Conheça as vantagens e funcionamento das wallets.
Escrito por Bruna Franceschi para Pollum.
Armazenar criptomoedas de maneira segura é uma preocupação constante para muitos usuários. Felizmente, existe uma solução eficaz para este problema: as wallets ou carteiras virtuais.
As wallets podem ser definidas como aplicativos ou dispositivos físicos que permitem enviar, receber e armazenar diversas criptomoedas diferentes em múltiplas redes. Você pode, por exemplo, instalá-las no seu computador ou mesmo no seu celular. Mais corretamente, todas as suas wallets e as criptomoedas guardadas nelas, de fato, estão na blockchain.
Esse tipo de aplicativo garante que você tenha acesso a várias contas, sendo cada conta definida por um par de chaves criptográficas que garantem a posse do dinheiro virtual. A chave pública gera um endereço através do qual é possível receber moedas digitais em todas as blockchains para as quais aquele endereço é válido. Agora, atenção, a chave privada deve ser mantida em sigilo, pois somente através dela é possível o envio de qualquer transação – é como uma senha única associada a cada conta e sem a qual não é possível enviar fundos. Essas duas chaves são necessárias para realizar compras, negociar criptomoedas ou executar qualquer transação em uma blockchain.
Além da funcionalidade padrão de uma carteira de criptomoedas, algumas carteiras também integram recursos como swap de tokens ou staking. Algumas carteiras permitem ainda o acesso a aplicativos descentralizados (dApps) construídos em diferentes redes de blockchain.
Hardware e Software Wallets
As carteiras de criptomoedas podem ser divididas em duas categorias principais: hardware e software.
As carteiras de hardware são dispositivos físicos, semelhantes a pen drives, que permitem armazenar as criptomoedas offline. Elas são conhecidas como carteiras frias, já que são desconectadas da internet. Alguns exemplos famosos deste tipo de wallet são Ledger e Trezor.
Já as software wallets, podem ser aplicativos web, móveis ou para desktop. Embora muitas carteiras móveis e para desktop armazenem chaves privadas offline, elas são conhecidas como carteiras quentes, pois são hospedadas em dispositivos com acesso à internet, o que pode torná-las mais vulneráveis. Metamask, Trust Wallet e CoinBase Wallet são alguns exemplos bem conhecidos de software wallet.
Independente do tipo escolhido, um ponto muito importante para se manter em mente é: ao optar por uma determinada wallet, é importante considerar suas necessidades de segurança e facilidade de uso.
Apresentando a Pali Wallet
A Pali foi desenvolvida em uma parceria formada pela Syscoin e a Pollum. O principal objetivo da criação da Pali foi aumentar a presença da Syscoin no mercado de criptomoedas, além de criar uma nova carteira que suporta diferentes criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum, Syscoin, Matic, entre outras. Lançada em outubro de 2021 com grandes expectativas do mercado cripto, a Pali foi a primeira carteira de extensão a suportar integração de dApps em redes UTXO como Bitcoin e web3 como Ethereum. Além de ser a carteira oficial da Syscoin.
“Criar uma extensão de carteira que suporte uma gama tão vasta de blockchains não está sendo uma tarefa fácil. Mas o trabalho árduo e a dedicação da equipe Pali tornaram isso possível, resultando em uma ferramenta segura e versátil que capacita os usuários a assumir o controle de seus ativos digitais seja em redes de EVM interagindo com o OpenSea, Uniswap ou armazenando seus Bitcoins, Litecoins, Syscoins e muitas outras com facilidade. É uma wallet que possibilita muito mais comodidade aos usuários suportando todas as blockchains mais utilizadas, o que muitas wallets de extensão, como a Metamask não fazem. Além disso, possibilita que os desenvolvedores expandam sua área de atuação podendo desenvolver dApps para EVMs, mas também com integrações em redes UTXO como o bitcoin utilizando das novas possibilidades da blockchain após o taproot e muito mais!”
Claudio Vilas Boas – Cofundador da Pollum
Nosso time está trabalhando no desenvolvimento da segunda versão da Pali, com muito mais funcionalidades, que deve ser lançada em breve.
Enquanto isso, teste agora mesmo a primeira versão da Pali Wallet!
Saiba mais sobre a Pollum, empresa por trás do desenvolvimento da Pali e outros projetos incríveis na Web3:
Instagram | TikTok | Twitter | LinkedIn | Site
Confira também: Pollum: Blockchain do Jeito Certo