- A Input Output Global (IOG), equipe por trás do Cardano, anuncia o lançamento de uma nova ferramenta que promete reviravoltas para construir sidechains personalizadas.
- Este desenvolvimento permitirá escalabilidade e interoperabilidade dentro do ecossistema da Cardano, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento de DApps e muito mais.
A Cardano, uma das plataformas blockchain tidas como mais promissoras do mercado cripto nos tempos recentes, está prestes a lançar um novo projeto. A IOG, equipe por trás do projeto, acaba de anunciar o lançamento de uma ferramenta para construir sidechains personalizadas, com o objetivo de alcançar escalabilidade enquanto mantém a segurança da blockchain. Isso é uma etapa importante na assim chamada era Basho da Cardano, nome dado a uma mudança de foco na Cardano: agora a plataforma está focando em ter cada vez mais usuários e em crescer cada vez mais.
A peculiaridade do projeto da Cardano: Sidechains
Uma sidechain é uma blockchain separada que está vinculada a uma blockchain principal, permitindo a transferência de ativos entre elas. Ele opera independentemente da chain principal, mas os ativos podem ser transferidos entre as duas correntes usando o que se chama de peg bidirecional.
Isso permite a criação de um ecossistema mais flexível e escalável e permite novas possibilidades para o desenvolvimento de blockchain, como aumento de privacidade, transações mais rápidas e novos usos. Além disso, permite também a criação de blockchains privadas ou permissivas que ainda podem se beneficiar da segurança da blockchain principal.
Com essa ferramenta, os desenvolvedores poderão criar uma família de sidechains que são interoperáveis dentro do ecossistema da Cardano. Como prova do conceito, a IOG criou uma sidechain compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM) que será lançada como uma testnet pública antes do final deste mês de janeiro. Isso significa que os desenvolvedores poderão experimentar a plataforma executando aplicativos Solidity na sidechain EVM.
Os componentes da ferramenta incluem a chain principal, scripts para transações e transferências de ativos entre as chains, e um componente para rastrear dados e eventos da chain principal na sidechain. Ele também inclui o módulo sidechain, que descriptografa os dados da corrente principal e executa as adaptações necessárias no registro da blockchain.
Com este novo desenvolvimento, as sidechains serão capazes de operar seus algoritmos de consenso e implementar seus recursos ao mesmo tempo em que permanecem conectadas à chain principal por meio de uma ponte que permite a transferência cross-chain de tokens. Isso significa que os usuários poderão manter seu consenso sobre a corrente principal.
A IOG esboçou algumas das funções que podem ser concluídas com a sidechain, incluindo suporte a múltiplos algoritmos de consenso, políticas de registro e idiomas, além de lançamento seguro de sidechains, chains menores, experimentos, desenvolvimentos e pesquisas.
Os benefícios para os desenvolvedores de DApps que usam a ferramenta são claros: interoperabilidade, testabilidade, escalabilidade e compatibilidade. As transações serão mais rápidas, aliviando o congestionamento da chain principal e permitindo que ajustes sejam feitos nas sidechains sem afetar a chain principal.
Conclusão
Vale lembrar que, assim como qualquer projeto de blockchain, o Cardano tem suas próprias desafios e oportunidades. Enquanto a ferramenta de sidechain é um desenvolvimento importante que poderia ajudar o projeto a alcançar seus objetivos, é importante lembrar que a indústria de blockchain está constantemente evoluindo e que nenhum projeto pode garantir sucesso futuro. No entanto, a equipe por trás do Cardano e a comunidade que o apoia, vem trabalhando duro para torná-lo um projeto forte e promissor.