Hoje nos deparamos com mais um ataque de engenharia social contra o #Bitcoin. Eis que o @GreenpeaceBR encomendou ao artista/ativista @thevonwong uma obra a fim alertar sobre os enormes ”danos” causados pela mineração ao meio ambiente.
Em contrapartida seguem 5 benefícios do #Bitcoin ao meio ambiente.
1. Energias renováveis: Muitas empresas de mineração de #Bitcoin estão investindo em fontes de energia renovável, como energia hidrelétrica, solar e eólica, para alimentar suas operações de mineração.
1.1. Isso pode incentivar o desenvolvimento de fontes de energia renovável e diminuir a dependência de combustíveis fósseis.
2. Descentralização: O #Bitcoin é uma rede descentralizada e não é controlado por uma única entidade. Isso significa que não há necessidade de grandes data centers e servidores centrais que consomem energia para processar transações e armazenar dados.
2.1 A descentralização também torna mais difícil para um ataque cibernético prejudicar a rede.
3. Pagamentos eletrônicos: O #Bitcoin permite pagamentos eletrônicos diretos entre pessoas, sem intermediários financeiros.
3.1 Isso pode reduzir a necessidade de papel moeda e transações físicas, o que pode ajudar a reduzir o impacto ambiental associado à produção de papel e transporte de dinheiro.
4. Transparência: Todas as transações em #Bitcoin são registradas em um livro razão público e imutável, conhecido como blockchain.
4.1 Isso permite uma maior transparência e responsabilidade nas transações financeiras, o que pode incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis e socialmente responsáveis.
5. Incentivos de recompensa: Os mineradores de #Bitcoin recebem uma recompensa em #Bitcoin por validar transações e manter a segurança da rede.
5.1 Esses incentivos podem motivar os mineradores a adotar práticas mais sustentáveis, como o uso de fontes de energia renovável, para reduzir seus custos de eletricidade e aumentar seus lucros.
Plebes ataques como esse sempre irão aparecer, evitem os ruídos e StackSats.