Segundo a Pesquisa Game Brasil, divulgada pela Abragames, em média, 74,5% dos brasileiros jogam videogames, crescimento que impactou em mais que o dobro de estúdios especializados em videogames entre 2018 e 2022. Essa evolução tem chamado a atenção do mercado financeiro, após grandes aquisições no setor. De acordo com o levantamento, atualmente, há 1.009 desenvolvedoras de games formalizadas no país, um aumento de 152% se comparado a 2018, quando haviam 375 empreendimentos do gênero. De lá pra cá, o mercado nacional movimentou US$ 2,3 bilhões, cerca de R$ 11,8 bilhões, colocando o país em 12º no ranking mundial e primeiro lugar na América Latina.
Recentemente a Los Grandes, organização de games e e-sports, anunciou a aquisição da tradicional equipe de jogos eletrônicos do Brasil, a Team oNe eSports. Somadas, a fusão entre as duas empresas chega a U$25 milhões, aproximadamente R$134 milhões em valor de mercado, valores significativos que enchem os olhos de investidores. Outra que movimentou o setor foi a Galaxies, a primeira plataforma de empregabilidade gamer da América Latina, que recebeu um investimento no valor de U$750 mil (aproximadamente R$4 milhões) em conjunto com a OutField, Airbone Ventures e GV Angels, o investimento potencializará o suporte aos times de jogos eletrônicos e profissionais desse universo.
“Os investidores estão olhando com outros olhos o mercado de games e e-Sports isso tem resultado na crescente dos investimentos. Quando falamos de games pensamos somente nos jogos, mas há todo um ecossistema que movimenta a indústria e faz com que ela gere muito recurso. O setor está cada vez mais fortificado e podemos ver isso com os campeonatos de esportes eletrônicos que arrastam multidões para acompanhar as equipes”, comenta Pedro Oliveira, co-fundador da OutField, 1ª gestora de recursos da América Latina focada nas oportunidades de investimentos em esporte tradicionais, entretenimento e jogos eletrônicos.
A partir desses números cria-se a expectativa de que o mercado games movimente somente este ano cerca de US$ 203,1 bilhões, cerca de R$ 1 bilhão, de acordo com o levantamento feito pela consultoria Newzoo, esse montante resulta em uma alta de 5,4% do crescimento em relação a 2021. Além disso, de acordo com a consultoria, a audiência global de live streaming poderá alcançar 920 milhões de pessoas até 2024.
“Muito se fala dos games e os jogadores que estão cada vez mais populares entre os fãs, mas um setor para ficar de olho e que está sendo cada vez mais valorizado é o de desenvolvimento. Infraestrutura, servidores e plataforma estão cada vez mais complexos, e sem eles o mercado não se desenvolve. Se existe uma expectativa de crescimento para o próximo ano, com certeza os esportes eletrônicos e os desenvolvedores estarão na dianteira”, conclui Pedro.