Close Menu
    Assinantes
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud Telegram RSS
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    • Bitcoin
    • Análise
    • Economia
    • Altcoins
    • Blockchain
    • Destaques
      • El Salvador
      • Bitcombão
      • Documentários
    • Loja
    Assinantes
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    Início » Escuderias da Fórmula 1 são dominadas por empresas de criptomoedas e movimentam bilhões
    Altcoins

    Escuderias da Fórmula 1 são dominadas por empresas de criptomoedas e movimentam bilhões

    Bitcoin BlockBy Bitcoin Block12/11/2022Updated:18/12/2023Nenhum comentário6 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Email WhatsApp
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link

    Apesar disso, Mercedes anunciou suspensão do acordo com a FTX

    Assim como tem acontecido em todo o ramo de esportes, as empresas de criptomoedas também dominaram as escuderias de Fórmula 1. E neste final de semana, no Grande Prêmio São Paulo, que acontece em Interlagos, será possível ver sete marcas distintas em dez companhias que correm a modalidade.

    São elas: Crypto.com (Aston Martin e a F1), Velas (Ferrari), Binance (Alpine), Bybit (Red Bull), OKX (McLaren), Lif3.com (AlphaTauri), Aximtrade (Alfa Romeo). Até essa quinta-feira, 10, eram oito, mas a Mercedes anunciou a suspensão do acordo com a FTX. Em comunicado divulgado já no Brasil, a equipe comunicou a remoção da marca da asa traseira do W13.

    A exchange, sediada nas Bahamas, teve sua falência decretada após entrar em turbulência graças a um relatório divulgado na última semana que alegou a existência de um fundo de hedge de propriedade da empresa que detinha bilhões de dólares em moeda própria da FTX, a FTT, e que era usado como garantia em outros empréstimos. Além da Mercedes, Haas e Williams não possuem patrocínios deste tipo.

    Alguns desses acordos são recentes, como da Red Bull e Ferrari, anunciados ainda no primeiro semestre. Já a Crypto.com, considerada uma das principais exchanges deste setor, tem acordo de patrocínio para as corridas de F1 em Miami.

    “O segmento cripto investiu pesado no esporte e elevou a barra de valores, pagando valores acima do que o mercado pagava. Independente da volatilidade desse mercado, acho que por ser muito jovem ainda, vai passar por muitas oscilações e até uma espécie de seleção natural. Cabe às equipes patrocinadas fazerem suas diligências prévias e terem cláusulas de contrato que as protejam”, afirma o especialista em novos negócios Armênio Neto, responsável por negociação de contratos envolvendo marcas, empresas e clubes.

    Apesar dos contratos serem de confidencialidade, calcula-se que os acordos feitos por essas empresas, somadas às premiações, superem facilmente a casa dos bilhões. Prova disso é o contrato da Red Bull com a Bybit, consideradio o maior da história da modalidade e estimado em US$ 150 milhões.

    Quando anunciado o patrocínio, a Bybit declarou que a popularidade do esporte tem crescido em escala mundial e que a meta era atrair esse público, estimado em atingir a marca de a marca de um bilhão de fãs em todo o mundo em 2022.

    Isso tem a ver, também, com o lançamento da série Drive do Survive, da Netflix. A Liberty Media, grupo de mídia que é detentor dos direitos midiáticos da Fórmula 1, estima que nos dois últimos anos de 2019 e 2020, mais de 800 milhões de usuários foram atingidos com a série, gerando um crescimento de 99%.

    “Conteúdos originais ainda adicionam valor em uma cauda larga de receitas, que não se expira quando o evento acaba. Não à toa, a Netflix investiu mais de US$ 17 bi em novos conteúdos originais em 2022”, afirma Bruno Maia, Bruno Maia, especialista em inovação e novas tecnologias do esporte e entretenimento e sócio da Feel The Match, desenvolvedora de propriedades intelectuais para Web3 e Streaming, e produtor e diretor de séries audiovisuais na globoplay, como ‘Nos Armários do Vestiários’, e do filme ‘Romário – O Cara’ para HBO MAX (previsão de lançamento para 2023).

    Públicos parecidos

    A pergunta que fica é porque as exchanges se aproximaram das escuderias, e a resposta tem a ver com o fato de os jovens serem grandes defensores da criptomoeda, também relacionadas à explosão da série Drive to Survive, da Netflix, de acordo com executivos donos das empresas de cripto. Outro dado relevante veio de um estudo da consultoia Stilt, publicado neste ano, que apontou características comuns entre fãs da F1 e do consumo de criptomoedas, principalmente relacionado a idade.

    O fato é que a audiência vem crescendo com a Fórmula 1. Em 2021, totalizou US$ 2,14 bilhões, um aumento de 87% em relação ao ano anterior. O Grande Prêmio de Abu Dhabi, realizado no final da última temporada, foi assistida por 108,7 milhões de pessoas

    “É evidente a dissolvição do interesse dos mais novos. O tempo está passando e as gerações mais jovens não estão esperando o automobilismo, o futebol ou qualquer outro esporte resolver esse problema. O sucesso do entretenimento passa pela possibilidade de o consumidor poder escolher o que deseja assistir, um modelo já incorporado pelas novas gerações e diferente do responsável por popularizar o futebol”, complementa Bruno Maia.

    Apostas também crescem

    Em meio ao crescimento da modalidade, outra esfera que é bastante atingida neste período são as plataformas de apostas. Mesmo com menos datas no calendário, as provas da Fórmula 1 atraem uma quantidade razoável de apostadores, a maioria deles bastante fiéis à modalidade.

    “Embora o público brasileiro ame futebol e concentre uma enorme quantidade de apostas nesse esporte, a Fórmula 1 tem um público muito fiel e isso é observável nas apostas, especialmente quando se leva em consideração que acontecem muito menos eventos da modalidade em uma temporada que, por exemplo, jogos de basquete, futebol ou vôlei. E mesmo com o fato de já termos a definição do piloto campeão diminuir potencialmente o interesse do público no evento, a prova brasileira aumenta a importância da corrida para o público local”, explica Ricardo Bianco Rosada, CMO do galera.bet.

    De acordo com números de outra empresa de casa de apostas, a Esportes da Sorte, a F1 é a quinta maior modalidade em número de apostas, atrás apenas do futebol, vôlei, basquete e tênis. Além disso, é possível constatar um aumento significativo quando a prova é realizada no Brasil.

    “A mídia em cima do GP Brasil é muito impactante e leva os apostadores a procurarem muito mais a modalidade. Consultando dados retroativos a 2021, identificamos que o GP Brasil teve uma procura 100% maior do que qualquer outro GP da temporada passada. E o que constatamos e pode ser frisado é que a Fórmula 1 tem interesse crescente entre os apostadores brasileiros, mantendo uma média de mais de 10% de acréscimo mensal (sempre em comparação ao mês anterior)”, revela Daniel Trajano, diretor comercial da Esportes da Sorte.

    Apesar deste crescimento no volume de apostas para esse ano, os executivos deixaram claro que não é possível constatar se a famosa série Drive to Survive, do Netflix, tenta contribuído para isso no Brasil.

    “Não conseguimos estabelecer essa relação entre a série e o aumento das apostas, pois vários outros fatores, entre 2018 e o ano presente, 2022, podem ter contribuído para esse aumento”, aponta Daniel Trajano.

    “No Brasil, é difícil fazer essa constatação porque, além de ser um mercado muito jovem em relação a apostas esportivas, trata-se de um público que, há décadas, acompanha fielmente a Fórmula 1. O que se percebe no exterior, contudo, é um aumento relativo do interesse pela modalidade após o seriado. Em alguns países, como Inglaterra e Estados Unidos, o esporte ganhou novos fãs – e, portanto, novos jogadores – após o seriado”, complementa Ricardo Bianco Rosada.

    Criptomoedas
    Siga-nos no Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Copy Link
    Bitcoin Block
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram
    • LinkedIn

    Equipe Central de Notícias Blockchain

    Posts Relacionados

    Altcoins Flavia Cardoso14/07/20255 Mins Read

    TRON Chega ao THORChain: Por Que Essa Integração É Muito Maior Do Que Parece

    14/07/2025
    Investimentos Bitcoin Block14/07/20252 Mins Read

    NVIDIA se torna a primeira empresa a alcançar valor de mercado de US$ 4 tri

    14/07/2025
    Economia Bitcoin Block14/07/20254 Mins Read

    Trumpulência em ação: os impactos da tarifa de 50% sobre exportações brasileiras aos EUA

    14/07/2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Pesquisar:
    Impressa

    Polygon anuncia Thamilla Talarico como Diretora de On-chain Finance Growth no Brasil

    09/07/2025

    ASPPIBRA DAO E AAPOP revolucionam adoção de Blockchain em Paraty

    20/06/2025

    Obra analisa o marco regulatório do Open Finance e debate o futuro dos serviços financeiros no Brasil

    20/06/2025

    Roberto Matos é o novo Diretor de Banking do Fitbank

    20/06/2025

    Transfeera cresce após fusão com PayRetailers e fatura R$ 27 mi em 2024

    20/06/2025

    Nelogica e B3 se unem em lançamento de novos contratos futuros de criptoativos  

    18/06/2025

    Nomad transforma experiência no aeroporto de Guarulhos, com emissão instantânea do cartão de débito internacional

    16/06/2025

    Newsletter

    Cadastre-se em nossa Newsletter e receba nossas novidades em primeira mão diretamente em seu E-mail

    Cadastrar
    Debate Descentralizado

    Vamos Tokenizar a Economia! – Startup Brasileira e as Regras do Mercado Financeiro

    30/10/2024

    Paulo Kogos discute a situação política e econômica do Brasil e a ameaça da moeda digital estatal

    13/08/2024

    Coinbase e os planos no Brasil: Entrevista com Fábio Plein

    26/07/2024

    Marcos Eduardo analisa a Economia, Política e o Papel do Bitcoin no Brasil

    24/04/2024

    O papel das stablecoins e o futuro do mercado cripto

    09/02/2024
    Tags
    Altcoins Análise Banco central Bitcoin Blockchain CEX Contratos Inteligentes Criptomoedas DAO dApps DeFi DEX Drex Economia ETFs Eventos Exchange Finanças FinTech Games Halving Inovação Inteligência Artificial Internet Investimentos Memecoin Mercado Financeiro Metaverso Mineração NFT PIX Política Privacidade Proof of Stake Proof of Work SEC Segurança Stablecoins Tecnologia Tokenização Tokens Web3
    Diário de Bordo

    Diário de Bordo 01 | El Salvador

    18/04/2023

    Diário de Bordo 0

    20/01/2023
    Facebook X (Twitter) Instagram TikTok Twitch YouTube LinkedIn Telegram
    • Developed By DFK Digital Solutions

    A LIBERDADE É SUA, A DECISÃO TAMBÉM

    Politicas de Privacidade

    • contato@bitcoinblock.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.