A Meta que está construindo o metaverso do Facebook busca expandir as barreiras da empresa para novas interações virtuais, em uma tentativa de se introduzir neste ramo da realidade aumentada e fazer com que outras empresas consigam negociar seus produtos nesse novo “universo”, a um custo relativamente alto.
O que é o metaverso do Facebook?
O metaverso do Facebook ou simplesmente “Meta” é um “universo” virtual que pode ser acessado através da realidade aumentada. O que o torna diferente da internet como conhecemos atualmente é a experiência no metaverso busca fazer uma mescla entre o real e o virtual. Isto significa, em outras palavras, que é um tipo de simulação digital em que temos a possibilidade de interagir com pessoas e situações usando avatares.
Pense, por exemplo, que em um trabalho home office você não tenha contato com absolutamente nenhum dos colegas de trabalho e não os veja pessoalmente. Com o metaverso do Facebook, seria possível promover uma interação em um espaço comum – virtual –, entre avatares, para participar de reuniões, efetuar compras e até fazer negócios online.
Para que serve o metaverso do Facebook?
O diferencial do metaverso do Facebook, é permitir que os usuários façam a compra e consigam negociar as suas NFTs. Lembra de quando falamos acima sobre os negócios e da possibilidade de fazermos compras online e interagir com os avatares? O propósito da Meta é realizar as vendas dentro do seu metaverso e cobrar taxas altíssimas, de 47,5%.
Ainda que pareça pouco atrativo, a empresa permanecerá a trabalhar na evolução do metaverso e se ela conseguir desenvolvê-lo bem, disparando na corrida dessa nova tecnologia, mesmo com o alto valor cobrado para que as marcas encontrem consumidores dentro desse espaço, ela pode atrair grandes marcas.
A estimativa é que dentro de 5 anos consigamos vislumbrar como será a internet do “futuro”. As mudanças serão nas interações sociais permitidas pela expansão do mundo virtual será ainda maior e isso também mudará a forma como as vendas serão feitas para esse público.
O Metaverso do Facebook foi um fracasso por quê?
O metaverso do Facebook se tornou um enorme fracasso por conta das taxas absurdas a serem cobradas aos usuários. Ninguém quer ter de lidar com percentuais abusivos como os que foram apresentados pela Meta, e muitos perderam o interesse nesse negócio.
É possível fazer a venda de criptos pela internet, de fato, mas com o Meta do Facebook haveria uma taxa no Quest Store de 30%, e mais outra taxação sobre itens postos na Horizon, com o percentual de 17,5%.
Quais os tipos de metaverso que existem?
Além do metaverso do Facebook, há o de realidade aumentada, mundo espelho, lifelogging e a realidade virtual. Cada um possui suas diferenças, mas são conhecidas como dispositivos responsáveis por fazer com que possamos ver a imagem como se estivesse bem na nossa frente.
O metaverso do Facebook ainda está em desenvolvimento, mas as altas taxas cobradas para o público e para as empresas que desejam anunciar seus produtos, somadas as problemáticas já existentes do uso de dados de usuários feitos pelo Facebook, despertam desconfiança. Mas a empresa investe bastante nessa nova tecnologia e pode passar à frente de outras do mesmo ramo nos anos vindouros.
O que você acha a respeito das tentativas feitas pela empresa? Veja este e outros conteúdos em nosso site e tire as suas principais dúvidas através de informações completas!