitos concorrentes estavam demitindo seus funcionários, a Binance continuou contratando (até o momento são cerca de 7.500 funcionários).
Outra previsão interessante da Arcane para 2023, é que outras exchanges se fortaleçam no mercado à vista (spot).
“Aconteça o que acontecer, em 2023, nosso foco sempre será oferecer ao usuário uma experiência de alto nível. Estamos animados pelo que esperamos ser um ano de forte competição na nossa indústria, para trilharmos juntos esse caminho em direção à adoção global em massa dos ativos digitais e da Web3”, comenta a exchange.