Historicamente, o aumento do hashrate do Bitcoin tem sido um indicador positivo de aumento de preço. Em 2017, durante o ciclo de alta do mercado, o hashrate do Bitcoin atingiu seu pico histórico, o que foi seguido por um aumento no preço da criptomoeda. Além disso, em 2019, o aumento do hashrate do Bitcoin também foi acompanhado por um aumento no preço.
Outro fator que tem afetado o preço do Bitcoin é a diminuição das reservas das exchanges. Quando as exchanges têm menos Bitcoin em reserva, isso pode significar que os compradores estão comprando mais do que os vendedores, o que pode levar a um aumento no preço. Isso foi observado em 2017, quando as reservas das exchanges começaram a diminuir e o preço do Bitcoin começou a subir.
No entanto, em 2022, os analistas foram forçados a reavaliar sua abordagem para analisar os dados on-chain no mercado de criptomoedas. Enquanto uma diminuição nas reservas das exchanges e um aumento no hashrate são geralmente vistos como indicadores positivos para o potencial de uma corrida de touros, isso nem sempre foi o caso. Em vez disso, os analistas recorreram a uma série de indicadores on-chain, incluindo suprimento em perda, transações de mineradores para exchanges, razão de suprimento de stablecoin/RSI e NUPL, para prever o movimento dos preços do Bitcoin.
Um dos fatores que pode indicar o motivo pelo qual as diminuições das reservas das exchanges não são mais tão capazes de afetar o mercado é o fato de que 85% dos fundos dos usuários estão atualmente em cold wallets, sendo assim a movimentação das exchanges representa muito menos do que já foi um dia.
Um instrumento valioso para entender as tendências de mercado foi o dashboard Proof-of-Reserve, que forneceu transparência nas operações das exchanges e nos movimentos dos detentores de BTC a longo prazo. Era crucial que os analistas tivessem acesso a informações precisas e atualizadas para tomar decisões informadas em um mercado em constante evolução. Não se sabe ainda quais indicadores serão os queridinhos de 2023, mas tudo indica que não são mares calmos até mesmo para especialistas. Segurem no leme!
Referência:
Crypto Quant Anual Retrospective