As Decentralized Exchanges (DEXes), ou em português, corretoras descentralizadas são uma parte muito importante do universo DeFi (Finanças Descentralizadas). Elas operam sem a necessidade de uma instituição intermediária gerenciando e controlando os fundos dos usuários. Isso significa que é possível comprar e vender diferentes criptomoedas e tokens sem qualquer intermediário, a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo e com parâmetros pré-acordados.
As DEXes podem operar através de AMM ou Orderbook – cada uma com as suas particularidades.
Um Automated Market Maker (AMM) é um tipo de mecanismo que capacita as DEXes, utilizado para fornecer liquidez em DeFi e que depende de uma fórmula matemática para precificar ativos, ou seja, eles são precificados de acordo com um algoritmo de precificação. Funciona de maneira diferente de uma Orderbook, por exemplo, o que significa que não é necessário ter um trader do outro lado para fazer uma negociação.
Vantagens e desvantagens de uma DEX
Entre as inúmeras vantagens das DEXes, estão a redução imediata do risco em relação à manipulação de preços, negociação interna e tempo de inatividade do servidor. Além disso, é possível negociar criptos sem a necessidade de KYC, levando o anonimato para o próximo nível quando comparado com exchanges centralizadas (CEX).
DEXes também são uma ótima maneira de os usuários acessarem tokens o mais rápido possível. Como as exchanges centralizadas exigem um processo relativamente demorado para listar novos tokens, as criptos geralmente estão disponíveis nas DEXes muito antes das CEXes, geralmente por meio de um processo chamado IDO (Initial DEX Offers).
Por outro lado, DEXes oferecem algumas desvantagens como liquidez relativamente baixa, nenhuma recuperação uma vez que as transações são liquidadas e facilidade de ações maléficas, como honeypotting e rug pulls. Isso representa uma barreira de entrada para os novos usuários, exigindo uma maior adaptação e responsabilidade dos usuários provenientes de exchanges centralizadas.
Qual a diferença entre corretoras descentralizadas e centralizadas?
É possível comprar e vender criptomoedas e tokens tanto em exchanges centralizadas, quanto em descentralizadas. Entretanto, DEX é autônoma e opera por algoritmos e smart contracts, enquanto uma CEX é gerida por uma companhia central. Alguns exemplos conhecidos de DEXes são Uniswap e Sushi (AMM) ou DYDX e GMX (Orderbook), enquanto que Binance e Coinbase são famosas CEX.
Apresentando a PegasysDEX da Pollum
A Pollum está por trás do desenvolvimento da primeira DEX e AMM na NEVM da Syscoin: PegasysDEX.
A Pegasys é a primeira exchange descentralizada construída inteiramente na Syscoin NEVM – extensão de protocolo compatível com EVM da Syscoin. Como uma Decentralized Autonomous Organization (DAO), oferece seu token nativo PSYS como dispositivo de incentivo e meio de governança. Como resultado de seu design, a Pegasys pode oferecer taxas muito mais baixas do que seus concorrentes baseados em Ethereum, ao mesmo tempo em que mantém a segurança como prioridade máxima. A Pegasys incorpora a interoperabilidade da rede Syscoin NEVM, o que a torna a DEX ideal para negociar tokens ERC-20.
Em suma, a Pegasys oferece três benefícios muito importantes:
- Negociações rápidas, baratas e sem intermediários.
- Oportunidades para prover liquidez e ganhar yield.
- Novas features sendo desenvolvidas.
Comece a usar hoje mesmo, acesse https://app.pegasys.finance/#/swap e venha fazer parte do mundo descentralizado!